Agenda

Confira a programação de 2018!

fev
18
seg
2019
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) SISEB – Gestão da Informação Digital – Turma 1: fevereiro-março/2019
fev 18 – mar 24 dia inteiro

CURSO A DISTÂNCIA – GESTÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL

INSCRIÇÕES ENCERRADAS (TURMA 1).

IBERBIBLIOTECAS E FESPSP LANÇAM CURSO EAD GRATUITO
O Iberbibliotecas, programa do CERLALC/UNESCO em prol do livro e leitura nos países ibéricos, em conjunto com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), apoiados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado acabam de lançar o curso EAD gratuito Gestão da Informação Digital.

Só para bibliotecários
Voltado aos profissionais de bibliotecas de acesso público, o curso é derivado a partir da experiência da FESPSP com a especialização de gestores de informação na área digital que desde 2013, vem fornecendo suporte conceitual e prático para que seus alunos possam planejar e gerir sistemas de informação digitais. Os alunos saem capacitados em gerenciar de maneira eficaz a informação, considerando todos os seus aspectos e elementos essenciais.

Estrutura
O curso de 40 horas é composto por cinco disciplinas de 8 horas, que apresentam técnicas e ferramentas de planejamento aos profissionais da informação, possui as seguintes disciplinas:

  • Os usuários e serviços de informação digital;
  • Mídias sociais para serviços de informação;
  • Fundamentos da arquitetura da informação;
  • Curadoria de conteúdo e experiência do usuário;
  • Direito autoral.


Motivação
A informação e o conhecimento são considerados recursos das organizações modernas, e nas últimas décadas vêm sendo gerenciados como recursos estratégicos, tendo impacto direto na sustentabilidade organizacional.  

Com o advento da internet e dos inúmeros desdobramentos sociais e econômicos que a informação digital vem causando, destaca-se a necessidade de capacitar os profissionais para o perfeito entendimento do complexo processo de gestão da informação digital, da geração ao uso desta, em todas as suas etapas. Isto inclui um entendimento claro do papel das novas tecnologias de informação e comunicação.

Onde
Serão ofertadas vagas para todo Brasil e as inscrições devem ser feitas em www.eadgid.com.br

As aulas estarão disponíveis na plataforma do SisEB.

Pré-requisitos

  • Trabalhar em bibliotecas de acesso público
  • Ter ensino superior completo
  • Ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga


Atenção

  • Enviar a pré-inscrição online até 20 de janeiro de 2019
  • Ter sua pré-inscrição aprovada pela coordenação do curso


Mais informações:
eadgid@fespsp.org,br
www.eadgid.com.br
https://www.facebook.com/EADGIDGratuito/

fev
22
sex
2019
Fab Lab: como fazer livros artesanais – SÃO PAULO @Biblioteca de São Paulo
fev 22@09:00 – 16:00

Oficina com Albino Ribas, Célia Andrade e Maraléia Menezes

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Laboratório de aprendizado compartilhado para publicação de livros em pequena escala e baixo custo para promover a produção literária da sua comunidade.

OBJETIVOS

  • Oferecer à comunidade da biblioteca a oportunidade de autopublicação de livros com baixo custo de produção;
  • Apresentar conceitos editoriais e gráficos básicos e fornecer subsídios para a edição de livros de autores iniciantes;
  • Auxiliar no processo de produção do livro artesanal;
  • Contribuir para a criação de um Fab Lab (laboratório de fabricação), um espaço de criatividade, aprendizado, compartilhamento do conhecimento e produção literária dos autores locais;
  • Promover a sustentabilidade por meio de um movimento eco cultural, para a fabricação dos equipamentos e confecção dos livros.

 

CONTEÚDO E PROGRAMA

  • Fundamentação do design do livro – criação da capa, paginação, diagramação, escolha do papel, design para o livro, impressão e acabamento de forma artesanal;
  • Registro do livro – registro na Biblioteca Nacional – direitos autorais, ISBN, ficha catalográfica, custos, montagem artesanal e impressão, lançamento do livro;
  • Técnicas básicas de encadernação – etapas da confecção, sustentabilidade, equipamentos e utensílios.

