Aline Bei: "Foi um marco em minha carreira"
Postado em 26 DE novembro DE 2024.png&largura=1280&altura=720)
Leia, com exclusividade, o depoimento da escritora Aline Bei sobre sua vivência no Festival Utopia e no Viagem Literária, promovidos pelo Prêmio São Paulo de Literatura
No dia 17 de novembro, graças ao apoio do SisEB, da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas e do Prêmio São Paulo de Literatura, estive no “Festival Utopia” em Braga, ao lado de importantes autoras portuguesas — Madalena Sá Fernandes e Maria Francisca Gama, com mediação de Afonso Borges — em uma mesa intitulada “Um quarto só nosso.” A partir do ensaio de Virginia Woolf, conversamos sobre nossos processos criativos, as condições da mulher que escreve na contemporaneidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Dialogamos sobre nossas escolhas estilísticas, a construção das personagens, além das possíveis aproximações entre nossas obras. Depois autografamos nossos livros e pela primeira vez pude estar com os leitores de Portugal. Foi um marco em minha carreira, agradeço ao SisEB pelo apoio, através dessa viagem pude estreitar os laços com o público e me aprofundar no universo literário português.
Além dessa viagem, no recente mês de outubro, tive a oportunidade de fazer uma jornada literária pelo interior de São Paulo, com ações em Sabino, Lins, Uru e Borborema. Conversei com alunos e professores de escolas públicas, fiz mesas em bibliotecas e centros culturais. A experiência foi maravilhosa, emocionante, reiterando a importância desse tipo de ação na formação do público leitor — além de confirmar a vocação social do Prêmio São Paulo de Literatura que, mais do que reconhecer o trabalho dos escritores contemporâneos, o integra nas comunidades dentro e fora das capitais, no exercício constante de aproximação entre pessoas e livros.
Agradeço ao SisEB, à Secretaria da Cultura, ao Prêmio São Paulo de Literatura e à SP Leituras pelos convites, confiança e excelente trabalho. Que possamos seguir juntos nessa jornada de formação e manutenção de leitores no nosso país.
Com um abraço,
Aline Bei*.
#premiospdeliteratura #viagemliterária2024 #alinebei #sisebsp #cultsp #spleituras
Notícias
.jpg&largura=700&altura=393)
Chamada para apoio a bibliotecas interessadas em sediar festivais, feiras e festas literárias
Bibliotecas públicas do Estado de São Paulo devem inscrever seus projetos até o dia 28 de março
Postado em 19 DE março DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Confira a lista dos selecionados para o curso EaD Mediação de Clubes de Leitura
SisEB recebeu 1750 inscrições para 240 vagas disponíveis. Veja o resultado
Postado em 27 DE fevereiro DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025