Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

#9 Pense em ações que respeitem a privacidade

Postado em 16 DE novembro DE 2023

Os últimos informativos concentraram-se em ajudar os usuários e as usuárias da biblioteca a se manterem seguros on-line por meio de uma boa higiene digital (#7 – Ajude usuários e usuárias da biblioteca a se protegerem on-line) e como ter uma boa segurança cibernética nas bibliotecas (#8 – Verifique sua segurança cibernética).

No cerne da segurança cibernética, em particular, está o esforço para evitar o acesso não autorizado, ou o uso de informações importantes, incluindo, é claro, as informações pessoais.

Uma boa maneira de reduzir esse risco é, em primeiro lugar, diminuir a quantidade de informações pessoais que são coletadas e armazenadas. Ou seja, quanto menos informações tiver, menos perderá!

A própria IFLA emitiu uma declaração sobre o assunto em 2015e muitos trabalhos bons têm sido feitos em instituições e associações ao redor do mundo para promover boas práticas neste quesito.

Aqui vão alguns princípios-chave já estabelecidos, e que podem servir de base para reflexão como parte deste exercício:

  • Reflita sobre as atividades que você realiza e que envolvam a coleta de dados pessoais. Isso inclui informações sobre as pessoas (nomes, endereços, etc.) e/ou sobre seu comportamento.
  • Reflita sobre sua real necessidade de coletar e utilizar esses dados (e, claro, se você recebeu permissão para tal) e consulte a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
  • Pense no modo como armazena esses dados. Eles estão em um local seguro (certamente não no Google Docs)? Quanto tempo leva para excluí-los?
  • Pense se os serviços de terceiros podem envolver coleta de dados, como bancos de dados, outros serviços, ou até mesmo um simples acesso à internet. Os termos de acesso a esses serviços aumentam sua privacidade? Está se certificando de que as configurações mais privadas sejam a configuração padrão, por exemplo, nos seus navegadores?

Caso precise coletar dados para monitorar e melhorar seu desempenho, pense em como fazer isso de uma forma que maximize o anonimato e dê aos usuários uma escolha relevante sobre a participação, além de garantir que os dados não fiquem guardados por mais tempo do que o necessário.

Cadastre-se para receber novidades sobre eventos, capacitações e outras atividades gratuitas do SisEB
Patrocinadores

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.