 

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura, e escritores independentes.

Albino Ribas é criador do projeto Livro Alternativo, que tem como um dos objetivos escapar à lógica convencional de produção, atribuindo ao livro um valor cultural e simbólico. Criou a Ribas Editora e optou por publicações artesanais visando menor custo com material reaproveitado e reciclado.  É advogado, bacharel em Administração Hospitalar e especializado em Direito Previdenciário. Atualmente se dedica as duas atividades, o Direito e a Editoração.

Célia Regina Ignatios de Andrade é escritora, poeta e membro da Academia Itanhaense de Letras. Atualmente se divide entre a poesia e o haicai. Entre suas obras publicadas estão Pausa para o Café (2017), Novos Haikais (2016), Enquanto Canto (2016) e Haicais (2015). É graduada em Administração Hospitalar e Terapias Naturais.

Maraléia Menezes de Lima é bibliotecária graduada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Ribeirão Preto.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

Mais informações: (11) 3155-5444 • siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Importante: Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

mar
12
ter
2019
Dia do Bibliotecário – Conversando sobre gestão da informação digital – SÃO PAULO @Biblioteca de São Paulo
mar 12@09:30 – 12:30

Dia do Bibliotecário

CONVERSANDO SOBRE GESTÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL com Charlley Luz, Maria Cristina Barboza e Regina Fazioli (FESPSP). Mediação: Sueli Marcondes Motta (SP Leituras).

Inscreva-se e participe da programação comemorativa.

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

“Ser bibliotecário é ser também um leitor: leitor de livros e de seu entorno. É ser o interlocutor da comunidade e ter plena consciência da função política, social e educativa da biblioteca pública.” Notas de Biblioteca 6

PROGRAMA

  • 9h às 9h30: Credenciamento e café de boas-vindas
  • 9h30 às 9h45: Abertura
  • 9h45 às 10h: Contação de histórias
  • 10h às 12h15: Conversando Sobre
  • 12h15 às 12h30: encerramento

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS com Ademir Apparício Júnior.

Charlley Luz é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP. É consultor, professor e palestrante. Pós-graduado em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (FESPSP), desenvolve projetos de gestão documental em arquivos, planejamento de portais corporativos e arquitetura de informação de ambientes e repositórios digitais. Junto à FESPSP é coordenador dos cursos de pós-graduação do núcleo de Ciência da Informação e professor da pós-graduação em Gestão de Documentos de Arquivos e de Gestão da Informação Digital das disciplinas de Gestão de Repositórios Digitais e Arquitetura da Informação, bem como da disciplina de Inteligência Competitiva no MBA de Gestão e Coaching. Junto à Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) ministra a disciplina de Usabilidade e Arquitetura da Informação no curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital e de Arquitetura de Informação no curso de pós-graduação Empresarial em Inteligência de Mercado.

Maria Cristina Barboza é graduada em Direito pela PUC-SP (2009), possui graduação em Sociologia e Política pela FESPSP (2002), mestrado em Direito pela PUC-SP (2014), e pós-graduação em Globalização e Política e em Ciências Sociais da FESPSP. Professora da disciplina de Direito Autoral do curso de pós-graduação em Gestão de Informação em Mídias Digitais da FESPSP e diretora de estudos e projetos da mesma fundação.

Regina Fazioli é graduada em Biblioteconomia pela FESPSP e possui especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela mesma instituição. É mestre em Tecnologia: Gestão e Desenvolvimento da Formação Tecnológica pelo Centro Paula Souza (2010). É professora em cursos de pós-graduação na UNIFAI e professora convidada de pós-graduação em Mídias Sociais e Gestão da Informação Digital da FESPSP. Foi a idealizadora e coordenadora da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo. Proferiu palestras nacionais e internacionais e organizou congressos estaduais e nacionais.

Isabel Ayres Maringelli é graduada em Biblioteconomia e Documentação pela FESPSP, Pós-graduação em Bens Culturais pela Fundação Getulio Vargas (EESP-FGV-SP) e Mestre em Ciência da Informação e Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Coordenadora da Biblioteca e Cedoc da Pinacoteca de São Paulo. Docente do curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação na FESP-SP. Secretária do Comitê Permanente de Bibliotecas de Arte da Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA) e da Rede de Centros de Informação em Arte de São Paulo (REDARTE-SP).

