Agenda

Confira a programação de 2017!

set
22
sex
2017
10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva) @Centro de Convenções Rebouças
set 22@08:30 – out 25@18:30
10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva) @ Centro de Convenções Rebouças | São Paulo | Brasil

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

Confira aqui a programação completa.


Quando: 23, 24 e 25 de outubro de 2017
Onde: Centro de Convenções Rebouças [Rua Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 23, Cerqueira César, São Paulo-SP]

Por onde andamos. Para onde vamos.

O Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias é uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura para inspirar, fortalecer e transformar as mais de 850 bibliotecas existentes nos 645 municípios paulistas em centros de referência cultural abertos a todos os cidadãos.

Ao lado de outras ações, como o Prêmio São Paulo de Literatura e do programa Viagem Literária, o Seminário Biblioteca Viva é parte integrante de um conjunto de atividades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo – SisEB, coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura para a propagação do livro e do gosto pela leitura no Estado de São Paulo.

Evento que vem se consolidando anualmente desde 2008, o Seminário Biblioteca Viva chega à sua 10ª edição apresentando uma programação baseada na crença de que a inspiração trazida por palestrantes e convidados, brasileiros e internacionais, é fundamental para ampliar as percepções dos gestores públicos e dos profissionais que atuam nas bibliotecas de São Paulo e de outros estados brasileiros.

A partir deste fortalecimento individual, abrem-se oportunidades para desencadear ações transformadoras nas unidades que interagem diretamente com o público de cada município, repercutindo na melhoria dos serviços prestados e na consolidação do nosso patrimônio cultural. Assim, promove-se a afirmação da cidadania que contribui para a construção de uma sociedade consciente de seus valores individuais e coletivos.

São os pequenos movimentos do cotidiano, empreendidos por centenas de pessoas que integram as equipes das nossas bibliotecas, que fazem circular o espírito criativo entre profissionais e usuários, facilitando a fruição literária e o acesso à informação qualificada para acompanhar as mudanças do nosso tempo.

Tendo o livro, a leitura e a literatura como ponto de convergência, as bibliotecas de acesso publico são ambientes que reúnem imenso potencial para promover a interligação das diferentes correntes da nossa cultura. Essa aptidão natural propicia oportunidades de convivência social e de consumo cultural enriquecedores.

A biblioteca viva que aspiramos precisa ouvir, refletir, debater, acolher, registrar e promover a circulação de ideias. Para tanto, precisa se fortalecer continuamente para transformar a paisagem cultural de suas comunidades. E essa transformação começa pelas pessoas. Começa em cada um de nós que estamos aqui em busca de inspiração e de mais conhecimento para exercer a nossa vocação.

Bem-vind@s ao 10º Seminário Biblioteca Viva.

set
23
sáb
2017
Ciclo de formação – Rede de pequenas bibliotecas vivas: um novo desafio – ATIVIDADE RESTRITA – PRALER-SPL / FAFIL-CUFSA / BD-PMSA @Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL) - Fundação Santo André
set 23@08:00 – out 21@16:30
Ciclo de formação - Rede de pequenas bibliotecas vivas: um novo desafio - ATIVIDADE RESTRITA - PRALER-SPL / FAFIL-CUFSA / BD-PMSA @ Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL) - Fundação Santo André | São Paulo | Brasil
ATENÇÃO:
INSCRIÇÕES EXCLUSIVAS PARA PARTICIPANTES DO CICLO DE FORMAÇÃO:
Praler – Prazeres da Leitura / SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL) / Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA)
Biblioteca Digital – Prefeitura Municipal de Santo André

O público estimado é de 100 pessoas por dia, entre eles: alunos e professores do curso de Pedagogia da FSA, professores e outros profissionais da rede de ensino municipal de Santo André, profissionais que atuam no complexo da Região do Cata Preta (EMEIF, creche, CESA, UBS), bibliotecários e profissionais da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas de Santo André, ex-alunos e professores da FSA e voluntários.

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

– 23 de setembro (sábado), das 8 às 13 horas – Local: FAFIL/FSA
Formação concentrada
Supervisão: Instituto Fonte

– 26 de setembro (terça-feira), das 19h30 às 22h30 – Local: FAFIL/FSA
Palestra – A leitura e literatura como direitos e princípios de cidadania
Facilitadora: Ana Vieira | Mediação: Instituto Fonte

– 27 de setembro (quarta-feira), das 19h30 às 22h30 – Local: FAFIL/FSA
Grupo 1 – Mediação de leitura pelo livro
Grupo 2 – Mediação de leitura pela contação de histórias
Grupo 3 – Oficina – Mediação de leitura pela escrita
Oficinas – Os processos de escuta
Facilitadores: Instituto Fonte | Supervisão: Ana Vieira

