Falta pouco para começar. Embarque nessa viagem!
Postado em 08 DE setembro DE 2016Lançado em 2008, o Viagem Literária visa o incentivo à leitura e encontra ampla receptividade entre o público, autores e dirigentes da área cultural. Programa é gerido pela SP Leituras e integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).
Entre os convidados selecionados estão: os grupos Pirlimpimpim, Girasonhos, Núcleo de Conto Amor-Perfeito, Agrupamento Teatral e as Companhias Bisclof, Arte Negus e Malas Portam. Também fazem parte da programação os contadores Ana Luisa Lacombe, Roberto Rocha Pombo, Tininha Calazans, Kiara Terra, Lídia Engelberg, João Acaiabe, Ana Antunes e Tulio Crepaldi e Lilian Marchetti.
Dirigidos a leitores infantojuvenis e adultos, os encontros deste ano acontecerão em dois horários por dia, sempre nas bibliotecas públicas. Cada grupo circulará por cinco cidades, proporcionando uma maior interação entre o público e a literatura de uma forma lúdica e divertida.
Desde 2012, foram realizados 970 eventos, que contaram com a participação de mais de 108 mil pessoas. Este ano, 26 cidades vão participar do programa pela primeira vez.
Bibliotecas e Leitura
O Viagem Literária é um dos programas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo dedicados à valorização das bibliotecas públicas e ao estímulo à leitura. A Secretaria mantém, por meio da coordenação do Sistema de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (SisEB), ações contínuas de atualização profissional e renovação de acervos, a exemplo de cursos de capacitação, periódicos e do Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias.
Notícias
.png&largura=700&altura=393)
Participe da construção do novo PNLL
O Ministério da Cultura anunciou que o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) será submetido à consulta pública ainda neste semestre.
Postado em 28 DE abril DE 2025
Confira a lista das bibliotecas selecionadas para sediar as capacitações presenciais em 2025
Postado em 11 DE abril DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
Saiu a lista das bibliotecas selecionadas para sediar a 17ª edição do programa Viagem Literária
Confira o resultado
Postado em 01 DE abril DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
Chamada para apoio a bibliotecas interessadas em sediar festivais, feiras e festas literárias
Bibliotecas públicas do Estado de São Paulo devem inscrever seus projetos até o dia 28 de março
Postado em 19 DE março DE 2025