Thais Campas é graduada em Publicidade e Marketing, é especialista em Jornalismo Cientíco e Tecnológico, além de mestranda pela Unicamp, no Labjor. Membro da UXPA e ITS-Softex 2002, além de Professional & Self Coach formada pelo IBC. Consultora em Consumer Experience (CX), Experiência do Usuário (UX) e Usabilidade. Participou de projetos estratégicos (portais corporativos, e-Business, mídia online e aplicativos) para grandes corporações, como GM, OAB-SP, Gol, Tam, Itaú, Vivo, Catho, Bradesco e Banco Original. Atua como docente, palestrante, mentora e UX Coach.

Sueli Marcondes Motta é formada em Biblioteconomia pela FESPSP, com curso de extensão em Qualidade de Vida no Trabalho pela PUC-SP. É pós-graduada em Gestão Empresarial. Atuou em biblioteca escolar, foi responsável pela implantação de bibliotecas técnicas em conglomerados nacional e multinacional. Atualmente está na gestão pública como Superintendente de Biblioteca da SP Leituras, gerenciando dois equipamentos estaduais:  a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos.

CONVIDADOS ESPECIAIS: Bibliotecários, profissionais de bibliotecas e estudantes.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

Mais informações: (11) 3155-5444 • siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Importante: Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

 

mar
19
ter
2019
Fab Lab: como fazer livros artesanais – FRANCA @Biblioteca Pública Municipal Dr. Américo Maciel de Castro Jr.
mar 19@09:00 – 16:00

Oficina com Albino Ribas, Célia Andrade e Maraléia Menezes

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

Laboratório de aprendizado compartilhado para publicação de livros em pequena escala e baixo custo para promover a produção literária da sua comunidade.

OBJETIVOS

  • Oferecer à comunidade da biblioteca a oportunidade de autopublicação de livros com baixo custo de produção;
  • Apresentar conceitos editoriais e gráficos básicos e fornecer subsídios para a edição de livros de autores iniciantes;
  • Auxiliar no processo de produção do livro artesanal;
  • Contribuir para a criação de um Fab Lab (laboratório de fabricação), um espaço de criatividade, aprendizado, compartilhamento do conhecimento e produção literária dos autores locais;
  • Promover a sustentabilidade por meio de um movimento eco cultural, para a fabricação dos equipamentos e confecção dos livros.

 

CONTEÚDO E PROGRAMA

  • Fundamentação do design do livro – criação da capa, paginação, diagramação, escolha do papel, design para o livro, impressão e acabamento de forma artesanal;
  • Registro do livro – registro na Biblioteca Nacional – direitos autorais, ISBN, ficha catalográfica, custos, montagem artesanal e impressão, lançamento do livro;
  • Técnicas básicas de encadernação – etapas da confecção, sustentabilidade, equipamentos e utensílios.

 

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura, e escritores independentes.

Albino Ribas é criador do projeto Livro Alternativo, que tem como um dos objetivos escapar à lógica convencional de produção, atribuindo ao livro um valor cultural e simbólico. Criou a Ribas Editora e optou por publicações artesanais visando menor custo com material reaproveitado e reciclado.  É advogado, bacharel em Administração Hospitalar e especializado em Direito Previdenciário. Atualmente se dedica as duas atividades, o Direito e a Editoração.

Célia Regina Ignatios de Andrade é escritora, poeta e membro da Academia Itanhaense de Letras. Atualmente se divide entre a poesia e o haicai. Entre suas obras publicadas estão Pausa para o Café (2017), Novos Haikais (2016), Enquanto Canto (2016) e Haicais (2015). É graduada em Administração Hospitalar e Terapias Naturais.

