Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

#4 Desenvolva um plano para as redes sociais

Postado em 06 DE setembro DE 2023

Na primeira rodada de informativos da série Práticas de 10 minutos da biblioteca digital, nos concentramos em como é possível utilizar ferramentas digitais para chamar a atenção sobre a biblioteca e seus serviços.

Vimos como melhorar a visibilidade por meio da Wikipédia e das ferramentas de mapeamento, além de explicar como pode ser fácil a biblioteca ser encontrada por meio de mecanismos de busca. Na última postagem, mencionamos o valor de pensar também sobre os mecanismos de busca dentro das plataformas de redes sociais.

Está claro que a presença nas redes sociais significa mais do que apenas fazer sua biblioteca ser localizada. Quando bem utilizadas, elas podem ser uma ótima maneira de envolver os usuários e as usuárias e trazê-los/as para a biblioteca ou, pelo menos, para o site.

O quarto exercício se concentra em reservar um tempo para a criação de um plano para as redes sociais da biblioteca.

As principais perguntas a se considerar incluem:

  • Quais públicos pretende atingir? Seu foco está na comunicação com seus usuários e suas usuárias? Quem são eles e elas? Gostaria de atingir grupos adicionais? Caso esteja começando, faz sentido começar pelos frequentadores atuais.Considere também o que deseja obter com a presença da biblioteca nas redes sociais.
  • Quais canais fazem mais sentido para você? Se forem profissionais, o LinkedIn ser a melhor plataforma. Os usuários do Facebook tendem a ser mais velhos, enquanto os mais jovens usam o Instagram. Pense também em redes como Telegram, Signal e WhatsApp, que são usadas para compartilhar notícias e informações.
  • Explore as ferramentas analíticas disponíveis nas plataformas. Essas informações podem oferecer lições interessantes sobre quais posts terão maior impacto. Fatores como o tema da postagem, o estilo, o uso de imagens e até o horário podem desempenhar um papel importante.
  • Crie conteúdo para posts regulares, mas de forma sustentável em termos de tempo e esforço. Com a experiência, você aprenderá mais sobre o que funciona ou não.
  • Esteja disponível para interagir com os seguidores e as seguidoras das redes sociais da biblioteca, esta pode ser uma excelente forma de criar vínculos. A biblioteca também pode seguir outras pessoas e organizações de maneira proativa, inclusive aquelas que podem divulgar a unidade.
  • Não se esqueça de trazer as pessoas para o site da biblioteca! Embora as redes sociais busquem chamar a atenção, seu objetivo deve ser fazer com que as pessoas se envolvam com os recursos e serviços oferecidos.

Felizmente, há muitos recursos bons, além de trabalhos apresentados na sessão de Gestão e Marketing das edições do Congresso Mundial de Bibliotecas e Informação da IFLA.

Também há muitos recursos on-line que podem ser consultados. Obviamente, recorremos a alguns deles para preparar este informativo: Super Library Marketing, bookriot.com, Open Education Database. Dê uma olhada e veja se algumas dessas dicas funcionam pra você.

Bom trabalho!


Cadastre-se e receba
nossa Newsletter

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.