<\Blog
Confira como foi o último dia da 15ª edição do Seminário Biblioteca Viva na BSP
A Biblioteca de São Paulo (BSP) realizou, no último dia 12 de setembro, duas atividades que encerraram com chave de ouro a programação da 15ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva, que neste ano, fez uma imersão pelos caminhos da IA para inovação, colaboração e inclusão.
Os encontros foram uma oportunidade para o público interessado em aprofundar ainda mais os temas debatidos durante o Seminário, que ocorreu entre os dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo - celebrando seus 15 anos de história como um dos mais importantes eventos da área em toda a América Latina, além de marcar os 40 anos do SisEB.
Participantes de todo o Brasil lotam auditório da BSP para discutir clubes de leitura e utilização de IA em bibliotecas
Pela manhã, o “Fórum Rede Clubes de Leitura SisEB” reuniu o gestor de projetos angolano, Dilson Maria Cardoso, o pedadogo Bruninho Souza e a mediadora de clubes de leitura, Julia dos Santos Oliveira (UFSCAR), para um bate-papo instigante conduzido pelas mediadoras de leitura Charlene Lemos, Janine Durand e Luciana Gerbovic. Os convidados tiveram a oportunidade de contar suas experiências e projetos de clubes de leitura em diferentes contextos.
“Fórum Rede Clubes de Leitura SisEB" - 15o Seminário Internacional Biblioteca Viva
No mesmo dia, no período da tarde, o minicurso gratuito “Quais ferramentas de IA podem ser usadas em bibliotecas?” lotou o auditório e os espaços da BSP em uma atividade comandada pelo convidado internacional Philippe Colomb (Comitê Francês Internacional de Bibliotecas e Documentação, França), tendo como mediadora, Marina Rabelo, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas/MinC.
Auditório BSP: minicurso "Quais ferramentas de IA podem ser usadas em bibliotecas?”
Veja abaixo os melhores momentos do último dia do Seminário na BSP
Fórum discute clubes de leitura e seus impactos na sociedade
A potência da prática cultural da leitura coletiva, o papel dos clubes de leitura na formação de leitores e a importância das parcerias para implementar iniciativas dessa natureza, foram os temas centrais dos debates. Além disso, os palestrantes contaram sobre as motivações que os levaram a participar de projetos de leitura e literatura tão relevantes para a população.
Mediadoras: Charlene Lemos, Janine Durand
e Luciana Gerbovic (Crédito: Ricardo Matsukawa)
Bruno Souza: sonhos de expansão para o projeto da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, em Parelheiros, SP