Maraléia Menezes de Lima é bibliotecária graduada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Ribeirão Preto.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

Mais informações: (11) 3155-5444 • siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Importante: Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

mar
20
qua
2019
Fab Lab: como fazer livros artesanais – SERTÃOZINHO @Biblioteca Pública Municipal Dr. Antônio Furlan Júnior
mar 20@09:00 – 16:00

Oficina com Albino Ribas, Célia Andrade e Maraléia Menezes

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

Laboratório de aprendizado compartilhado para publicação de livros em pequena escala e baixo custo para promover a produção literária da sua comunidade.

OBJETIVOS

  • Oferecer à comunidade da biblioteca a oportunidade de autopublicação de livros com baixo custo de produção;
  • Apresentar conceitos editoriais e gráficos básicos e fornecer subsídios para a edição de livros de autores iniciantes;
  • Auxiliar no processo de produção do livro artesanal;
  • Contribuir para a criação de um Fab Lab (laboratório de fabricação), um espaço de criatividade, aprendizado, compartilhamento do conhecimento e produção literária dos autores locais;
  • Promover a sustentabilidade por meio de um movimento eco cultural, para a fabricação dos equipamentos e confecção dos livros.

 

CONTEÚDO E PROGRAMA

  • Fundamentação do design do livro – criação da capa, paginação, diagramação, escolha do papel, design para o livro, impressão e acabamento de forma artesanal;
  • Registro do livro – registro na Biblioteca Nacional – direitos autorais, ISBN, ficha catalográfica, custos, montagem artesanal e impressão, lançamento do livro;
  • Técnicas básicas de encadernação – etapas da confecção, sustentabilidade, equipamentos e utensílios.

 

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura, e escritores independentes.

Albino Ribas é criador do projeto Livro Alternativo, que tem como um dos objetivos escapar à lógica convencional de produção, atribuindo ao livro um valor cultural e simbólico. Criou a Ribas Editora e optou por publicações artesanais visando menor custo com material reaproveitado e reciclado.  É advogado, bacharel em Administração Hospitalar e especializado em Direito Previdenciário. Atualmente se dedica as duas atividades, o Direito e a Editoração.

Célia Regina Ignatios de Andrade é escritora, poeta e membro da Academia Itanhaense de Letras. Atualmente se divide entre a poesia e o haicai. Entre suas obras publicadas estão Pausa para o Café (2017), Novos Haikais (2016), Enquanto Canto (2016) e Haicais (2015). É graduada em Administração Hospitalar e Terapias Naturais.

Maraléia Menezes de Lima é bibliotecária graduada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Ribeirão Preto.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

Mais informações: (11) 3155-5444 • siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Importante: Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

mar
21
qui
2019
Fab Lab: como fazer livros artesanais – ESPÍRITO SANTO DO PINHAL @Biblioteca Pública Infantojuvenil Thiago H. Tonon Salvi
mar 21@09:00 – 16:00

Oficina com Albino Ribas, Célia Andrade e Maraléia Menezes

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

Laboratório de aprendizado compartilhado para publicação de livros em pequena escala e baixo custo para promover a produção literária da sua comunidade.

OBJETIVOS

  • Oferecer à comunidade da biblioteca a oportunidade de autopublicação de livros com baixo custo de produção;
  • Apresentar conceitos editoriais e gráficos básicos e fornecer subsídios para a edição de livros de autores iniciantes;
  • Auxiliar no processo de produção do livro artesanal;
  • Contribuir para a criação de um Fab Lab (laboratório de fabricação), um espaço de criatividade, aprendizado, compartilhamento do conhecimento e produção literária dos autores locais;
  • Promover a sustentabilidade por meio de um movimento eco cultural, para a fabricação dos equipamentos e confecção dos livros.

 

CONTEÚDO E PROGRAMA

  • Fundamentação do design do livro – criação da capa, paginação, diagramação, escolha do papel, design para o livro, impressão e acabamento de forma artesanal;
  • Registro do livro – registro na Biblioteca Nacional – direitos autorais, ISBN, ficha catalográfica, custos, montagem artesanal e impressão, lançamento do livro;
  • Técnicas básicas de encadernação – etapas da confecção, sustentabilidade, equipamentos e utensílios.

 

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura, e escritores independentes.

