Programa Lê no Ninho é destaque no 1º Simpósio Internacional da Literatura de Berço
Postado em 11 DE abril DE 2022A PUC-SP reuniu, no dia 31 de março, especialistas e pesquisadores do Brasil, Alemanha, Argentina e México para debater o papel da literatura no desenvolvimento e formação dos bebês. Organizado pela pós-graduação em Literatura e Crítica Literária, o 1º Simpósio Internacional da Literatura de Berço teve como objetivo discutir temas como as narrativas da tradição oral para bebês, a literatura e os livros-objeto, além de promover uma aproximação com as áreas correlatas de música, teatro e artes visuais.
O diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, foi convidado para participar da mesa Literatura e Práticas, ao lado da pedagoga Juliana Mutafi, da Secretaria Municipal de São Paulo, e da escritora e educadora Denise Guilherme, do Clube de Leitores A Taba. O encontro teve a mediação de Diana Martins, da Universidade do Minho, de Portugal.
Em sua apresentação, Pierre mostrou a experiência do programa Lê no Ninho realizado na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos, dirigido às crianças de 6 meses a 4 anos. A proposta é criar um momento de compartilhamento familiar e também entre os outros participantes em um ambiente de afetividade, envolvendo brincadeiras, contação de histórias, músicas e brinquedos. No final da atividade, os pais e cuidadores são convidados a levar emprestado os materiais usados na dinâmica para replicar a experiência em casa.
Uma das preocupações na fase de concepção do projeto era a utilização ou não de recursos digitais. “Percebemos rapidamente que os dispositivos eletrônicos não eram fonte importante para as crianças na primeira infância e resolvemos deixar as telas para quando elas já tivessem algum repertório para utilizá-las”, explica o executivo. A mediação da atividade é realizada pelos próprios profissionais da biblioteca, que seguem uma metodologia predefinida. Informações adicionais sobre o projeto e as formas de implantação estão disponíveis no material publicado pelo SisEB Notas de Biblioteca nº 11 – Guia da Leitura no Ninho e também no canal do YouTube. É possível assistir neste link o conteúdo completo da mesa de debates Literatura e Práticas.