Convidados - Biblioteca Viva
 

26 a 30 de junho de 2023

Evento on-line no canal do
YouTube
do SisEB.


Inscreva-se

Convidados


Crédito: Marcelo Nakano

Adriana Cybele Ferrari

Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições

Bibliotecária, especialista em Sistemas de Informação e em Gestão da Qualidade. Foi diretora técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas e da Biblioteca Florestan Fernandes da Universidade de São Paulo, onde atualmente é chefe técnica. Como assessora na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, idealizou e coordenou os projetos das Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos. É vice-presidenta da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, e membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias.



Crédito: Daryan Dornelles

Adriana Negreiros

Escritora

Jornalista, graduada em Filosofia e doutoranda em Estudos Feministas. É autora de Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço e A vida nunca mais será a mesma: cultura da violência e estupro no Brasil, vencedor do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte de melhor livro de ensaio de 2021.



Crédito: Divulgação

Afonso Borges

Sempre um Papo

Jornalista, gestor cultural e escritor. Criou, em 1986, o projeto Sempre Um Papo, em 2012, o Festival Literário de Araxá e, em 2021, o Festival Literário de Itabira, dos quais também é curador. É comentarista da Rádio Alvorada FM, com o programa Mondolivro, curador do Portal Mondolivro, onde reúne toda a sua produção intelectual e profissional, além de ter seis livros publicados, entre eles, a obra infantil O Menino, o Assovio e a Encruzilhada (Editora Nós) e o livro de contos Olhos de Carvão (Record). Atualmente, integra o Conselho de Cultura da Associação Comercial de Minas Gerais e a vice-presidência do Conselho de Administração da SP Leituras.



Crédito: Divulgação

Aline Torres

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Graduada em Relações Públicas, pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais e graduanda em Ciências Econômicas, exerceu a função de secretária adjunta de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo e diretora geral do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Atua em ações de gestão, promoção, produção e organização cultural há mais de dez anos, com vasta experiência acumulada em sua passagem pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e como presidente da Comissão Técnica de Avaliação de Projetos Culturais, Festivais de Artes, Circulação de Teatro e Cultura Negra pelo ProAC Editais e gestora do ProAC ICMS. Em sua atuação na TV Cultura, participou de projetos como o Terradois, que recebeu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes 2017 de melhor programa de TV, e do grupo que definiu e aperfeiçoou a programação do canal por meio das leis de incentivo, incluindo a lei do audiovisual. Além disso, é a primeira mulher e pessoa negra a ocupar a cadeira da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, recebendo, por seu trabalho à frente da pasta, o Troféu Raça Negra pela Virada Cultural do Pertencimento de 2022 e, por dois anos consecutivos, o Prêmio Arcanjo, por seu pioneirismo e grande contribuição ao setor artístico.



Crédito: Florian Boccia

Beth Ponte

Ponte Cultura & Desenvolvimento

Gestora cultural, pesquisadora e consultora pela Ponte Cultura & Desenvolvimento, é graduada em Produção Cultural, com mestrado em Cultura e Sociedade, pesquisadora associada do Observatório de Economia Criativa da Bahia e vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura. De 2010 a 2018, foi diretora institucional do Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia e, em seguida, tornou-se German Chancellor Fellow (2018/2019) da Fundação Alexander Von Humboldt, na Alemanha, desenvolvendo o projeto Quality for Culture (Qualidade para a Cultura). Desde 2013, atua como professora convidada em cursos de pós-graduação em Gestão Cultural no Brasil e no exterior.



Crédito: Claudio Salvio

Cleide Fernandes

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais

Gestora cultural na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. É bacharel em Biblioteconomia, com aperfeiçoamento em Inovação, Gestão e Liderança para Bibliotecários e especialização em Audiodescrição. Desde 2006, desenvolve projetos de incentivo à leitura para crianças, jovens e pessoas com deficiência.



