SP Leituras é a melhor ONG do Brasil na categoria de Cultura
Postado em 02 DE dezembro DE 2021A SP Leituras está entre as cem melhores organizações brasileiras do terceiro setor incluídas no Prêmio Melhores ONGs 2021. É a quarta vez consecutiva que a organização social conquista o reconhecimento, tendo como base os critérios de boa governança, transparência, comunicação e financiamento. Este ano, foi eleita também, a melhor ONG do Brasil na categoria de Cultura. A equipe julgadora é formada por professores, doutorandos, mestrandos da FGV, jornalistas e lideranças sociais. Este ano, apesar das dificuldades ainda impostas pela pandemia, o Prêmio teve um número recorde de inscrições: 1033 organizações, o que reforça a excelência do trabalho realizado pelas instituições vencedoras.
Segundo o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, o prêmio é um reconhecido atestado de qualidade de governança e de transparência, o que contribui para fortalecer a imagem da instituição e o diálogo com os parceiros e a sociedade de geral. Outro ponto relevante é que o prêmio serve como um guia para manter a organização em um contínuo processo de melhoria da gestão e da transparência. “Como anualmente as exigências e a concorrência do prêmio aumentam, entrar no rol das melhores ONGS do Brasil pela quarta vez consecutiva é um estímulo e um roteiro para melhorarmos nossa eficiência e eficácia na promoção da causa da leitura, do conhecimento e da biblioteca em favor da população”, diz.
A cerimônia oficial de premiação foi realizada no dia 9 de dezembro, às 18h, com transmissão pelo YouTube do Canal Futura. Os destaques nas categorias especiais por tipo de causa e melhor ONG entre todas foram revelados durante o evento. A novidade deste ano é o reconhecimento da melhor ONG de cada estado. Além das 100 melhores, já são reconhecidas a melhor de cada causa, as dez melhores de pequeno porte e a melhor entre elas. A lista completa dos vencedores está disponível no site premiomelhores.org.
O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Humanize e do Futura. Reconhece, desde 2017, o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações, ampliando a visibilidade do setor na medida em que se consolida como a principal referência em ONGs do país.
A intenção, além de reconhecer a relevância dos trabalhos prestados, é incentivar boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes. Por isso, desde 2019, todas as organizações participantes, inclusive as que não passaram da primeira fase, recebem devolutivas detalhadas com dicas práticas para serem implementadas no processo de gestão.