Inscrições abertas para webinar sobre experiências de leitura nas prisões
Postado em 14 DE setembro DE 2020
O Webinar "Políticas de fomento à leitura nas prisões", do Festival Literário Libertas 2020, está com inscrições abertas (vagas limitadas). O evento será realizado em 30 de setembro, das 16h às 18h. E contará com a participação de Carla Caruso, Gih Trajano e Janine Durand, com mediação de Catia Lindemann. Na mesa-redonda, serão compartilhados aprendizados e práticas das diferentes e importantes iniciativas de fomento à leitura, e experiências de escrita e leitura em instituições brasileiras de privação de liberdade. Para fazer sua inscrição, clique aqui.
Saiba mais sobre os participantes:
Carla Caruso é escritora e ilustradora, formada em Letras pela PUC São Paulo. Atualmente, vive em Montevidéu, Uruguai, onde continua a escrever livros para o público brasileiro e a participar de projetos educativos e artísticos em escolas, bibliotecas, museus e centros culturais. É autora de diversos livros para o público infantil e juvenil. Recebeu alguns prêmios, entre eles, dois Jabuti: em 2010, pelo livro Almanaque dos Sentidos (Moderna) e, em 2016, pela obra Sete Janelinhas, meus primeiros sete quadros, coautoria com May Shuravel. Em 2012 e 2013, realizou oficinas e encontros de mediação de leitura na Penitenciária Feminina Sant’Ana e no Presídio Militar Romão Gomes. É uma das organizadoras da publicação Mentes Livres, resultado de ações e experiências do programa Praler – Prazeres da Leitura, com internos do Romão Gomes.
Gih Trajano conheceu a poesia ainda dentro do sistema penitenciário, participando semanalmente do Sarau Asas Abertas. Foi assim que descobriu seu talento para a improvisação e declamação. Hoje, apenas três anos depois, já publicou em três coletâneas poéticas, participou de diversas palestras, mesas e debates sobre literatura no cárcere, e é bicampeã do Slam do Grito. Integra o time do Sarau Asas Abertas, declamando poesia em suas visitas às unidades da Fundação CASA, sempre acreditando que a poesia pode transformar vidas.
Janine Durand é fundadora da Jnana Consultoria – Educação, Cultura e Redes, pedagoga pela FEUSP, com MBA em Economia pela FUNDACE/USP e especialização em Políticas Públicas pela Escola de Governo de São Paulo. Há 20 anos se dedica às áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos. Implementou 200 clubes de leitura em escolas, penitenciárias, livrarias, bibliotecas e espaços culturais. É idealizadora e articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leitura e pareceristas.
Catia Lindemann é bibliotecária ativista de Biblioteconomia Social, representante do colegiado do Livro, Leitura e Literatura do Estado do Rio Grande do Sul, e presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais e diretora de Comunicação e Publicação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários e Instituições (Febab).
O público-alvo é formado por profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Mais informações pelo e-mail: siseb@spleituras.org.
Haverá tradução simultânea em Libras. Importante acrescentar que o link para acesso à plataforma será enviado um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após o evento.
Saiba mais sobre este e outros eventos do SisEB, clicando aqui.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


