Convidados - Biblioteca Viva
 

O evento aconteceu de

26 a 30 de junho de 2023

on-line no canal do
YouTube
do SisEB.


Assista

Convidados


Crédito: Marcelo Nakano

Adriana Cybele Ferrari

Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições

Bibliotecária, especialista em Sistemas de Informação e em Gestão da Qualidade. Foi diretora técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas e da Biblioteca Florestan Fernandes da Universidade de São Paulo, onde atualmente é chefe técnica. Como assessora na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, idealizou e coordenou os projetos das Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos. É vice-presidenta da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, e membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias.



Crédito: Daryan Dornelles

Adriana Negreiros

Escritora

Jornalista, graduada em Filosofia e doutoranda em Estudos Feministas. É autora de Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço e A vida nunca mais será a mesma: cultura da violência e estupro no Brasil, vencedor do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte de melhor livro de ensaio de 2021.



Crédito: Divulgação

Afonso Borges

Sempre um Papo

Jornalista, gestor cultural e escritor. Criou, em 1986, o projeto Sempre Um Papo, em 2012, o Festival Literário de Araxá e, em 2021, o Festival Literário de Itabira, dos quais também é curador. É comentarista da Rádio Alvorada FM, com o programa Mondolivro, curador do Portal Mondolivro, onde reúne toda a sua produção intelectual e profissional, além de ter seis livros publicados, entre eles, a obra infantil O Menino, o Assovio e a Encruzilhada (Editora Nós) e o livro de contos Olhos de Carvão (Record). Atualmente, integra o Conselho de Cultura da Associação Comercial de Minas Gerais e a vice-presidência do Conselho de Administração da SP Leituras.



Crédito: Divulgação

Aline Torres

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Graduada em Relações Públicas, pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais e graduanda em Ciências Econômicas, exerceu a função de secretária adjunta de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo e diretora geral do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Atua em ações de gestão, promoção, produção e organização cultural há mais de dez anos, com vasta experiência acumulada em sua passagem pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e como presidente da Comissão Técnica de Avaliação de Projetos Culturais, Festivais de Artes, Circulação de Teatro e Cultura Negra pelo ProAC Editais e gestora do ProAC ICMS. Em sua atuação na TV Cultura, participou de projetos como o Terradois, que recebeu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes 2017 de melhor programa de TV, e do grupo que definiu e aperfeiçoou a programação do canal por meio das leis de incentivo, incluindo a lei do audiovisual. Além disso, é a primeira mulher e pessoa negra a ocupar a cadeira da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, recebendo, por seu trabalho à frente da pasta, o Troféu Raça Negra pela Virada Cultural do Pertencimento de 2022 e, por dois anos consecutivos, o Prêmio Arcanjo, por seu pioneirismo e grande contribuição ao setor artístico.



Crédito: Florian Boccia

Beth Ponte

Ponte Cultura & Desenvolvimento

Gestora cultural, pesquisadora e consultora pela Ponte Cultura & Desenvolvimento, é graduada em Produção Cultural, com mestrado em Cultura e Sociedade, pesquisadora associada do Observatório de Economia Criativa da Bahia e vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura. De 2010 a 2018, foi diretora institucional do Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia e, em seguida, tornou-se German Chancellor Fellow (2018/2019) da Fundação Alexander Von Humboldt, na Alemanha, desenvolvendo o projeto Quality for Culture (Qualidade para a Cultura). Desde 2013, atua como professora convidada em cursos de pós-graduação em Gestão Cultural no Brasil e no exterior.



Crédito: Claudio Salvio

Cleide Fernandes

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais

Gestora cultural na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. É bacharel em Biblioteconomia, com aperfeiçoamento em Inovação, Gestão e Liderança para Bibliotecários e especialização em Audiodescrição. Desde 2006, desenvolve projetos de incentivo à leitura para crianças, jovens e pessoas com deficiência.



Crédito: Patrícia Soransso

Dani Ribas

Sonar Cultural

Diretora da Sonar Cultural Consultoria, professora de Music Business no Music Rio Academy, Música & Negócios PUC-Rio, Faculdade Souza Lima, OnStage Lab e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público. É doutora em Sociologia e, com sua tese, criou o método ID_MUSIQUE: Fanbase além do Algoritmo, ganhando o prêmio Inovação Empresarial da Fundação Fórum Campinas, em 2021. Em 2022 foi mentora convidada da WOMEX e ganhou o prêmio WME na categoria Profissional do Ano. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, diretora de pesquisa do DATA SIM e pesquisadora em Economia Criativa para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 



