Diretor executivo da SP Leituras recebe medalha Mário de Andrade
Postado em 15 DE dezembro DE 2022O governo do Estado de São Paulo realizou na noite de 14 de dezembro, no teatro Sério Cardoso, a cerimônia de Premiações da Cultura de São Paulo 2021/2022. O diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, foi homenageado com a Medalha Mário de Andrade por sua contribuição para a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Já o escritor Afonso Borges, conselheiro da SP Leituras, recebeu a Medalha Tarsila do Amaral em reconhecimento ao seu trabalho cultural realizado no Estado de São Paulo.
Na ocasião, o escritor e professor Daniel Munduruku ganhou o prêmio Governador do Estado de São Paulo, na categoria Livro, Leitura e Bibliotecas pelo seu trabalho à frente do Instituto Uka – Casa dos Saberes Ancestrais, OSCIP criada por um grupo de profissionais indígenas e não-indígenas com o objetivo central de prestar serviços na área educacional proporcionando maior conhecimento da lei 11.645, que instituiu a obrigatoriedade da temática indígena e afro-brasileira no currículo escolar brasileiro.
Durante a cerimônia, o Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão destacou a importância de elevar os investimentos na área cultural. Para ele, “mais cultura significa mais empresa, mais renda, mais inclusão, mais qualidade de vida e desenvolvimento”. Em relação aos homenageados da noite, destacou que “os prêmios e medalhas outorgados são homenagens aos profissionais que fazem no dia a dia a cultura paulista ser cada vez mais forte e plural, em todas as regiões do Estado.”
Houve, ainda, homenagens para grandes nomes do cenário cultural brasileiro que faleceram recentemente, entre elas as cantoras Gal Costa e Elza Sores, o ato, cantor, compositor e apresentados da TV Cultura Rolando Boldrin, o produtor cultural Sérgio Ajzenberg, o ex-diretor do Museu Afro-Brasil, Emanoel Araújo e o jornalista Jorge da Cunha Lima, além do arquiteto Ruy Ohtake.