/ governosp
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)

Viagem Literária chega ao fim com muita história para contar

Postado em 16 DE novembro DE 2021

Magia, alegria, diversão, música, brincadeiras e muitas histórias. A 13ª edição do programa Viagem Literária chega ao fim com o módulo Contação de Histórias: Contos Populares e já deixa saudades. Durante o mês de outubro, 15 grupos de narradores percorreram mais de 12 mil quilômetros levando na bagagem os personagens e os mundos extraordinários presentes na cultura popular brasileira.

 

Ao todo, foram 122 apresentações presenciais, mais duas virtuais, reunindo um público de mais de 6 mil pessoas, entre adultos e crianças. Os eventos ocorreram em 61 bibliotecas públicas, espalhadas por 60 cidades do Estado de São Paulo.

 

A trupe de renomados contadores encarregada de encantar os convidados e disseminar a nossa tradição oral foi: Ademir Apparício Júnior, Alicce Oliveira, Arô Ribeiro, Camila Genaro, Cia. Bisclof, Cia. Mapinguary, Heidi Monezzi, Ih, Contei!, Irene Tanabe, Kika Farias, Lígia Borges, Mandingueiras da Pracinha, Os Tapetes Contadores de Histórias, Sandra Guzmán e Vinícius Mazzon.

 

A realização desse módulo do Viagem Literária só foi possível por conta do apoio recebido do Governo Federal, do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura. Durante as contações presenciais foram respeitados todos protocolos sanitários, em função da pandemia de Covid-19 e em respeito às mais de 600 mil histórias perdidas no país nesse período. A 13ª edição começou com o módulo de Poesia, realizado em novembro de 2020.


Desde a sua criação em 2008, o Viagem Literária já percorreu 224 municípios paulistas e reuniu 220 convidados, que dialogaram com mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outros eventos que fizeram o conhecimento e o afeto circularem no território estadual.

Para quem ficou com gostinho de quero mais, nossa próxima edição será especial. Afinal, o Viagem Literária completará, em 2022, 15 anos de atividades, com muita energia e disposição para encarar mais e mais quilômetros de estrada. Nos vemos em breve!


Para mais informações sobre as atividades realizadas no módulo Contação de Histórias: Contos Populares, acesse o site do Viagem Literária