O livro e a rosa, juntos, no cartaz comemorativo ao Dia Mundial do Livro
Postado em 23 DE abril DE 2019
Esta data foi escolhida com base numa tradição catalã muito antiga, segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge, e recebem em troca um livro.
Além disso, esta é a data de falecimento de dois grandes autores da literatura: Shakespeare e Cervantes. Comemorar a efeméride neste dia é também prestar uma homenagem aos escritores que tanto contribuíram para a cultura de seus países, além de extrapolarem a sua influência para todo o mundo.
Este ano, o cartaz, divulgado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), tem concepção do ilustrador canadense Pierre Pratt e combina os dois elementos que estão na base da tradição dos cavaleiros catalães: o livro, como símbolo da cultura, e a rosa, como símbolo do amor.

Poster criado pelo ilustrador Pierre Pratt
Notícias
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026
Visita técnica ao Mundo do Circo reforça integração cultural no Parque da Juventude
Equipes da SP Leituras conheceram equipamento do Governo de São Paulo voltado a tradição circense
Postado em 22 DE abril DE 2026
Dia Nacional da Biblioteca celebra a transformação desses espaços ao longo do tempo
Lugar de convivência, criação, escuta e participação
Postado em 09 DE abril DE 2026
Mais livros, menos telas: o que a ciência diz sobre infância e leitura
No Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, dados mostram como o contato com os livros pode impactar o desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional das crianças
Postado em 03 DE abril DE 2026


