Webinar sobre a retomada das bibliotecas pós-pandemia tem inscrições abertas
Postado em 11 DE maio DE 2020
O evento contará com Adriana Ferrari, Sueli Motta e Valéria Valls, com mediação de Pierre Ruprecht. A ideia é discutir quais cenários, experiências e práticas estão sendo construídos pelas bibliotecas para a retomada de serviços, ações e programação cultural. Afinal, quais são os debates sobre protocolos e estratégias adotados, tendo como base a heterogeneidade de públicos e propósitos da biblioteca contemporânea?
Confira o público-alvo da iniciativa: profissionais das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Leitura, Literatura e correlatas. Condições especiais de atendimento, como tradução em Libras, devem ser informadas na inscrição. O link de acesso à plataforma online será enviado um dia antes da atividade. O questionário de avaliação e o certificado serão encaminhados em até uma semana após a ação.
Confira detalhes sobre os palestrantes e o mediador:
Adriana Ferrari é bibliotecária, especialista em Sistemas de Informação e em Gestão da Qualidade. Foi diretora técnica da Biblioteca Florestan Fernandes e do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. Como assessora na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, idealizou e coordenou o projeto da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca Parque Villa-Lobos. Atualmente é chefe técnica da Biblioteca Florestan Fernandes e presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab) e membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da International Federation of Library Associations (IFLA).
Sueli Motta é bibliotecária, com curso de extensão em Qualidade de Vida no Trabalho, e especialista em Gestão Empresarial. Atuou em biblioteca escolar e foi responsável pela implantação de bibliotecas técnicas em conglomerados nacional e multinacional. Atualmente está na gestão pública como superintendente de biblioteca da SP Leituras, gerenciando dois equipamentos estaduais indicados a prêmios nacionais e internacionais: a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, que recebem mensalmente mais de 40 mil visitantes.
Valéria Valls é doutora e mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Biblioteconomia e Documentação, com extensão universitária em Docência. Diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP), coordenadora acadêmica e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e docente de pós-graduação do Núcleo de Ciência da Informação na FaBCI/FESPSP. É membro do Conselho de Administração da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura e consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.
Pierre Ruprecht é administrador. Foi professor de Metodologia da Pesquisa na área de Comunicação. Coordenou a área de multimeios e formação na Fundação do Desenvolvimento Administrativo e ministrou cursos na área. Foi coordenador geral da assessoria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e gerente de planejamento e dirigente em empresas, entre elas a Editora Brasiliense e, mais recentemente, gerente de projetos na área cultural. É tradutor e, desde 2011, diretor executivo da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.
Notícias
Cinco livros escritos por mulheres que marcaram a poeta Mel Duarte
Audre Lorde, Upile Chisala, Carolina Maria de Jesus, Cidinha da Silva e Eveline Sin estão entre as autoras
Postado em 13 DE março DE 2026
Oscar 2026: grandes filmes do ano se inspiraram em grandes livros
Hamnet, Uma batalha após a outra, Frankenstein e Sonhos de trem mostram que relação de amor entre cinema e literatura segue produzindo ótimas obras.
Postado em 11 DE março DE 2026
Mês das mulheres: Natalia Timerman compartilha livros que marcaram sua vida
Escritora indica 5 obras escritas por mulheres
Postado em 06 DE março DE 2026
Sarau da Juventude fortalece protagonismo jovem e revela novos talentos
Por meio da poesia e de outras linguagens, coletivo de jovens constrói, junto com a Biblioteca de São Paulo, um espaço de expressão e fortalecimento de trajetórias.
Postado em 27 DE fevereiro DE 2026