– 30 de setembro (sábado), das 14 às 17 horas – Local: Biblioteca de São Paulo
Palestra – O território e a mediação de conflitos pela leitura e literatura
Facilitador: Marcos Lopes (Projeto Sonhar)

– 16, 17 e 18 de outubro (segunda, terça e quarta-feira), das 19h30 às 22h30 – Local: FAFIL
Grupo 1 – Mediação de leitura pelo livro – Oficina – A leitura da imagem e da palavra no livro de literatura infantojuvenil – Facilitadora: Rebeca Gelse
Grupo 2 – Mediação de leitura pela contação de histórias – Oficina – Contação de histórias: a paixão pela palavra – Facilitadora: Kiara Terra
Grupo 3 – Oficina – Mediação de leitura pela escrita – Oficina – A mediação da leitura pela escrita – Facilitador: Sacolinha
– 19 e 20 de outubro (quinta e sexta-feira), das 19h30 às 22h30 – Local: FAFIL/FSA
Preparação para a ida aos territórios Sacadura Cabral e Cata Preta / Santo André
Facilitadores / mediadores: Instituto Fonte | Supervisão: Ana Vieira
– 21 de outubro (sábado)
Locais: Sacadura Cabral, das 13 horas às 16h30 / Cata Preta, das 9 horas às 12h30 e das 13 horas às 16h30
Ida aos territórios Sacadura Cabral e Cata Preta / Santo André
Facilitadores / mediadores: Instituto Fonte | Supervisão: Ana Vieira
set
25
seg
2017
Encontro regional de gestores municipais e bibliotecas – PINDAMONHANGABA @Biblioteca Pública Vereador Rômulo Campos D'Arace
set 25@10:00 – 17:00

Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura | Secretaria da Cultura
SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

OBJETIVOS
•Apresentar e debater as políticas públicas empreendidas pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a SP Leituras, na área de bibliotecas e leitura;
•Trocar informações e alinhar as expectativas sobre as ações que o SisEB realiza em parceria com as bibliotecas públicas municipais e comunitárias vinculadas.

CONTEÚDO E PROGRAMA
•Apresentação e debate sobre das políticas públicas empreendidas pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a SP Leituras;
•Apresentação, análise e discussão do documento Diretrizes da Política de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo;
•Próximos desafios e ideias / busca de soluções.

CONVIDADOS
•Gestores municipais das áreas da Cultura e Educação da região;
•Bibliotecários e profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias, salas de leitura e programas de incentivo à leitura da região.

Vagas limitadas!

set
29
sex
2017
A importância dos contos de fadas na formação da personalidade leitora – CARAGUATATUBA @Biblioteca Pública Municipal Afonso Schmidt
set 29@10:00 – 17:00
A importância dos contos de fadas na formação da personalidade leitora - CARAGUATATUBA @ Biblioteca Pública Municipal Afonso Schmidt | São Paulo | Brasil

CURSO COM ILÍADA DE CASTRO
Doutora em Artes, mestre em Teatro e licenciada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela ECA/USP. É professora do MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA), do Sebrae, da Fundação Vanzolini e do MBA do Programa de Educação Continuada em Engenharia, ambos da Escola Politécnica da USP. É sócia e consultora do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial (Indepe).

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

Importante
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

Os contos de fadas tratam de verdades universais na deliciosa forma de metáforas, ensinando comportamentos, visão de mundo, espalhando consolo e esperança.

OBJETIVOS
• Apresentar os estudos realizados sobre o tema nas diferentes áreas do conhecimento;
• Identificar os benefícios resultantes desse material tão rico de significados;
• Entender os motivos que levaram essas histórias seculares chegarem até os dias de hoje, conservando sua importância;
• Demonstrar o quanto contos de fadas podem influenciar comportamentos.

CONTEÚDO
• O poder do imaginário;
• As origens e a estrutura dos contos de fadas;
• As obras de Perrault e Grimm;
• A simbologia dos contos de fadas, segundo diferentes interpretações;
• Era uma vez… uma senha para o universo mágico;
• Análise de contos clássicos e suas diferentes adaptações;
• Contos de fadas e o amadurecimento da personalidade leitora.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

Vagas limitadas!

out
3
ter
2017
Quadrinhos e literatura: características, evolução e mercado – SÃO PAULO – INSCRIÇÕES ENCERRADAS @Biblioteca de São Paulo
out 3@09:00 – 13:00

CURSO COM WALDOMIRO VERGUEIRO
Possui pós-doutorado pela Loughborough University of Technology (Inglaterra) e Universidad Carlos III de Madrid (Espanha), mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1985 / 1990) e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela FESPSP (1977). Professor da ECA/USP, atuando na graduação em Biblioteconomia, bem como no mestrado e doutorado em Ciência da Informação e Ciências da Comunicação, além de supervisionar diversas pesquisas de pós-doutorado. Fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos na ECA/USP. Autor e organizador de mais de uma dezena de livros, entre os quais: Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis, Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, A história em quadrinhos no Brasil: Análise, evolução e mercado e Quadrinhos na educação: da rejeição à prática.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Importante
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

OBJETIVO
Familiarizar os participantes com as histórias em quadrinhos elaboradas a partir de obras literárias, discutindo as principais características desse tipo de obra, sua evolução, panorama atual no Brasil e perspectivas futuras.

