Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

#13 Explore as ferramentas digitais de gestão de trabalho

Postado em 11 DE janeiro DE 2024

Os últimos informativos abordaram as ferramentas disponíveis para apoiar a produtividade e a eficácia, com a edição de hoje discorrendo sobre o gerenciamento do próprio trabalho, bem como de projetos colaborativos.

Isso pode ser particularmente importante quando se gerencia uma carga de trabalho complexa e variada. Em tais situações, pode ser muito fácil confiar em um mar de post-its, ou simplesmente lidar com as questões que pareçam mais urgentes, em vez de recuar e adotar uma perspectiva mais ampla. Não obstante, isso pode levar ao esquecimento de atividades, em particular daquelas mais estratégicas e de longo prazo.

Portanto, pode ser útil ter uma melhor visão geral das tarefas a serem realizadas para compreender se é necessário sequenciá-las ou priorizá-las.

Muitas ferramentas digitais são derivadas do mundo da gestão de projetos, onde há prazos a serem cumpridos e obrigações a serem entregues.

Um exemplo bem conhecido é o Trello, usado por uma ampla variedade de empresas e órgãos públicos para apoiar o trabalho em equipe. Ele pode servir como uma loja de conveniência para obtenção de diferentes informações necessárias para todos os envolvidos, ou para gerenciamento de tarefas. Pode-se, por exemplo, estabelecer tarefas a ser realizadas, em andamento e concluídas, além de atribuir responsabilidades, por meio de uma ferramenta conhecida como quadro Kanban.

Entre as opções gratuitas há o Notion, que oferece várias maneiras de organizar o trabalho, desde o acompanhamento de reuniões e pontos de ação, listas de contatos, entre outras. Ele tem sido usado de forma eficaz por equipes que realizam o advocacy, por exemplo.

As ferramentas Asana e Bitrix24 também possuem opções gratuitas e modelos similares existem aos montes, basta procurar e escolher.

Cadastre-se para receber novidades sobre eventos, capacitações e outras atividades gratuitas do SisEB
Patrocinadores

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.