Inscrições abertas para o curso de formação de leitores literários
Postado em 18 DE agosto DE 2022
Estão abertas as inscrições para o Curso "Ler, mediar e narrar: a formação de leitores literários". A proposta do encontro é a análise e discussão de livros literários voltados para a formação de leitores, além do estudo dos processos de avaliação e seleção de obras de qualidade para acervos destinados à mediação cultural e contação de histórias.
Entre os objetivos do curso, destacam-se o desenvolvimento de critérios para a seleção de obras destinadas à mediação cultural e contação de histórias; o reconhecimento da importância dos universos da leitura na literatura infantil, bem como seus principais elementos constitutivos; e a análise dos principais autores e autoras da literatura destinada à infância, de Monteiro Lobato aos contemporâneos.
A atividade será ministrada pelo professor Cleber Fabiano, doutor e mestre em Educação, graduado em Letras, professor e diretor da FATUM Educação e Editora. É dirigida a profissionais das áreas de Cultura, Biblioteconomia e Ciências da Informação, Leitura e Literatura, além de interessados no tema. Inscrições gratuitas aqui!
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


