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#5 Use as análises das redes sociais para mensurar o alcance da biblioteca

Postado em 21 DE setembro DE 2023

Nosso último informativo explorou alguns dos primeiros passos que podem ser tomados para decidir como usar os diferentes tipos de redes sociais para promover o trabalho da biblioteca de maneira mais eficaz.

Também falamos sobre o valor de se explorar as ferramentas analíticas disponíveis em diversas plataformas. Esta postagem vai um pouco além nesse quesito, devido à grande utilidade dessa ferramenta, para que você saiba como a biblioteca está se saindo, além de obter insights sobre o que funciona e o que não funciona.

Se analisarmos a maioria das plataformas de rede social, veremos que elas oferecem uma opção de análise de desempenho. Essas análises fornecem dados – por post, por tempo, ou ambos – sobre os seguintes itens:

• Número de seguidores (quantidade de pessoas que demonstraram interesse na biblioteca e, portanto, tem maior probabilidade de ver o conteúdo nos feeds).

• Número de pessoas alcançadas (quantidade de pessoas que viram o post da biblioteca).

• Número de impressões (total de vezes que o post foi visto – pode incluir pessoas que visualizaram mais de uma vez).

• Número de engajamentos (cliques, compartilhamentos, curtidas, etc.).

Pense em seus objetivos para saber como utilizar essas análises. Se está simplesmente tentando chamar a atenção para as coleções impressas e digitais da biblioteca, como parte de uma campanha de comunicação mais ampla, o alcance e as impressões são valiosos. Se deseja que as pessoas acessem o site, então os cliques são o mais importante, inclusive como compartilhamento de visualizações.

Além da análise das redes sociais, é possível usar outras ferramentas para avaliar o impacto do seu trabalho nas redes. As análises de websites (recomendamos utilizá-las respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoaispodem fornecer informações sobre o número de pessoas que acessaram o site da biblioteca a partir de distintas redes sociais.

E, claro, também é possível perguntar aos participantes da programação cultural como eles ficaram sabendo das atividades, e incluir as redes sociais entre as opções.

Esta é uma área rica e, felizmente, já há ótimos recursos disponíveis. O webinar Marketing em mídias sociais para bibliotecas, organizado pelo SisEB, é um exemplo muito útil.

Além dos recursos voltados para bibliotecas, há muitos outros: Facebook Insights, Twitter Analytics, LinkedIn Analytics e Instagram Insights.

Boa sorte!

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