Aline Bei: "Foi um marco em minha carreira"
Postado em 26 DE novembro DE 2024
Crédito: Reprodução Instagram @madalenasafernandes | Da esq. p/ dir.: Aline Bei, Afonso Borges, Madalena Sá Fernandes e Maria Francisca Gama nos bastidores do Festival Utopia, em Braga Leia, com exclusividade, o depoimento da escritora Aline Bei sobre sua vivência no Festival Utopia e no Viagem Literária, promovidos pelo Prêmio São Paulo de Literatura
No dia 17 de novembro, graças ao apoio do SisEB, da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas e do Prêmio São Paulo de Literatura, estive no “Festival Utopia” em Braga, ao lado de importantes autoras portuguesas — Madalena Sá Fernandes e Maria Francisca Gama, com mediação de Afonso Borges — em uma mesa intitulada “Um quarto só nosso.” A partir do ensaio de Virginia Woolf, conversamos sobre nossos processos criativos, as condições da mulher que escreve na contemporaneidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Dialogamos sobre nossas escolhas estilísticas, a construção das personagens, além das possíveis aproximações entre nossas obras. Depois autografamos nossos livros e pela primeira vez pude estar com os leitores de Portugal. Foi um marco em minha carreira, agradeço ao SisEB pelo apoio, através dessa viagem pude estreitar os laços com o público e me aprofundar no universo literário português.
Além dessa viagem, no recente mês de outubro, tive a oportunidade de fazer uma jornada literária pelo interior de São Paulo, com ações em Sabino, Lins, Uru e Borborema. Conversei com alunos e professores de escolas públicas, fiz mesas em bibliotecas e centros culturais. A experiência foi maravilhosa, emocionante, reiterando a importância desse tipo de ação na formação do público leitor — além de confirmar a vocação social do Prêmio São Paulo de Literatura que, mais do que reconhecer o trabalho dos escritores contemporâneos, o integra nas comunidades dentro e fora das capitais, no exercício constante de aproximação entre pessoas e livros.
Agradeço ao SisEB, à Secretaria da Cultura, ao Prêmio São Paulo de Literatura e à SP Leituras pelos convites, confiança e excelente trabalho. Que possamos seguir juntos nessa jornada de formação e manutenção de leitores no nosso país.
Com um abraço,
Aline Bei*.
#premiospdeliteratura #viagemliterária2024 #alinebei #sisebsp #cultsp #spleituras
Notícias
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva abre inscrições para edição dedicada às bibliotecas verdes
No dia 11 de junho, as atividades acontecem na Biblioteca de São Paulo (BSP) e na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), com fóruns e cursos
Postado em 14 DE maio DE 2026
Sarau da Juventude recebe edições especiais com Menino Zumbi e Lucas Afonso na BSP
Programação reúne poesia falada, performance e literatura periférica em dois encontros gratuitos na Biblioteca de São Paulo
Postado em 07 DE maio DE 2026
Novíssimos premiados e imortais estão no catálogo das bibliotecas públicas estaduais
Reconhecimentos institucionais recentes projetam nomes como Ana Paula Maia, Samanta Schweblin e Milton Hatoum no centro do cenário literário, reafirmando a força da produção contemporânea
Postado em 06 DE maio DE 2026
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026


