Institucional - Biblioteca Viva
 

O evento aconteceu de

26 a 30 de junho de 2023

on-line no canal do
YouTube
do SisEB.


Assista

Institucional

Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

A missão da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo é formular e implementar políticas públicas visando ampliar o acesso aos bens culturais, a descentralização das atividades, o fomento à produção cultural e a valorização do patrimônio cultural paulista.

Cabe à Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura coordenar diversas ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), que são gerenciadas e executadas, por meio de contrato de gestão, pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

SisEB

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, criado pelo decreto nº 22.766, de 9 de outubro de 1984, e reformulado pelo decreto nº 55.914, de 14 de junho de 2010, congrega bibliotecas municipais e comunitárias localizadas no Estado e é composto por aproximadamente 450 unidades, incluindo a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, ambas sediadas na capital.

O SisEB direciona suas ações para que todas as bibliotecas públicas sejam bibliotecas vivas, isto é, espaços de leitura, pontos de encontro de pessoas e de cultura, para formar cidadãos e estimular a relação com a comunidade do entorno por meio da leitura e do acesso à informação. Como atividades principais, destacam-se:

• Promover a plena integração das bibliotecas;

• Prestar assistência técnica aos municípios para implantação e modernização das bibliotecas;

• Realizar ações de capacitação para as equipes das bibliotecas;

• Sistematizar informações e produzir publicações que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes;

• Apoiar a atualização dos acervos;

• Publicar materiais dirigidos aos usuários das bibliotecas;

• Organizar o Seminário Internacional Biblioteca Viva;

• Promover, em parceria com bibliotecas públicas municipais, o programa Viagem Literária;

• Estimular a criação de projetos de ação cultural e incentivo à leitura nas bibliotecas;

• Difundir ações de promoção da biblioteca e da leitura para secretários, diretores de cultura e educação e prefeitos dos municípios do Estado.


SP Leituras

Criada em junho de 2010, a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é uma organização social sem fins lucrativos que tem por missão idealizar e desenvolver projetos que contribuam para o incentivo à cultura, à leitura e à literatura.

Atualmente, gere a BSP, a BVL, o SisEB, a BibliON e o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano para a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. As duas bibliotecas estaduais foram finalistas de prêmios internacionais de excelência no segmento.

A revitalização e gestão da biblioteca corporativa de uma das maiores empresas públicas do Estado de São Paulo, a SABESP, também estão sob sua responsabilidade.

A instituição foi eleita, em 2021 pelo Instituto Doar, a melhor ONG do Brasil na categoria de Cultura e, pelo quarto ano consecutivo, uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.