Webinar sobre literatura brasileira tem inscrições abertas
Postado em 19 DE novembro DE 2020
Com foco no cenário atual da literatura brasileira, a palestra abordará as dinâmicas editorais de nossa época, desde a auto-edição por meio de livros artesanais e plataformas digitais, até a publicação através de grandes e pequenas editoras, além de questões e desafios para leitores, críticos e bibliotecas no acesso à produção literária contemporânea.
Marcelo Lotufo é crítico literário, prosador, tradutor, editor, doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Brown (Estados Unidos) e pesquisador pós-doutor em História da Literatura na Unicamp. Traduziu para as Edições Jabuticaba que tempos são estes e outros poemas, de Adrienne Rich, Os elétrons (não) são todos iguais, de Rosmarie Waldrop, e ‘Sotto Voce’ e outros poemas, de John Yau. Editou, para as Ediciones Santiago, o volume La selección: 11 poetas brasileños hoy. Trabalha como curador em eventos literários do Goethe-Institut São Paulo.
Tarso de Melo é poeta e ensaísta, doutor em Filosofia do Direito pela USP. É autor dos livros Íntimo desabrigo (Alpharrabio, Dobradura, 2017), Dois mil e quatrocentos quilômetros, aqui (com Carlos Augusto Lima; Luna Parque, 2018) e Rastros (martelo casa editorial, 2019), entre outros. Organizador de diversas obras coletivas, como Sobre poesia, ainda: cinco perguntas, cinquenta poetas (Lumme, 2019) e Antologia Poética CULT (2), e curador de atividades literárias em São Paulo.
Notícias
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026
Visita técnica ao Mundo do Circo reforça integração cultural no Parque da Juventude
Equipes da SP Leituras conheceram equipamento do Governo de São Paulo voltado a tradição circense
Postado em 22 DE abril DE 2026
Dia Nacional da Biblioteca celebra a transformação desses espaços ao longo do tempo
Lugar de convivência, criação, escuta e participação
Postado em 09 DE abril DE 2026
Mais livros, menos telas: o que a ciência diz sobre infância e leitura
No Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, dados mostram como o contato com os livros pode impactar o desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional das crianças
Postado em 03 DE abril DE 2026


