O uso dos origamis como recurso pedagógico
Postado em 24 DE outubro DE 2022A arte milenar japonesa é a matéria-prima do trabalho da contadora de histórias Irene Tanabe. Em novembro, a artista irá compartilhar seu conhecimento no curso on-line Histórias Contadas com Origamis. A formação trabalhará as técnicas e possibilidades dos origamis como recurso pedagógico, lúdico e acessível, para serem usadas na narração e na contação de histórias em bibliotecas e espaços de leitura.
As aulas acontecem no dia 8 de novembro, das 15h30 às 16h30, e nos dias 9 e 10 de novembro, das 15h30 às 17h. O curso tem a carga horária de quatro horas e é dirigido aos profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, além de interessados no tema. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Para receber o certificado de participação é preciso frequentar 75% das aulas.
A oficineira Irene Tanabe é formada em jornalismo e atua como contadora de histórias, palestrante e mediadora de leitura há 20 anos. Foi contemplada por dois anos consecutivos pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (PROLER) e pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo (PROAC). Participou de eventos e festivais literários no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba e Ceará.