/ governosp
Sobre - Biblioteca Viva
 

Sobre

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

A missão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SECEC) é formular e implementar políticas públicas visando ampliar o acesso aos bens culturais, a descentralização das atividades, o fomento à produção cultural e a valorização do patrimônio cultural paulista.

Cabe à Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL) coordenar diversas as ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), que são gerenciadas e executadas, por meio de contrato de gestão, pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.


SisEB

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo foi criado pelo decreto nº 22.766, de 9 de outubro de 1984, e reformulado pelo decreto nº 55.914, de 14 de junho de 2010, congrega bibliotecas municipais e comunitárias localizadas no Estado e é composto por aproximadamente 650 unidades, incluindo a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, ambas sediadas na capital.

O SisEB direciona suas ações para que todas as bibliotecas públicas sejam bibliotecas vivas, isto é, espaços de leitura, pontos de encontro de pessoas e de cultura, para formar cidadãos e estimular a relação com a comunidade do entorno por meio da leitura e do acesso à informação. Como atividades principais, destacam-se:

• Promover a plena integração das bibliotecas;
• Prestar assistência técnica aos municípios para implantação e modernização das bibliotecas;
• Realizar ações de capacitação para as equipes das bibliotecas;
• Sistematizar informações e produzir publicações que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes;
• Apoiar a atualização dos acervos;
• Publicar materiais dirigidos aos usuários das bibliotecas;
• Organizar o Seminário Internacional Biblioteca Viva;
• Promover, em parceria com bibliotecas públicas municipais, o programa Viagem Literária;
• Estimular a criação de projetos de ação cultural e incentivo à leitura nas bibliotecas;
• Difundir ações de promoção da biblioteca e da leitura para secretários, diretores de cultura e educação e prefeitos dos municípios do Estado.


SP Leituras

Criada em junho de 2010, a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura é uma organização social sem fins lucrativos que tem por missão idealizar e desenvolver projetos que contribuam para o incentivo à cultura, à leitura e à literatura.

Atualmente, gere a BSP, a BVL, o SisEB e o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. As duas bibliotecas foram finalistas de prêmios internacionais de excelência no segmento.

A revitalização e gestão da biblioteca corporativa de uma das maiores empresas públicas do Estado de São Paulo, a SABESP, também estão sob sua responsabilidade.

A SP Leituras foi classificada em 2018, 2019 e 2020 como uma das 100 Melhores ONGs do país, de acordo com listas elaboradas pelo Instituto DOAR e publicadas na revista Época Negócios.

Ouvidoria Transparência SIC