Biblioteca Viva
 

EVENTO PRESENCIAL
5, 6 e 7 de julho

Inscrições on-line encerradas.
Novas inscrições presenciais no credenciamento.

Apresentação

“Culturas digitais: movimentos e possibilidades” é o tema da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva, que acontece de 5 a 7 de julho de 2022, em São Paulo. Com a presença de convidados nacionais e internacionais, a proposta do encontro é apresentar as diferentes formas de contato com o público proporcionadas pela tecnologia, contribuindo para a implantação de um modelo de gestão de bibliotecas híbrido, com total convergência entre o mundo físico e o mundo virtual.

Adaptar-se às novas demandas digitais não significa apenas oferecer e-books, equipamentos e acesso à internet. É preciso usar as ferramentas disponíveis para criar no ambiente on-line comunidades virtuais, com a oferta de serviços de curadoria de conteúdos e espaços abertos para a discussão de assuntos de interesse dos associados, além de compartilhamento de ideias e informações.

Entre os temas abordados no evento estão o acesso equitativo à informação por meio de produtos e serviços digitais, juventudes e cultura digital, a relação entre bibliotecas, leitura e literatura, novos caminhos para a participação digital de bibliotecas localizadas em áreas rurais e a criação de redes culturais colaborativas. Os encontros de 5 e 6 de julho serão realizados no Centro de Convenções Rebouças. Na tarde de 7 de julho serão realizados minicursos na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Criado em 2008, o Seminário integra um conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, sob a gestão da SP Leituras, organização social eleita este ano como a melhor ONG do Brasil na categoria Cultura. O SisEB tem como objetivo garantir aos cidadãos do Estado o direito à biblioteca e fazer com que cada equipamento tenha uma relação de impacto social efetiva com seus territórios e comunidades.

Governo do Estado de SP