Crédito: Patrícia Soransso

Dani Ribas

Sonar Cultural

Diretora da Sonar Cultural Consultoria, professora de Music Business no Music Rio Academy, Música & Negócios PUC-Rio, Faculdade Souza Lima, OnStage Lab e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público. É doutora em Sociologia e, com sua tese, criou o método ID_MUSIQUE: Fanbase além do Algoritmo, ganhando o prêmio Inovação Empresarial da Fundação Fórum Campinas, em 2021. Em 2022 foi mentora convidada da WOMEX e ganhou o prêmio WME na categoria Profissional do Ano. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, diretora de pesquisa do DATA SIM e pesquisadora em Economia Criativa para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 



Crédito: Divulgação

Daniele Torres

Cultura e Mercado

Museóloga, pós-graduada em História da Arte, Gestão Cultural e Comunicação Empresarial. Sócia-fundadora da Companhia da Cultura, é especialista em leis de incentivo e captação de recursos; atua no mercado cultural há 25 anos e também é sócia do site e escola livre Cultura e Mercado. Foi gestora de patrocínios de grandes corporações, atuou no terceiro setor em institutos empresariais e em ONGs das áreas cultural, social e ambiental. De 2016 a 2018, dirigiu o Instituto AES. Palestra por todo o país, faz curadorias de conteúdo e escreve sobre leis de incentivo e captação de recursos. Foi conselheira consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP, é membra do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais e da Associação Brasileira de Captadores de Recursos.



Crédito: Divulgação

Elisangela Silva

Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de São Paulo

Bibliotecária, mestre em Ciência da Informação e especialista em Gestão Pública. Estuda o tema "O livro para a infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação" e, desde 2015, coordena a Biblioteca Pública Municipal Hans Christian Andersen, em São Paulo. Foi supervisora de atendimento e de acervos da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, trabalhou na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato e coordenou o Centro de Documentação e Memória da Fundação Abrinq. Acredita no poder transformador das bibliotecas e da mediação de leitura.



Crédito: Divulgação

Fabiano dos Santos Piúba

Ministério da Cultura

Doutor em Educação, mestre em História Social e graduado em História, atualmente é secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura. De 2016 a 2022 foi secretário da Cultura do Estado do Ceará, onde presidiu o Conselho Estadual de Política Cultural e o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. De 2008 a 2011 esteve como diretor de Livro, Leitura e Literatura e gerente de Articulação Federativa do Ministério da Cultura.



Crédito: Divulgação

Janaina França de Melo

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

Bacharel em Biblioteconomia e pós-graduanda em Ciência da Informação. Trabalha na Biblioteca Carolina Maria de Jesus do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, compõe o Grupo de Trabalho do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo e atua em bibliotecas públicas e escolares desde 2013, desenvolvendo projetos de mediação de leitura. Elaborou parcerias em instituições sociais como o CRAS, o CREAS e a Fundação CASA, realizando projetos de extensão de leitura e organização de bibliotecas.



Crédito: IFLA

Jeff Bonile Nyoka

Bibliotecas de Joanesburgo, África do Sul

Gerente de Serviços de E-learning das bibliotecas de Joanesburgo, África do Sul, tem mais de 20 anos de experiência em bibliotecas acadêmicas e públicas. Contribuiu na edição de livros de alfabetização digital e é responsável pela implementação de alfabetização digital inovadora nos programas. Por meio dos serviços de e-learning, as bibliotecas de Joanesburgo foram indicadas para vários prêmios internacionais. É palestrante em conferências nacionais e internacionais, como da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, da Occupy Library, da Next Library e da Taiwan Reading Festival.



Crédito: Divulgação

Manuela Pargana

Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação de Portugal

Licenciada em História, com componente curricular de mestrado em Educação e Leitura e em História Social Contemporânea, tem especialização em Ciências Documentais, variante de Documentação e Biblioteca. De 1980 a 1998 exerceu atividade letiva no Ensino Secundário. Desde 1988 é técnica superior no Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal e, desde 2014, é coordenadora nacional da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação.



Crédito: Oleksandr Shymbarovsky

Maria Shubchyk

Goethe-Institut Ucrânia

É coordenadora de Projetos de Promoção de Literatura e Tradução, editora do blog de literatura "Lektüra" e do podcast "Kulturviertel", do Goethe-Institut Ucrânia. Trabalhou por mais de 12 anos com bibliotecários, artistas, autores, ilustradores, editores, festivais literários e iniciativas de leitura ucranianos e alemães, bem como com organizações da sociedade civil digital. Nos últimos dois anos, foi curadora do programa da Ucrânia nas feiras de livros de Frankfurt e Leipzig e gerente do projeto "Uma mala cheia de livros".



Crédito: Divulgação

Marília Marton

Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Formada em Ciências Sociais, com mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, atuou como secretária de Governo da Prefeitura de São Caetano do Sul, foi chefe de gabinete nas Secretarias da Educação e da Cultura do Estado de São Paulo e trabalhou na Prefeitura de São Paulo. Atualmente, ocupa o cargo de secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é entusiasta de programas de inovação, gestão pública e promoção cultural. Defende que é fundamental investir em iniciativas que promovam a criatividade, a inovação e o desenvolvimento sustentável, visando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do ambiente em que vivemos.



