Encontro promove reflexão sobre a arte do falar e do silenciar
Postado em 17 DE março DE 2021
Tierno tratou do descuido contemporâneo com a palavra pública e com os elementos que nos unem ou nos afastam nesse campo. Segundo ele, a gênese do curso deu-se exatamente no início da pandemia, quando ele, que é doutor e mestre em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, identificou uma transformação relevante na comunicação em geral. Segundo Tierno, chamou a atenção o acento na agressividade contido nessa "fala" de muitos e do resultante distanciamento entre as pessoas, além de uma evidente divisão (e oposição) violenta de ideias, em vários casos.
Professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano, ele apresentou referências em texto do filósofo alemão Walter Benjamin para destacar o papel do narrador em todo esse processo de comunicar. Tierno citou, do livro "O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov", de 1936, a seguinte frase: "O narrador é a figura na qual o justo se encontra consigo mesmo". Um protagonismo, que, diz ainda, inclui a responsabilidade do comunicador e também a difícil tarefa dessa avaliação interna, do olhar para si mesmo antes do dizer.
Sócio-fundador d´A Casa Tombada, Tierno também destacou a necessidade de escutar "mais devagar", a importância do tempo dado ao olhar atenta e demoradamente ao que o outro diz, evitando juízos e opiniões. E reconheceu que há certa confusão inerente ao momento (este, da pandemia, de isolamento e de distanciamento), citando inclusive a "Teoria da complexidade", de Edgar Morin, quando ressaltou que estamos todos nos sentindo perdidos em diversas situações.
As reflexões sobre a arte da fala prosseguiram em 18 de março. Confira a seguir a galeria de imagens do primeiro encontro, que contou com a tradução em Libras de Daniel Dalmati e de Guilherme Serpa, além de rápida apresentação da nossa nova plataforma de doação de kits de livros, conduzida por Giovanna Carvalho Sant´Anna, gerente de Programas e Projetos do SisEB. E também do segundo, ao final. Em breve, a íntegra dessa capacitação estará disponível em nosso canal do YouTube.
Notícias
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva abre inscrições para edição dedicada às bibliotecas verdes
No dia 11 de junho, as atividades acontecem na Biblioteca de São Paulo (BSP) e na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), com fóruns e cursos
Postado em 14 DE maio DE 2026
Sarau da Juventude recebe edições especiais com Menino Zumbi e Lucas Afonso na BSP
Programação reúne poesia falada, performance e literatura periférica em dois encontros gratuitos na Biblioteca de São Paulo
Postado em 07 DE maio DE 2026
Novíssimos premiados e imortais estão no catálogo das bibliotecas públicas estaduais
Reconhecimentos institucionais recentes projetam nomes como Ana Paula Maia, Samanta Schweblin e Milton Hatoum no centro do cenário literário, reafirmando a força da produção contemporânea
Postado em 06 DE maio DE 2026
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026


