Projeto da SP Leituras recebe fomento do 9º Concurso de Ajudas do Iberbibliotecas
Postado em 11 DE novembro DE 2021
O projeto Curso EaD SisEB: Mediação de Clubes de Leitura foi selecionado no 9º Concurso de Ajudas do Iberbibliotecas e receberá o valor de US$ 10 mil. Dirigido a profissionais de bibliotecas de todo o Brasil, o objetivo do curso é garantir formação qualificada para as equipes das bibliotecas públicas e comunitárias implementarem e disseminarem os clubes de leitura em suas regiões.
Segundo a gerente de Programas e Projetos da SP Leituras, Giovanna Sant’Ana, a seleção é um reconhecimento aos projetos desenvolvidos pela organização social e uma demonstração da relevância dos clubes de leitura para a formação de novos leitores no país. “O impacto social com a realização dos clubes dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, pois possibilita trabalhar a promoção do bem-estar e saúde mental dos participantes, a garantia de igualdade de acesso a pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, o apoio à alfabetização, a erradicação da pobreza cultural, entre outros”, explica.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
O curso na modalidade de Ensino a Distância, a ser realizado em 2022, terá duração de dois meses e a oferta de 360 vagas, divididas em duas turmas, sendo 30% delas para o Estado de São Paulo e 70% para os demais Estados. As inscrições abrem em janeiro e os pré-requisitos para candidatura e participação são: atuar em bibliotecas públicas e comunitárias brasileiras, possuir ensino superior completo ou em andamento, ter boas noções de informática e acesso à internet por banda larga.
Para formulação e organização dos conteúdos, a SP Leituras conta com a parceria de profissionais com larga experiência na implantação de clubes de leitura. A educadora e pedagoga Janine Durand é articuladora do programa Remição em Rede, líder do Comitê de Cultura do Grupo Mulheres do Brasil e colunista da revista Emília. Já implementou e apoiou centenas clubes de leitura, em escolas, presídios, espaços culturais, livrarias e bibliotecas públicas e comunitárias em todo território nacional. A advogada Luciana Gerbovic atua há dez anos como mediadora de clubes de leitura em espaços públicos (abrigos, escolas, bibliotecas e hospitais) e privados (Escrevedeira e outros centros culturais, condomínios, clubes sociais e residências).
Essa é a segunda vez que a SP Leituras tem um projeto contemplado no concurso. Em 2018, o Rede de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André, realizado via programa Praler – Prazeres da Leitura, também recebeu o auxílio para a execução da proposta.
Notícias
Cinco livros escritos por mulheres que marcaram a poeta Mel Duarte
Audre Lorde, Upile Chisala, Carolina Maria de Jesus, Cidinha da Silva e Eveline Sin estão entre as autoras
Postado em 13 DE março DE 2026
Oscar 2026: grandes filmes do ano se inspiraram em grandes livros
Hamnet, Uma batalha após a outra, Frankenstein e Sonhos de trem mostram que relação de amor entre cinema e literatura segue produzindo ótimas obras.
Postado em 11 DE março DE 2026
Mês das mulheres: Natalia Timerman compartilha livros que marcaram sua vida
Escritora indica 5 obras escritas por mulheres
Postado em 06 DE março DE 2026
Sarau da Juventude fortalece protagonismo jovem e revela novos talentos
Por meio da poesia e de outras linguagens, coletivo de jovens constrói, junto com a Biblioteca de São Paulo, um espaço de expressão e fortalecimento de trajetórias.
Postado em 27 DE fevereiro DE 2026