Crédito: Divulgação

Daniele Torres

Cultura e Mercado

Museóloga, pós-graduada em História da Arte, Gestão Cultural e Comunicação Empresarial. Sócia-fundadora da Companhia da Cultura, é especialista em leis de incentivo e captação de recursos; atua no mercado cultural há 25 anos e também é sócia do site e escola livre Cultura e Mercado. Foi gestora de patrocínios de grandes corporações, atuou no terceiro setor em institutos empresariais e em ONGs das áreas cultural, social e ambiental. De 2016 a 2018, dirigiu o Instituto AES. Palestra por todo o país, faz curadorias de conteúdo e escreve sobre leis de incentivo e captação de recursos. Foi conselheira consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP, é membra do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais e da Associação Brasileira de Captadores de Recursos.



Crédito: Divulgação

Elisangela Silva

Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de São Paulo

Bibliotecária, mestre em Ciência da Informação e especialista em Gestão Pública. Estuda o tema "O livro para a infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação" e, desde 2015, coordena a Biblioteca Pública Municipal Hans Christian Andersen, em São Paulo. Foi supervisora de atendimento e de acervos da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, trabalhou na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato e coordenou o Centro de Documentação e Memória da Fundação Abrinq. Acredita no poder transformador das bibliotecas e da mediação de leitura.



Crédito: Divulgação

Fabiano dos Santos Piúba

Ministério da Cultura

Doutor em Educação, mestre em História Social e graduado em História, atualmente é secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura. De 2016 a 2022 foi secretário da Cultura do Estado do Ceará, onde presidiu o Conselho Estadual de Política Cultural e o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. De 2008 a 2011 esteve como diretor de Livro, Leitura e Literatura e gerente de Articulação Federativa do Ministério da Cultura.



Crédito: Divulgação

Frederico Faria

Odilo

Empreendedor desde os 24 anos, atualmente é diretor da Odilo para Brasil e Portugal. Apaixonado por tecnologia e educação, abre mercado para edtechs no país. Com curso no Babson College, foi escolhido em 2014 pela Brazil Innovators como um dos dez empreendedores de alto impacto para imersão no Vale do Silício, Estados Unidos.



Crédito: Divulgação

Janaina França de Melo

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

Bacharel em Biblioteconomia e pós-graduanda em Ciência da Informação. Trabalha na Biblioteca Carolina Maria de Jesus do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, compõe o Grupo de Trabalho do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo e atua em bibliotecas públicas e escolares desde 2013, desenvolvendo projetos de mediação de leitura. Elaborou parcerias em instituições sociais como o CRAS, o CREAS e a Fundação CASA, realizando projetos de extensão de leitura e organização de bibliotecas.



Crédito: IFLA

Jeff Bonile Nyoka

Bibliotecas de Joanesburgo, África do Sul

Gerente de Serviços de E-learning das bibliotecas de Joanesburgo, África do Sul, tem mais de 20 anos de experiência em bibliotecas acadêmicas e públicas. Contribuiu na edição de livros de alfabetização digital e é responsável pela implementação de alfabetização digital inovadora nos programas. Por meio dos serviços de e-learning, as bibliotecas de Joanesburgo foram indicadas para vários prêmios internacionais. É palestrante em conferências nacionais e internacionais, como da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, da Occupy Library, da Next Library e da Taiwan Reading Festival.



Crédito: Michel Arghirachis

Joselia Aguiar

Escritora

Jornalista, escritora, editora, curadora, professora. Bacharel em Comunicação Social, mestre e doutora em História. Curadora da Festa Literária Internacional de Paraty em 2017 e 2018, e diretora da Biblioteca Pública Mário de Andrade, em São Paulo, entre 2019 e 2021. Como autora de não ficção, seu livro de estreia, Jorge Amado - uma biografia venceu o Jabuti na categoria Biografia, Documentário e Reportagem. Desde 2014 leciona em cursos de curta duração na FAAP, no Instituto Vera Cruz, Sesc (Ceará, São Paulo e Paraná), Tapera Taperá, Escrevedeira e Atelier Paulista.



Crédito: Divulgação

Manuela Pargana

Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação de Portugal

Licenciada em História, com componente curricular de mestrado em Educação e Leitura e em História Social Contemporânea, tem especialização em Ciências Documentais, variante de Documentação e Biblioteca. De 1980 a 1998 exerceu atividade letiva no Ensino Secundário. Desde 1988 é técnica superior no Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal e, desde 2014, é coordenadora nacional da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação.



