Webinar celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922
Postado em 05 DE julho DE 2021
Conheça os participantes
Antonio Agenor Briquet de Lemos é bibliotecário formado pelo antigo curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional, em 1957. Fez o mestrado na Loughborough University no Reino Unido, em 1977. Hoje aposentado, foi professor do departamento de Biblioteconomia da Universidade de Brasília. Exerceu cargos de direção, como o do Centro de Documentação do Ministério da Saúde, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Editora Universidade de Brasília. Fundou e manteve, de 1993 a 2017, a editora Briquet de Lemos / Livros e a Livraria de Arte.
Edmir Perrotti possui graduação em Letras Português e Francês (1971), mestrado (1984) e doutorado (1984) em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo, onde atualmente é docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Escola de Comunicações e Artes. É diretor científico do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação. Idealizador e curador do programa Quem Lê, Sabe Por Quê, destinado à formação de mediadores de leitura da rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e idealizador da Rede de Bibliotecas Interativas, da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo. É pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20, da Universidade de Coimbra.
Silvana Arduini é bibliotecária pela PUC-Campinas e atualmente está concluindo o doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em sua tese de doutorado, investigou a participação de Rubens Borba de Moraes na institucionalização da Biblioteconomia no Brasil. Desde 2015, está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Biblioeducação. Além do interesse em estudos relacionados à história da Biblioteconomia e formação cultural, faz parte do movimento sócio-educativo “Educar em tempos difíceis”, que discute problemáticas contemporâneas ligadas à educação, cultura e direitos humanos. Foi professora no Centro Paula Souza, onde atuou na estruturação do curso técnico de Biblioteca, e professora na Fainc, onde lecionou no curso de especialização em biblioteca escolar. Tem participado, na região de Campinas, de projetos ligados ao livro e à leitura no desenvolvimento das cidades.
Ivete Pieruccini é docente e pesquisadora, desde 2007, atuando como professora no curso de Biblioteconomia, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Realiza e orienta pesquisas científicas em Biblioeducação, área de estudos que trata das relações entre Biblioteconomia, Bibliotecas e Educação cultural, co-coordenando o Grupo de Pesquisa em Biblioeducação, inscrito no CNPq. Como bibliotecária da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, entre 1977 e 2005, coordenou unidades, dirigiu o Departamento de Bibliotecas Infantojuvenis e implantou o projeto Estação Memória, em 1997.
Confira o público-alvo: profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema. Haverá tradução simultânea em LIBRAS e o link para acesso à plataforma de transmissão do encontro será enviado, por e-mail, um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após o webinar.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


