O uso dos origamis como recurso pedagógico
Postado em 24 DE outubro DE 2022
A arte milenar japonesa é a matéria-prima do trabalho da contadora de histórias Irene Tanabe. Em novembro, a artista irá compartilhar seu conhecimento no curso on-line Histórias Contadas com Origamis. A formação trabalhará as técnicas e possibilidades dos origamis como recurso pedagógico, lúdico e acessível, para serem usadas na narração e na contação de histórias em bibliotecas e espaços de leitura.
As aulas acontecem no dia 8 de novembro, das 15h30 às 16h30, e nos dias 9 e 10 de novembro, das 15h30 às 17h. O curso tem a carga horária de quatro horas e é dirigido aos profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, além de interessados no tema. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Para receber o certificado de participação é preciso frequentar 75% das aulas.
A oficineira Irene Tanabe é formada em jornalismo e atua como contadora de histórias, palestrante e mediadora de leitura há 20 anos. Foi contemplada por dois anos consecutivos pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (PROLER) e pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo (PROAC). Participou de eventos e festivais literários no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba e Ceará.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


