Participe de atividade online sobre presença de escritoras negras nos acervos
Postado em 01 DE junho DE 2020O público-alvo do evento é composto por profissionais das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Leitura, Literatura e correlatas. Saiba mais sobre as palestrantes e o coletivo, a seguir:
Francilene Cardoso é graduada em Biblioteconomia pela UFMA, com doutorado na Escola de Serviço Social da UFRJ, mestrado em Ciência da Informação pela UFF e especialização em História da África e do Negro no Brasil pela Universidade Candido Mendes. É autora do livro O negro na biblioteca: mediação da informação para construção da identidade negra, publicado em 2015.
Neide Almeida é escritora, poeta, educadora, pesquisadora, produtora e gestora cultural. Socióloga pela FESPSP, mestre em Linguística pela PUC-SP e especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelo Itaú Cultural. Atua na área de direitos humanos, especialmente no campo da leitura e das relações étnico-raciais. Trabalhou no programa Prazer em Ler do Instituto C&A, no Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, e atuou no GD do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo como membro da sociedade civil. Em 2018 integrou o júri final do Prêmio São Paulo de Literatura. É autora do livro de poesia Nós: 20 poemas e uma Oferenda (Ciclo Continuo Editorial, 2018).
Charlene Lemos é graduada em Biblioteconomia pela Unesp, mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP e diplomada em Gestión de Bibliotecas Públicas pela Universidad Alberto Hurtado (Chile). Coordenou a Biblioteca Pública Maria Firmina dos Reis e atualmente é coordenadora da Biblioteca Pública Raul Bopp, ambas da Prefeitura de São Paulo, e docente no curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Cultura e Informação, e organiza eventos literários, culturais com foco na participação comunitária, formando redes com o território local.
Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca
Carine Souza é graduanda em Letras, técnica em Biblioteconomia, revisora e preparadora de textos, produtora cultural e uma das idealizadoras do projeto Mulheres Negras na Biblioteca.
Juliane Sousa é formada em Letras pela Unifesp, produtora cultural, ambientalista, jornalista, apresentadora de rádio e televisão, roteirista, poeta e uma das responsáveis pelo projeto Mulheres Negras na Biblioteca.
Beatriz Gonçalves Nogueira dos Santos é graduanda em Biblioteconomia pela USP. Uma das responsáveis pela inclusão das temáticas “informação étnico-racial na Biblioteconomia” e “a importância da inclusão de obras de escritoras negras nos acervos das bibliotecas” na Semana de Biblioteconomia ECA -USP 2018.
Para mais informações sobre o webinar, envie um e-mail para siseb@spleituras.org Importante ressaltar que haverá tradução em LIBRAS e o link para acesso à plataforma online do evento será enviado um dia antes da atividade. Fique por dentro das atividades do SisEB em nossas redes sociais (https://www.facebook.com/sisebsp/ e https://www.instagram.com/siseb.sp) e também em http://siseb.sp.gov.br/agenda/. Vale acrescentar que o nosso canal no Youtube conta com vários vídeos de outros encontros que podem contribuir para que você aprofunde ou adquira novos conhecimentos: https://www.youtube.com/user/SisEBSP/videos.
.