Garanta sua vaga para webinar sobre ações nos EUA e no Brasil
Postado em 17 DE maio DE 2021A mesa-redonda visa conectar experiências e projetos realizados nos Estados Unidos e no Brasil, com debates sobre ações e possibilidades de formação de comportamentos leitores e de incentivo à leitura de obras de autoras negras. E as inscrições gratuitas estão abertas. Para fazer a sua, clique aqui. As vagas são limitadas e a atividade tem como público-alvo as equipes e públicos das organizações parceiras do programa Praler – Prazeres da Leitura, e profissionais das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Leitura, Literatura e outros interessados.
Para mais informações, envie um e-mail para siseb@spleituras.org. Importante acrescentar que haverá tradução simultânea em português e LIBRAS, e o link para acesso à plataforma será enviado no dia da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após a ação.
Saiba mais sobre os participantes
Ola Ronke (Estados Unidos) é artista e ativista comunitária, criadora do projeto The Free Black Women’s Library, uma biblioteca móvel radical e instalação biblio-interativa que se concentra exclusivamente na produção literária de mulheres negras, destacando a autoria que é frequentemente ignorada.
Carine Souza é técnica em Biblioteconomia, estudante de Letras, produtora cultural e idealizadora do projeto Mulheres Negras na Biblioteca. Atua também como revisora e preparadora de textos, certificada pela Universidade São Judas Tadeu e pela Universidade do Livro (Editora Unesp), onde também cursou produção editorial.
Semayat Oliveira é jornalista, escritora e documentarista pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais pela Universidade de São Paulo. Cofundadora do grupo jornalístico Nós, mulheres da periferia, atua há dez anos com foco em criar novos imaginários e narrativas sobre mulheres brasileiras, periferia e população negra. No âmbito da comunicação estratégica, atuou como coordenadora de comunicação no Instituto Vladimir Herzog entre 2018 e 2019.
Mulheres Negras na Biblioteca é um projeto de incentivo à leitura de obras de escritoras negras, idealizado e organizado por profissionais de Biblioteconomia e Letras, que se dedicam, desde 2016, a promover atividades culturais a fim de contribuir para a formação e aumento do público leitor de autoras negras, com o objetivo de tornar notável a importância da inclusão dessas obras nos acervos das bibliotecas.