/ governosp
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)

Praler

O Praler - Prazeres da Leitura, criado em 2008, é um programa com a finalidade de promover e desenvolver o gosto pela leitura em populações pujantes que vivem em territórios com características de vulnerabilidade social. É realizado em parceria com organizações interessadas em implantar e/ou ampliar ações de leitura e literatura junto a seus públicos. As estratégias de mediação variam de acordo com as necessidades dos grupos-alvo.

O Praler contribui para incentivar a leitura e a formação de comportamentos leitores, bem como garantir a prática da democracia cultural em espaços públicos não destinados para tal fim, como asilos, hospitais, orfanatos, albergues, casas de saúde, presídios e organizações comunitárias. O programa prevê a doação de um acervo de publicações variadas e a realização de intervenções seriadas conduzidas por atores locais e facilitadores com experiência em mediação cultural e de leitura.

Outro princípio do programa é que ele seja campo de experiência de ações de extensão de bibliotecas vivas para as mais de 600 unidades integrantes do SisEB.

O objetivo principal do programa é que a biblioteca, a literatura, os livros e a leitura sejam instrumentos transformadores de processos individuais de recuperação social, de resgate da autoestima e da cidadania. As ações de mediação são realizadas com o intuito de deixar como legado para a organização parceira a permanência da prática leitora, o livre compartilhamento do acervo doado e o aprendizado sobre práticas de mediação de leitura, que pode ser replicado pelas próprias equipes.

Fotos – Ações 2012 a 2021.

Para saber mais: