17º Seminário Internacional Biblioteca Viva abre inscrições para edição dedicada às bibliotecas verdes
Postado em 14 DE maio DE 2026
Crédito: Divulgação Já estão abertas as inscrições para o 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva, que acontece nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2026, com o tema “Bibliotecas verdes: consciência socioambiental e ação cidadã”. O evento é gratuito e reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir o papel das bibliotecas diante dos desafios ambientais, sociais e culturais contemporâneos.
Nos dias 9 e 10 de junho, a programação será realizada no Centro de Convenções Rebouças, com palestras, mesas-redondas e apresentações de painéis e pôsteres digitais. Já no dia 11 de junho, as atividades acontecem na Biblioteca de São Paulo (BSP) e na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), com fóruns e cursos voltados à prática e à formação de profissionais da área.
Entre os destaques da programação estão debates sobre biodiversidade, sustentabilidade, oralidade, gestão socioambiental, inovação em bibliotecas e experiências internacionais voltadas à educação ambiental e à ação cidadã.
As inscrições para a programação geral já podem ser realizadas pelo site oficial do evento. Já as inscrições para os cursos do dia 11 de junho serão abertas na próxima segunda-feira.
Promovido pelo SisEB — Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, o Seminário Internacional Biblioteca Viva é uma das principais iniciativas brasileiras voltadas à reflexão sobre bibliotecas, leitura, formação e cidadania, reunindo profissionais, pesquisadores, gestores culturais, educadores e mediadores de leitura de diferentes regiões do país.
Serviço
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva
9 e 10 de junho de 2026
Centro de Convenções Rebouças
11 de junho de 2026
Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos
Evento gratuito
Programação completa e inscrições:
Seminário Internacional Biblioteca Viva
Notícias
Com 1071 participações de 127 municípios, 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva encerra edição sobre bibliotecas verdes e ação cidadã
Terceiro dia foi dedicado à formação técnica, com cursos e visitas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 12 DE junho DE 2026
Copa do Mundo FIFA 2026: Biblioteca de São Paulo é ponto de troca de figurinhas
Venha completar seu álbum
Postado em 11 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva debate sustentabilidade e marca o lançamento do selo editorial e audiovisual SP Leitores
Com mais de 400 participantes, primeiro dia do evento discutiu o papel transformador das bibliotecas públicas na crise socioambiental, segurança alimentar e saberes tradicionais
Postado em 10 DE junho DE 2026
Sarau da Juventude recebe edições especiais com Menino Zumbi e Lucas Afonso na BSP
Programação reúne poesia falada, performance e literatura periférica em dois encontros gratuitos na Biblioteca de São Paulo
Postado em 07 DE maio DE 2026