Albino Ribas é criador do projeto Livro Alternativo, que tem como um dos objetivos escapar à lógica convencional de produção, atribuindo ao livro um valor cultural e simbólico. Criou a Ribas Editora e optou por publicações artesanais visando menor custo com material reaproveitado e reciclado.  É advogado, bacharel em Administração Hospitalar e especializado em Direito Previdenciário. Atualmente se dedica as duas atividades, o Direito e a Editoração.

Célia Regina Ignatios de Andrade é escritora, poeta e membro da Academia Itanhaense de Letras. Atualmente se divide entre a poesia e o haicai. Entre suas obras publicadas estão Pausa para o Café (2017), Novos Haikais (2016), Enquanto Canto (2016) e Haicais (2015). É graduada em Administração Hospitalar e Terapias Naturais.

Maraléia Menezes de Lima é bibliotecária graduada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Ribeirão Preto.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

Mais informações: (11) 3155-5444 • siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Importante: Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

mar
26
ter
2019
A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz – VOTUPORANGA @Biblioteca Pública Municipal Castro Alves
mar 26@09:00 – 16:00

Curso com Goimar Dantas.

INSCRIÇÕES A PARTIR DE 25/2.

Reflexões, exercícios e ações para aprimorar a mediação e à propagação do gosto pela leitura em sua comunidade.

CONTEÚDO E PROGRAMA

  • Quem são os mediadores de leitura e qual o seu papel no processo de formação do leitor?;
  • Como se forma e quais as funções de um mediador de leitura?;
  • Como se preparar para ser um bom mediador de leitura?;
  • Formação de leitores: uma construção social;
  • Literatura utilitária: os primórdios das histórias orais;
  • Os contadores de histórias: vocação e aquisição;
  • Leitura, identidade e transformação: quem somos quando lemos?;
  • A literatura infantojuvenil: conceitos e aspectos de um gênero que vive sua idade de ouro;
  • Panorama da literatura no Brasil de hoje: mercado, autores, ilustradores, editoras;
  • Literatura no ciberespaço.

 

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura.

Goimar Dantas é jornalista, roteirista, escritora e palestrante. Tem nove livros publicados e em 2011 foi finalista do Prêmio Jabuti. Dentre seus livros estão: Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014), Estrelas são pipocas e outras descobertas (Cortez Editora/2013), Minha boca está pelada! (Escrita Fina/2013) e Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora/2011). Saiba mais em www.goimardantas.com.br.

 

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

Mais informações: (11) 3155-5444 • siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Importante: Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

mar
27
qua
2019
A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz – GUARARAPES @Biblioteca Pública Municipal Guilherme de Almeida
mar 27@09:00 – 16:00

Curso com Goimar Dantas.

INSCRIÇÕES A PARTIR DE 25/2.

Reflexões, exercícios e ações para aprimorar a mediação e à propagação do gosto pela leitura em sua comunidade.

CONTEÚDO E PROGRAMA

  • Quem são os mediadores de leitura e qual o seu papel no processo de formação do leitor?;
  • Como se forma e quais as funções de um mediador de leitura?;
  • Como se preparar para ser um bom mediador de leitura?;
  • Formação de leitores: uma construção social;
  • Literatura utilitária: os primórdios das histórias orais;
  • Os contadores de histórias: vocação e aquisição;
  • Leitura, identidade e transformação: quem somos quando lemos?;
  • A literatura infantojuvenil: conceitos e aspectos de um gênero que vive sua idade de ouro;
  • Panorama da literatura no Brasil de hoje: mercado, autores, ilustradores, editoras;
  • Literatura no ciberespaço.

 

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura.

Goimar Dantas é jornalista, roteirista, escritora e palestrante. Tem nove livros publicados e em 2011 foi finalista do Prêmio Jabuti. Dentre seus livros estão: Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014), Estrelas são pipocas e outras descobertas (Cortez Editora/2013), Minha boca está pelada! (Escrita Fina/2013) e Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora/2011). Saiba mais em www.goimardantas.com.br.

 

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

Mais informações: (11) 3155-5444 • siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Importante: Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

mar
28
qui
2019
A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz – BAURU @Biblioteca Pública Municipal Rodrigues de Abreu
mar 28@09:00 – 16:00

Curso com Goimar Dantas.

