Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

#5 Use as análises das redes sociais para mensurar o alcance da biblioteca

Postado em 21 DE setembro DE 2023

Nosso último informativo explorou alguns dos primeiros passos que podem ser tomados para decidir como usar os diferentes tipos de redes sociais para promover o trabalho da biblioteca de maneira mais eficaz.

Também falamos sobre o valor de se explorar as ferramentas analíticas disponíveis em diversas plataformas. Esta postagem vai um pouco além nesse quesito, devido à grande utilidade dessa ferramenta, para que você saiba como a biblioteca está se saindo, além de obter insights sobre o que funciona e o que não funciona.

Se analisarmos a maioria das plataformas de rede social, veremos que elas oferecem uma opção de análise de desempenho. Essas análises fornecem dados – por post, por tempo, ou ambos – sobre os seguintes itens:

• Número de seguidores (quantidade de pessoas que demonstraram interesse na biblioteca e, portanto, tem maior probabilidade de ver o conteúdo nos feeds).

• Número de pessoas alcançadas (quantidade de pessoas que viram o post da biblioteca).

• Número de impressões (total de vezes que o post foi visto – pode incluir pessoas que visualizaram mais de uma vez).

• Número de engajamentos (cliques, compartilhamentos, curtidas, etc.).

Pense em seus objetivos para saber como utilizar essas análises. Se está simplesmente tentando chamar a atenção para as coleções impressas e digitais da biblioteca, como parte de uma campanha de comunicação mais ampla, o alcance e as impressões são valiosos. Se deseja que as pessoas acessem o site, então os cliques são o mais importante, inclusive como compartilhamento de visualizações.

Além da análise das redes sociais, é possível usar outras ferramentas para avaliar o impacto do seu trabalho nas redes. As análises de websites (recomendamos utilizá-las respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoaispodem fornecer informações sobre o número de pessoas que acessaram o site da biblioteca a partir de distintas redes sociais.

E, claro, também é possível perguntar aos participantes da programação cultural como eles ficaram sabendo das atividades, e incluir as redes sociais entre as opções.

Esta é uma área rica e, felizmente, já há ótimos recursos disponíveis. O webinar Marketing em mídias sociais para bibliotecas, organizado pelo SisEB, é um exemplo muito útil.

Além dos recursos voltados para bibliotecas, há muitos outros: Facebook Insights, Twitter Analytics, LinkedIn Analytics e Instagram Insights.

Boa sorte!

Cadastre-se para receber novidades sobre eventos, capacitações e outras atividades gratuitas do SisEB
Patrocinadores

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.