CONTEÚDOS
• Histórias em Quadrinhos e Literatura: estranhamentos e convergências – Evolução das histórias em quadrinhos; Resistência e preconceito; Os Classics Illustrated e a aproximação com as obras literárias; Quadrinhos e literatura no Brasil.
• Da Literatura para os Quadrinhos – Adaptação, transposição ou quadrinização?; Existem quadrinhos literários?
• O que é uma boa história em quadrinhos feita a partir de uma obra literária? – Fidedignidade ao original; Liberdade artística.
• Panorama atual e perspectivas para a literatura em quadrinhos – Mercado; Educação; Público.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

Vagas limitadas!

out
4
qua
2017
Elaboração de projetos culturais em bibliotecas – JUNDIAÍ @Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot
out 4@09:00 – 16:00

CURSO COM ISAIRA MARIA GARCIA DE OLIVEIRA

Tem pós-doutorado em Comunicação e Consumo pela ECA/USP, doutorado em Artes pela Unicamp, mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduação em Ensino Superior pelo Senac e graduação em Comunicação Social pela FAAP. Atualmente é professora do Centro Universitário Senac nos cursos de pós-graduação em Gestão Cultural, Comunicação Integrada, Mídias Digitais, Branded Content e Curadoria de Artes. Também é professora no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP. Tem diversos livros publicados e artigos em publicações especializadas.

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

Importante
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

Os contos de fadas tratam de verdades universais na deliciosa forma de metáforas, ensinando comportamentos, visão de mundo, espalhando consolo e esperança.

CONTEÚDO
• Conceito e etapas de um projeto cultural para desenvolvimento em bibliotecas;
• Como planejar e elaborar um projeto cultural e suas diferentes redações para os diversos focos do mercado, passando pelo título, justificativa, objetivos, metas, cronogramas, orçamentos e resultados;
• Indicação das possíveis fontes de captação de recursos e patrocínios, bem como os fatores valorizados pelas empresas que patrocinam projetos;
• Fundamentos de Marketing para Projetos Culturais;
• As diferentes fontes de financiamento e como apresentar projetos para cada uma delas.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

Vagas limitadas!

out
5
qui
2017
A mediação da leitura pela escrita – ITANHAÉM @Biblioteca Pública Municipal Poeta Paulo Bomfim
out 5@10:00 – 17:00
A mediação da leitura pela escrita - ITANHAÉM @ Biblioteca Pública Municipal Poeta Paulo Bomfim | São Paulo | Brasil

OFICINA COM ROBERTO TADDEI
Autor dos romances “Existe e está aqui e então acaba” (2014) e “Terminá-lia” (2013). Mestre em Criação Literária pela Columbia University e coordenador do curso de pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Escreve resenhas críticas para o caderno Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo.

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

Importante
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

No ensaio “Como se deve ler um livro” Virginia Woolf defende que a melhor maneira de se compreender o que um autor faz talvez não seja ler, mas sim escrever, “fazer seu próprio experimento com as dificuldades e os riscos das palavras”. Desse modo o leitor se colocaria não como um receptor passivo de quem se espera a validação do livro, mas sim como um “autor” capaz de se relacionar com o texto de forma criativa e privilegiada. Neste curso investigaremos como a escrita pode ajudar na leitura e compreensão da obra literária.

OBJETIVOS
• Problematizar a autonomia e a autoridade do leitor na relação com a obra literária;
• Discutir os processos criativos e cognitivos relacionados à escrita literária;
• Investigar procedimentos criativos utilizados por autores em textos literários;
• Avaliar a possibilidade da escrita como processo de mediação da leitura.

CONTEÚDO
• A escrita literária e a escrita cotidiana;
• Ler o mundo como um autor;
• O risco da alienação pela leitura;
• Autor e leitor como sistema único;
• O processo de escrita.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

Vagas limitadas!

out
31
ter
2017
A importância dos contos de fadas na formação da personalidade leitora – ITAPETININGA – INSCRIÇÕES ENCERRADAS @Biblioteca Pública Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque
out 31@10:00 – 17:00
A importância dos contos de fadas na formação da personalidade leitora - ITAPETININGA - INSCRIÇÕES ENCERRADAS @ Biblioteca Pública Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque | São Paulo | Brasil

CURSO COM ILÍADA DE CASTRO
Doutora em Artes, mestre em Teatro e licenciada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela ECA/USP. É professora do MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA), do Sebrae, da Fundação Vanzolini e do MBA do Programa de Educação Continuada em Engenharia, ambos da Escola Politécnica da USP. É sócia e consultora do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial (Indepe).