Crédito: Divulgação

Martina Rillo Otero

Instituto Clima e Sociedade

Assessora, pesquisadora e facilitadora, é bacharel em Psicologia e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. Desde o mestrado, tem se especializado na avaliação de projetos sociais e na investigação de temas relacionados ao papel do conhecimento na transformação social e na promoção da democracia. Fez o curso de Avaliação da FIA e o International Program for Development Training, trabalha com processos de planejamento, avaliação e aprendizagem há 20 anos com diversas organizações do campo social, cultural e ambiental e coordenou o Projeto Avaliação, conduzindo estudos, pesquisas e formações na área. Foi associada ao Instituto Fonte de 2007 a 2018 e é associada à Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Atualmente, coordena a área de Planejamento, Avaliação e Aprendizagem do Instituto Clima e Sociedade e, desde 2012, integra a consultoria de avaliação da SP Leituras.



Crédito: SP Leituras

Pierre André Ruprecht

SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

Administrador, foi professor de Metodologia da Pesquisa em Comunicação, coordenador geral da assessoria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e dirigente de planejamento em empresas e projetos na área cultural. Atua como diretor executivo da SP Leituras, desenvolvendo projetos como a instalação e operação da Biblioteca Parque Villa-Lobos, indicada como uma das quatro bibliotecas públicas do ano pela Feira do Livro de Londres e uma das cinco melhores bibliotecas públicas do mundo pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, e a criação da BibliON, a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo. Por meio de contrato de gestão com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, também está à frente da gestão das ações do SisEB e da Biblioteca de São Paulo.



Crédito: Divulgação

Stephen Wyber

Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, Holanda

Diretor da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, trabalha tanto para representar as bibliotecas diretamente para instituições internacionais quanto para apoiar pessoas bibliotecárias em todo o mundo a se envolverem de forma mais eficaz com tomadores de decisão, em torno de desenvolvimento, direitos autorais, cultura, governança da internet e muito mais. Trabalhou na Embaixada Britânica em Paris e na Delegação Permanente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.



Crédito: Laura Mendes

Tarso de Melo

Escritor

É poeta e ensaísta, autor de Íntimo desabrigo (Alpharrabio), Rastros: antologia poética 1999-2018 (martelo casa editorial), As formas selvagens da alegria (Alpharrabio) e Um mergulho e seu avesso (Impressões de Minas), entre outros livros. É também advogado e professor, doutor em Filosofia do Direito.



Crédito: Leo Martins

Tiago Rogero

Rádio Novelo

É jornalista, criador e coordenador do projeto Querino, publicado em podcast, produzido pela Rádio Novelo, e em matérias na revista Piauí, e gerente de criação na Rádio Novelo. Foi repórter de O Globo, O Estado de S. Paulo e BandNews FM. Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo no biênio 2022-2023. Idealizador e apresentador dos podcasts narrativos Vidas Negras, original Spotify, produzido pela Rádio Novelo, que foi finalista do Third Coast International Audio Festival de 2021; e Negra Voz, pelo jornal O Globo, vencedor do 42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog em 2020.



Crédito: Divulgação

Tom Farias

Escritor

Escritor, jornalista e crítico literário premiado pela Academia Brasileira de Letras e pela Câmara Catarinense do Livro, é membro da Academia Carioca de Letras e tem diversos livros publicados, entre eles, as afrobiografias Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil e José do Patrocínio: a pena da abolição. É romancista de A Bolha e Toda Fúria e publicou Escritos negros: crítica e jornalismo literário e Carolina, uma biografia, que foi finalista do prêmio Jabuti de 2019. Além disso, escreve para O Globo e é colunista semanal da Folha de S.Paulo.



Crédito: Jennifer Glass

Valéria Martin Valls

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Doutora e mestra em Ciências da Comunicação e graduada em Biblioteconomia e Documentação, é coordenadora acadêmica e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e docente de pós-graduação da área de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Membra do Conselho de Administração da SP Leituras, do Conselho Federal de Biblioteconomia, coordenadora da Comissão de Ética Profissional, ouvidora e participante da Comissão de Diversidade e Acessibilidade. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, e palestrante nos seguintes temas: gestão do conhecimento, inovação e aspectos contemporâneos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.