Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Coaching dá dicas de comunicação para enfrentamento de conflitos

Postado em 13 DE maio DE 2020
A primeira turma do Coaching Comunicação e relacionamento interpressoal: conflito e cooperação reuniu-se, esta semana, em atividade online que rendeu aprendizados para a construção de habilidades comportamentais cada vez mais solicitadas no mundo organizacional. A doutora e mestre Ilíada de Castro comandou o encontro, que contou com participantes de diversas partes do Estado de São Paulo e ofereceu técnicas para que enfrentemos de forma mais eficiente situações cotidianas, ativando a escuta e trabalhando a colaboração.   

Ilíada ressaltou a importância de feedbacks eficazmente construídos, devidamente adaptados a cada interlocutor. Na opinião dela, é possível gerenciar conflitos, por exemplo, recuperando o papel do terceiro na resolução destas equações, utilizando alternativas desenvolvidas por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, citados durante o coaching (a saber: acomodar, competir, afastar, entrar em acordo ou colaborar). 

O objetivo do encontro foi o de oferecer ferramentas para que possamos criar ou aperfeiçoar as softskills, que são as habilidades comportamentais e competências subjetivas nesta troca interpessoal. O primeiro aspecto abordado, dentro da comunicação, foi o da escuta, que deve ser um exercício diário e constante com o centro da atenção no outro. É importante escutar também o "não dito", como frisou Ilíada. As emoções e as necessidades implícitas vão além das palavras, acrescentou. A empatia surge então como fator de destaque para que o resultado na transmissão da mensagem seja saudável e efetivo. "Olhe para a outra pessoa", disse ela, sinalizando um aspecto simples e muitas vezes esquecido.

A confusão entre o pessoal e o profissional também foi abordada no que se refere aos feedbacks, que, segundo Ilíada, devem ser encarados sempre como "presentes". O resultado almejado passa pela colaboração, ou seja, ajudar o outro a chegar ao que a empresa, o projeto ou a equipe sinalizam como necessidade. Neste sentido, foram apresentadas ferramentas e exercícios para que os participantes pusessem em prática o aprendizado. Quer saber mais? Confira um dos vídeos que ela indicou aos alunos: O poder de escutar, de William Ury.

Ilíada de Castro é doutora e mestre pela ECA-USP, professora de cursos de pós-graduação da Fundação Vanzolini, Programa de Educação Continuada em Engenharia da Escola Politécnica (PECE-USP) e Fundação Instituto de  Administração (FIA). Ela atua como formadora de técnicas de apresentação em público in company na Mattel do Brasil, Motorola, Votorantim, Willis Tower Thompson, Marinha do Brasil, CCEE, entre outras organizações. Ilíada ganhou duas vezes o prêmio de Melhor Professor no curso de especialização em Gestão de Projetos da Fundação Vanzolini e, em 2019, foi premiada com o certificado de excelência didática pela FIA Business School.

A primeira turma do coaching se encontrou em 12 de maio; a segunda em 13 de maio e a terceira terá sua vez no dia 14. Fique de olho na nossa programação, clicando aqui, e inscreva-se para as próximas oportunidades de aprendizado e debate, promovidas pelo SisEB.

Confira a galeria de imagens dos encontros:

Turma 1

[gallery size="large" ids="18151,18150,18153"]

 

Turma 2

[gallery size="full" ids="18162,18163,18160"]

Turma 3

[gallery size="full" ids="18168,18166,18167"]
Cadastre-se para receber novidades sobre eventos, capacitações e outras atividades gratuitas do SisEB
Patrocinadores

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.