Primeiro encontro do grupo de trabalho para a constituição de Governança do SisEB
Postado em 10 DE março DE 2020Christiano Braga, coordenador da UDBL (Unidade de Difusão, Bibliotecas e Leitura), iniciou o processo apresentando um plano de trabalho e atuação para construção de um conjunto de práticas que garantam o fortalecimento, a manutenção e a visibilidade da rede de bibliotecas do Estado de São Paulo.
Em um segundo momento, o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, traçou um panorama dos 35 anos de existência do SisEB e trouxe reflexões, desafios e a importância de um plano de desenvolvimento.
“Bibliotecas só sobrevivem se mudarem o foco para as pessoas e comunidades. O conceito de biblioteca viva se espalhou, mas a prática ainda é limitada”, diz Pierre.
Trazendo de forma prática a aplicação de um sistema em rede, Luiz Mizukami, do SISEM (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), apresentou as experiências e os aprendizados adquiridos com o sistema. Os mapeamentos de museus, pesquisas e diagnósticos do cenário foram, e ainda são, estratégicos para o fortalecimento do diálogo em rede.
Finalizando a parte da manhã, Cássio Martinho, jornalista e professor, palestrou sobre “Rede de bibliotecas e inteligência coletiva”. Apresentou conceitos teóricos sobre o padrão de organização em rede, as vantagens e as estratégias para colocar em prática um sistema resistente e autônomo e, a necessidade das ações terem um objetivo muito claro para todos os envolvidos no processo.
“Expandir os horizontes e ampliar as formas de conexão para aumentar o relacionamento das bibliotecas entre si. Conexão entre os agentes torna o processo robusto, forte e firme” afirma Cássio.
O dia seguiu com dinâmicas mediadas pela socióloga Amanda Leal, com foco em: desenvolver o potencial das redes de bibliotecas; gestão de redes e cooperação entre bibliotecas; o diálogo entre governança e inteligência coletiva; inovação e redes cooperativas. Os próximos encontros acontecerão em abril e maio com oficinas de cocriação, resultando em um conjunto de práticas que tem como objetivo aperfeiçoar e atender as demandas da rede de bibliotecas a longo prazo.
[gallery size="medium" ids="17748,17749,17750,17751,17752,17753,17755,17756,17757"]
PARTICIPANTES
- ANGELINA MOREIRA DE SOUZA - DIADEMA
- CLEMENCIA APARECIDA CANOAS DE ANDRADE - FRANCA
- DANIELA PEREZ DA GUARDA - CUBATÃO
- ELAINE MOREIRA MAGAROTTO - SÃO BERNARDO DO CAMPO
- GILBERTO GONÇALVES - COLINA
- JOSÉ LUIZ DE OLIVEIRA COUTINHO - BAURU
- JULIANA MORETTI LOUZADA - GARÇA
- KELLY GUIMARAES - SÃO BERNARDO DO CAMPO
- LEANDRO AMÉRICO APRILE - SERTÃOZINHO
- LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA - ITAPEVA
- MARIA ELIZABETH CALDELLAS PEDROSA - SÃO PAULO
- MARILENA NAKANO - SANTO ANDRÉ
- MURILO TOMIAZI MISAEL - PRESIDENTE PRUDENTE
- NELSON GAUDIOSO LISBÃO - JARINÚ
- OSVALDO CAVALIERE - ANHUMAS
- PAULO RICARDO BERNARDES LOPES - BIRIGUI
- RICARDO NAIA ROTHER - ILHABELA
- SILVIA BRANDAO CUENCA STIPP - VOTUPORANGA
- SILVIA CRISTINA PÓVOA - OURINHOS
- SUELI MOTTA - SÃO PAULO
- TALITA FLORIANO CAMPOS DELIS - ITAPETININGA
- VINICIUS CARLOS DA SILVA - PORTO FERREIRA
- DIEGO SILVA - SÃO PAULO
- ISABEL AYRES - SÃO PAULO
- MARCELO TORRES - SÃO PAULO