SP Leituras participa de conferência internacional
Postado em 26 DE maio DE 2021
Esta conferência tem como enfoque central vislumbrar “Horizontes e perspectivas da Língua Portuguesa”. O tema será tratado através de cinco eixos: políticas públicas para a promoção da leitura; a diversidade na escrita literária em Língua Portuguesa; o ensino da Língua Portuguesa em contexto de mobilidade; ciência, investigação e inovação em Língua Portuguesa e tecnologia e economias criativas: cenários emergentes em Língua Portuguesa.
Pierre André Ruprecht participou da conferência dentro do eixo que trata das políticas públicas e sua relação com a promoção da leitura. Em sua apresentação, destacou as atividades propostas pela Biblioteca de São Paulo (BSP), Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) e Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo (SisEB), geridos pela SP Leituras.
Neste desafiante ano de pandemia e isolamento social, “ trouxemos atividades com as mais diversas linguagens, que serviram para atrair públicos de outras formas”, conta Pierre. Nas bibliotecas foram oferecidos saraus, encontros com escritores, oficinas de escrita e de HQs, além do trabalho essencial ligado à literatura oral e manuseio de livros. Entre os exemplos, também foram mencionados a biblioteca digital, os clubes de leitura e do audiolivro e as ações com jovens e crianças dentro das comunidades. Das realizações do SisEB, destacou o programa Viagem Literária, dedicado a promover diálogos e dinamizar a programação cultural das bibliotecas públicas municipais.
Segundo Ruprecht, embora o atual cenário traga aprendizados sobre novas formas de usar a tecnologia, as bibliotecas continuarão sendo esse lugar de palavra, de afeto, de pessoas. Um espaço para unir vozes e abrir caminhos.
Notícias
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026
Visita técnica ao Mundo do Circo reforça integração cultural no Parque da Juventude
Equipes da SP Leituras conheceram equipamento do Governo de São Paulo voltado a tradição circense
Postado em 22 DE abril DE 2026
Dia Nacional da Biblioteca celebra a transformação desses espaços ao longo do tempo
Lugar de convivência, criação, escuta e participação
Postado em 09 DE abril DE 2026
Mais livros, menos telas: o que a ciência diz sobre infância e leitura
No Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, dados mostram como o contato com os livros pode impactar o desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional das crianças
Postado em 03 DE abril DE 2026