Crédito: Oleksandr Shymbarovsky

Maria Shubchyk

Goethe-Institut Ucrânia

É coordenadora de Projetos de Promoção de Literatura e Tradução, editora do blog de literatura "Lektüra" e do podcast "Kulturviertel", do Goethe-Institut Ucrânia. Trabalhou por mais de 12 anos com bibliotecários, artistas, autores, ilustradores, editores, festivais literários e iniciativas de leitura ucranianos e alemães, bem como com organizações da sociedade civil digital. Nos últimos dois anos, foi curadora do programa da Ucrânia nas feiras de livros de Frankfurt e Leipzig e gerente do projeto "Uma mala cheia de livros".



Crédito: Divulgação

Marília Marton

Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Formada em Ciências Sociais, com mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, atuou como secretária de Governo da Prefeitura de São Caetano do Sul, foi chefe de gabinete nas Secretarias da Educação e da Cultura do Estado de São Paulo e trabalhou na Prefeitura de São Paulo. Atualmente, ocupa o cargo de secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é entusiasta de programas de inovação, gestão pública e promoção cultural. Defende que é fundamental investir em iniciativas que promovam a criatividade, a inovação e o desenvolvimento sustentável, visando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do ambiente em que vivemos.



Crédito: Divulgação

Martina Rillo Otero

Instituto Clima e Sociedade

Assessora, pesquisadora e facilitadora, é bacharel em Psicologia e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. Desde o mestrado, tem se especializado na avaliação de projetos sociais e na investigação de temas relacionados ao papel do conhecimento na transformação social e na promoção da democracia. Fez o curso de Avaliação da FIA e o International Program for Development Training, trabalha com processos de planejamento, avaliação e aprendizagem há 20 anos com diversas organizações do campo social, cultural e ambiental e coordenou o Projeto Avaliação, conduzindo estudos, pesquisas e formações na área. Foi associada ao Instituto Fonte de 2007 a 2018 e é associada à Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Atualmente, coordena a área de Planejamento, Avaliação e Aprendizagem do Instituto Clima e Sociedade e, desde 2012, integra a consultoria de avaliação da SP Leituras.



Crédito: SP Leituras

Pierre André Ruprecht

SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

Administrador, foi professor de Metodologia da Pesquisa em Comunicação, coordenador geral da assessoria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e dirigente de planejamento em empresas e projetos na área cultural. Atua como diretor executivo da SP Leituras, desenvolvendo projetos como a instalação e operação da Biblioteca Parque Villa-Lobos, indicada como uma das quatro bibliotecas públicas do ano pela Feira do Livro de Londres e uma das cinco melhores bibliotecas públicas do mundo pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, e a criação da BibliON, a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo. Por meio de contrato de gestão com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, também está à frente da gestão das ações do SisEB e da Biblioteca de São Paulo.



Crédito: Divulgação

Stephen Wyber

Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, Holanda

Diretor da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, trabalha tanto para representar as bibliotecas diretamente para instituições internacionais quanto para apoiar pessoas bibliotecárias em todo o mundo a se envolverem de forma mais eficaz com tomadores de decisão, em torno de desenvolvimento, direitos autorais, cultura, governança da internet e muito mais. Trabalhou na Embaixada Britânica em Paris e na Delegação Permanente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.



Crédito: Laura Mendes

Tarso de Melo

Escritor

É poeta e ensaísta, autor de Íntimo desabrigo (Alpharrabio), Rastros: antologia poética 1999-2018 (martelo casa editorial), As formas selvagens da alegria (Alpharrabio) e Um mergulho e seu avesso (Impressões de Minas), entre outros livros. É também advogado e professor, doutor em Filosofia do Direito.



Crédito: Leo Martins

Tiago Rogero

Rádio Novelo

É jornalista, criador e coordenador do projeto Querino, publicado em podcast, produzido pela Rádio Novelo, e em matérias na revista Piauí, e gerente de criação na Rádio Novelo. Foi repórter de O Globo, O Estado de S. Paulo e BandNews FM. Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo no biênio 2022-2023. Idealizador e apresentador dos podcasts narrativos Vidas Negras, original Spotify, produzido pela Rádio Novelo, que foi finalista do Third Coast International Audio Festival de 2021; e Negra Voz, pelo jornal O Globo, vencedor do 42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog em 2020.



Crédito: Jennifer Glass

Valéria Martin Valls

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Doutora e mestra em Ciências da Comunicação e graduada em Biblioteconomia e Documentação, é coordenadora acadêmica e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e docente de pós-graduação da área de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Membra do Conselho de Administração da SP Leituras, do Conselho Federal de Biblioteconomia, coordenadora da Comissão de Ética Profissional, ouvidora e participante da Comissão de Diversidade e Acessibilidade. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, e palestrante nos seguintes temas: gestão do conhecimento, inovação e aspectos contemporâneos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.