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Importante
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

Os contos de fadas tratam de verdades universais na deliciosa forma de metáforas, ensinando comportamentos, visão de mundo, espalhando consolo e esperança.

OBJETIVOS
• Apresentar os estudos realizados sobre o tema nas diferentes áreas do conhecimento;
• Identificar os benefícios resultantes desse material tão rico de significados;
• Entender os motivos que levaram essas histórias seculares chegarem até os dias de hoje, conservando sua importância;
• Demonstrar o quanto contos de fadas podem influenciar comportamentos.

CONTEÚDO
• O poder do imaginário;
• As origens e a estrutura dos contos de fadas;
• As obras de Perrault e Grimm;
• A simbologia dos contos de fadas, segundo diferentes interpretações;
• Era uma vez… uma senha para o universo mágico;
• Análise de contos clássicos e suas diferentes adaptações;
• Contos de fadas e o amadurecimento da personalidade leitora.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

Vagas limitadas!

nov
6
seg
2017
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) SISEB – INFORMATIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS: USO DE SOFTWARES LIVRES E GRATUITOS – TURMA: NOVEMBRO-DEZEMBRO/2017
nov 6 – dez 10 dia inteiro
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) SISEB – INFORMATIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS: USO DE SOFTWARES LIVRES E GRATUITOS – TURMA: NOVEMBRO-DEZEMBRO/2017

Estão abertas as pré-inscrições para o novo curso gratuito de Ensino a Distância (EaD) do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo.
Aprimore os conceitos e as práticas para informatizar as bibliotecas, dar acesso online ao público e trabalhar em rede cooperativa, ampliando os serviços oferecidos.
“O projeto de informatização está intimamente relacionado com a missão da biblioteca, equipamento cultural que tem o usuário como a razão de sua existência. ” Notas de Biblioteca 1

TURMA NOVEMBRO-DEZEMBRO/2017
Vagas: 100
Carga horária: 35 horas/aula
Início: 6 de novembro
Término: 10 de dezembro

ATENÇÃO

Enviar a pré-inscrição online até 6 de outubro de 2017
Ter sua pré-inscrição aprovada pela coordenação do SisEB

PRÉ-INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

Divulgação dos selecionados até 20 de outubro

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Introdução ao curso EaD e à ferramenta Moodle
  • Introdução e sensibilização sobre a necessidade de informatizar bibliotecas
  • Partindo para ação: avaliação e seleção de softwares

PRÉ-REQUISITOS

  • Trabalhar em bibliotecas abertas ao público no Estado de São Paulo
  • Ter ensino médio completo
  • Ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga

5 RAZÕES PARA VOCÊ NÃO PERDER ESTA OPORTUNIDADE

  • Estudar no melhor horário sem sair de casa
  • Aprimorar seus conhecimentos em pouco tempo: apenas 5 semanas
  • Acompanhar sua evolução passo-a-passo – teoria e prática juntas
  • Não estudar sozinho: o curso é interativo e acompanhado por coordenadores e tutores especializados
  • Curso gratuito com certificado do SisEB
nov
8
qua
2017
A biblioteca como makerspace: espaço de criação – CHAVANTES @Biblioteca Pública Municipal Miguel Mofarrej
nov 8@10:00 – 17:00
A biblioteca como makerspace: espaço de criação - CHAVANTES @ Biblioteca Pública Municipal Miguel Mofarrej | São Paulo | Brasil

OFICINA COM VALÉRIA VALLS
Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela ECA/USP, com extensão universitária em Docência na FGV. É coordenadora e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da FaBCI/FESPSP e do curso de pós-graduação da Escola Pós-Graduada da FESPSP (Núcleo de Ciência da Informação). É palestrante e consultora associada em projetos de gestão da qualidade, informação e conhecimento.

As inscrições serão abertas dia 6 de outubro.

Importante
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

OBJETIVOS
• O que é o makerspace;
• Discutir a atuação das bibliotecas como makerspaces, incluindo troca de experiências e propostas de ações para impulsioná-las e aproximá-las de suas comunidades.

CONTEÚDO E PROGRAMA
• Breve panorama sobre o Movimento Maker;
• A biblioteca como makerspace;
• Apresentação de experiências internacionais e nacionais;
• Por onde começar? Ações para impulsionar nossas bibliotecas;
• Troca de experiências.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

Vagas limitadas!