Mês das mulheres: Natalia Timerman compartilha livros que marcaram sua vida
Postado em 06 DE março DE 2026
Crédito: Bob Wolfenson Comunicação SP Leituras.
No mês das mulheres, a Biblioteca de São Paulo convidou escritoras e leitoras para compartilhar obras de autoras que deixaram marcas profundas em suas trajetórias de leitura e escrita.
A primeira convidada é a escritora Natalia Timerman, autora de Copo Vazio e As pequenas chances, que selecionou cinco livros escritos por mulheres que a impactaram de maneiras diferentes: pela força da linguagem, pela capacidade de construir imagens duradouras ou pelo modo como transformam experiências íntimas em literatura.
Entre as escolhas está Hospício é Deus, de Maura Lopes Cançado. A obra impressiona pela proximidade radical com os limites da racionalidade: “Maura chega, com as palavras, o mais perto possível da loucura”, explica a escritora.
Outro título destacado é O que ela sussurra, de Noemi Jaffe, um livro que, segundo Natalia Timerman, constrói sua força justamente no que parece mais frágil. “Noemi consegue o feito de construir um livro sólido cujo fundamento é o ar: o sussurro”, afirma.
A literatura de Toni Morrison também aparece na lista, com O olho mais azul. Timerman lembra que o impacto do romance permaneceu por muito tempo depois da leitura. “Esse livro terrivelmente belo continuou vivo em mim por dias, meses, anos.”
Já Sobre a beleza, de Zadie Smith, é lembrado como uma leitura que provoca uma sensação rara de envolvimento total. “Eu não conseguia desgrudar do livro quando estava lendo. Carregava para cima e para baixo. Uma sensação tão boa quanto rara.”
A quinta indicação é O parque das irmãs magníficas (As malditas) de Camila Sosa Villada, obra cuja atmosfera permanece viva na imaginação da autora. “Consigo, até agora, passados anos da leitura, visualizar o parque, a casa, a dor e tudo o que não existe.”
As escolhas revelam um mapa afetivo de leitura que atravessa diferentes tradições literárias e estilos narrativos. Mais do que recomendações, são livros que continuam reverberando no tempo.
Você encontra os livros indicados no acervo da BSP, da BVL ou na BibliON.
Faça sua carteirinha hoje mesmo e mergulhe nessas leituras que transformam vidas.
A BSP é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela SP Leituras.
Notícias
Mês das mulheres: Bruna Kalil Othero compartilha cinco livros que marcaram sua trajetória
Cecília Meireles, Lygia Fagundes Telles, Carolina Maria de Jesus, Hilda Hilst e Amara Moira
Postado em 19 DE março DE 2026
Cinco livros escritos por mulheres que marcaram a poeta Mel Duarte
Audre Lorde, Upile Chisala, Carolina Maria de Jesus, Cidinha da Silva e Eveline Sin estão entre as autoras
Postado em 13 DE março DE 2026
Oscar 2026: grandes filmes do ano se inspiraram em grandes livros
Hamnet, Uma batalha após a outra, Frankenstein e Sonhos de trem mostram que relação de amor entre cinema e literatura segue produzindo ótimas obras.
Postado em 11 DE março DE 2026
Sarau da Juventude fortalece protagonismo jovem e revela novos talentos
Por meio da poesia e de outras linguagens, coletivo de jovens constrói, junto com a Biblioteca de São Paulo, um espaço de expressão e fortalecimento de trajetórias.
Postado em 27 DE fevereiro DE 2026


