Secretário Sergio Sá Leitão lança BibliON na Biblioteca de São Paulo
Postado em 13 DE junho DE 2022A SP Leituras, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SECEC), lançou no dia 9 de junho, a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, com um acervo de mais de 15 mil títulos e uma vasta grade de atividades culturais, como clubes de leitura, podcasts, cursos e oficinas. O evento realizado na Biblioteca de São Paulo contou com a presença do Secretário da SECEC, Sergio Sá Leitão; do chefe de gabinete, Frederico Maia Mascarenhas; e do coordenador da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, Christiano Lima Braga.
A nova plataforma contém títulos dos mais variados gêneros, áreas de conhecimento e idiomas, no formato de e-books e audiolivros. Além de servir ao público final, a BibliON irá funcionar como braço digital para as cerca de 330 bibliotecas municipais que integram o Sistema Estadual de Biblioteca Públicas (SisEB), localizadas em 240 cidades do estado. Em uma área exclusiva, serão oferecidos cursos de capacitação e atualização para os profissionais de biblioteca. “No mundo, as bibliotecas públicas contemporâneas são o que há de mais moderno em termos de investimento em cultura e economia criativa. Mas, para que essa afirmação seja verdadeira, é necessário que os projetos sejam pensados para privilegiar não apenas o acervo como também – e principalmente – o usuário, por meio de uma oferta variada de serviços que levem o conhecimento além da leitura”, disse o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht. “É por isso que a essência da BibliON compreende o conceito de biblioteca digital, não em substituição às bibliotecas locais, mas de forma a integrar e aumentar o alcance do público.”
Segundo o secretário Sergio Sá Leitão, a nova plataforma tem o mesmo status e importância das bibliotecas estaduais e do SiSEB, sendo seu grande desafio incentivar o hábito da leitura. “No Brasil, 40% da população nunca leu um livro, por isso temos como meta reduzir esse índice ao disponibilizar o acervo da biblioteca digital a todas as regiões do estado”. Leitão também destacou que a BibliON servirá como porta de entrada para atrair o público para as atividades presenciais nos equipamentos físicos.
O Secretário de Cultura de Ilhabela, Marquinhos Guti, esteve presente ao evento e estava muito feliz com a oportunidade de aproximar as bibliotecas da cidade do público jovem. “Com o avanço da tecnologia é fundamental termos a oferta de livros também de modo virtual. Vamos trabalhar arduamente para divulgar a novidade para os 7 mil alunos da nossa rede de ensino”, disse.
Como usar
É muito fácil utilizar a BibliON. O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas durante 15 dias. Na BibliON é possível organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. A plataforma também oferece a possibilidade de acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. O sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para o dia ou para a noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.
Para utilizar o serviço gratuito, basta realizar um breve cadastro pelo site www.biblion.org.br ou pelo aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store. Já para saber das novidades, acesse as páginas da biblioteca nas redes sociais Facebook e Instagram.