Potências Pretas
Postado em 19 DE novembro DE 2024
Neste mês da Consciência Negra, a Biblioteca Sinhá Junqueira de Ribeirão Preto promove, de 20 a 23 de novembro, o Festival Potências Pretas. Com o tema "Nós por Nós: Potências e Narrativas Negras", o evento pretende destacar as vozes, as histórias e a criatividade de artistas e intelectuais negros.
Em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), equipamento gerenciado pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, a programação contará com a presença de dois autores finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, Carlos Eduardo Pereira (Enquanto os dentes, 2017) e Davi Boaventura (Mônica vai jantar, 2019), além da escritora local Alma Aiye Dun.
Além destes três, outros grandes nomes da literatura, da música e das artes estão confirmados: Sérgio Vaz, Akins Kintê, Blues in Vain, Helena de Paula, Jéss Machado, Paina, Psiul Cria, Bakari, Nathalya Faria, DJ Shonda, Raquel Almeida, Slam Na Paz, Vinicius "Nego Doce", Leser Mc + Dj Goforit & Grupo Pó de Café, Funk Fockers, Fabricio Bispo, Kamila Andrade, CUFA Ribeirão e Aline Neli.
R. Duque de Caxias, 547 - Centro, Ribeirão Preto
Notícias
Cinco livros escritos por mulheres que marcaram a poeta Mel Duarte
Audre Lorde, Upile Chisala, Carolina Maria de Jesus, Cidinha da Silva e Eveline Sin estão entre as autoras
Postado em 13 DE março DE 2026
Oscar 2026: grandes filmes do ano se inspiraram em grandes livros
Hamnet, Uma batalha após a outra, Frankenstein e Sonhos de trem mostram que relação de amor entre cinema e literatura segue produzindo ótimas obras.
Postado em 11 DE março DE 2026
Mês das mulheres: Natalia Timerman compartilha livros que marcaram sua vida
Escritora indica 5 obras escritas por mulheres
Postado em 06 DE março DE 2026
Sarau da Juventude fortalece protagonismo jovem e revela novos talentos
Por meio da poesia e de outras linguagens, coletivo de jovens constrói, junto com a Biblioteca de São Paulo, um espaço de expressão e fortalecimento de trajetórias.
Postado em 27 DE fevereiro DE 2026