INSCRIÇÕES A PARTIR DE 25/2.

Reflexões, exercícios e ações para aprimorar a mediação e à propagação do gosto pela leitura em sua comunidade.

CONTEÚDO E PROGRAMA

  • Quem são os mediadores de leitura e qual o seu papel no processo de formação do leitor?;
  • Como se forma e quais as funções de um mediador de leitura?;
  • Como se preparar para ser um bom mediador de leitura?;
  • Formação de leitores: uma construção social;
  • Literatura utilitária: os primórdios das histórias orais;
  • Os contadores de histórias: vocação e aquisição;
  • Leitura, identidade e transformação: quem somos quando lemos?;
  • A literatura infantojuvenil: conceitos e aspectos de um gênero que vive sua idade de ouro;
  • Panorama da literatura no Brasil de hoje: mercado, autores, ilustradores, editoras;
  • Literatura no ciberespaço.

 

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura.

Goimar Dantas é jornalista, roteirista, escritora e palestrante. Tem nove livros publicados e em 2011 foi finalista do Prêmio Jabuti. Dentre seus livros estão: Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014), Estrelas são pipocas e outras descobertas (Cortez Editora/2013), Minha boca está pelada! (Escrita Fina/2013) e Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora/2011). Saiba mais em www.goimardantas.com.br.

 

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

Mais informações: (11) 3155-5444 • siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Importante: Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

abr
8
seg
2019
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) SISEB – Gestão da Informação Digital – Turma 2: abril-maio/2019
abr 8 – maio 12 dia inteiro

CURSO A DISTÂNCIA – GESTÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL

INSCRIÇÕES ENCERRADAS (TURMA 2).

IBERBIBLIOTECAS E FESPSP LANÇAM CURSO EAD GRATUITO
O Iberbibliotecas, programa do CERLALC/UNESCO em prol do livro e leitura nos países ibéricos, em conjunto com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), apoiados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado acabam de lançar o curso EAD gratuito Gestão da Informação Digital.

Só para bibliotecários
Voltado aos profissionais de bibliotecas de acesso público, o curso é derivado a partir da experiência da FESPSP com a especialização de gestores de informação na área digital que desde 2013, vem fornecendo suporte conceitual e prático para que seus alunos possam planejar e gerir sistemas de informação digitais. Os alunos saem capacitados em gerenciar de maneira eficaz a informação, considerando todos os seus aspectos e elementos essenciais.

Estrutura
O curso de 40 horas é composto por cinco disciplinas de 8 horas, que apresentam técnicas e ferramentas de planejamento aos profissionais da informação, possui as seguintes disciplinas:

  • Os usuários e serviços de informação digital;
  • Mídias sociais para serviços de informação;
  • Fundamentos da arquitetura da informação;
  • Curadoria de conteúdo e experiência do usuário;
  • Direito autoral.


Motivação
A informação e o conhecimento são considerados recursos das organizações modernas, e nas últimas décadas vêm sendo gerenciados como recursos estratégicos, tendo impacto direto na sustentabilidade organizacional.  

Com o advento da internet e dos inúmeros desdobramentos sociais e econômicos que a informação digital vem causando, destaca-se a necessidade de capacitar os profissionais para o perfeito entendimento do complexo processo de gestão da informação digital, da geração ao uso desta, em todas as suas etapas. Isto inclui um entendimento claro do papel das novas tecnologias de informação e comunicação.

Onde
Serão ofertadas vagas para todo Brasil e as inscrições devem ser feitas em www.eadgid.com.br

As aulas estarão disponíveis na plataforma do SisEB.

Pré-requisitos

  • Trabalhar em bibliotecas de acesso público
  • Ter ensino superior completo
  • Ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga


Atenção

  • Enviar a pré-inscrição online até 20 de janeiro de 2019
  • Ter sua pré-inscrição aprovada pela coordenação do curso


Mais informações:
eadgid@fespsp.org,br
www.eadgid.com.br

https://www.facebook.com/EADGIDGratuito/