/ governosp
Relatos sobre os desafios envolvidos na adaptação de atividades presenciais para o digital marcam sessão de pôsteres deste ano - Biblioteca Viva

Blog

Soluções criativas e inovadoras para situações inesperadas. A sessão de pôsteres da 12ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva, apresentada na última sexta-feira, 6 de agosto, trouxe um olhar sobre a atuação das bibliotecas durante a crise do COVID-19. Os impactos de experiências de leitura e bibliotecas na comunidade comprovaram o poder de adaptação de um setor dinâmico, que está sempre em movimento para enfrentar as adversidades.

Pôsteres são oportunidades para quem atua na promoção da leitura divulgar suas ações, contribuindo para a difusão de boas práticas que acontecem no universo das bibliotecas. Confira abaixo algumas das iniciativas apresentadas durante a sessão deste ano. Os vídeos completos das apresentações podem acessados pelo canal do YouTube do SisEB.

“Mesmo com o isolamento, não paramos com a biblioteca. Buscamos ferramentas e mecanismos que contemplassem os leitores e as ações foram um sucesso!” (Rosane Fagotti, gestora)

Pôster: Biblioteca de Pardinho e a pandemia: desafios e perspectivas – Biblioteca Pública de Pardinho / Instituto Jatobás / Centro Max Feffer – Cultura e Sustentabilidade | Pardinho/SP - Em abril de 2020, a biblioteca começou a oferecer uma ampla programação cultural virtual. Contações de histórias, oficinas de artes, poesia e escrita criativa, curso de formação de contadores de histórias e literatura do vestibular. Em sua reabertura parcial em outubro, foram implementados o serviço de drive-thru e a premiação de Leitor do Mês. Apesar da situação inesperada, a biblioteca obteve resultados positivos e surpreendentes. Foram 1218 pessoas passando pela biblioteca, 861 empréstimos feitos e quase 4 mil visualizações na programação online.