Diretor executivo da SP Leituras participa de mesa de debate Biblioteca para Todos
Postado em 27 DE outubro DE 2021O diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, participou no dia de 25 de outubro, do Seminário Internacional La Biblioteca Transoceànica, realizado na Espanha, com especialistas da Europa e da América Latina. Para debater o tema Bibliotecas para Todos, o executivo teve a companhia de Ezio Neyra Magagna, da Biblioteca Nacional do Peru e de Assumpta Carbonell, responsável pelo Serviço de Bibliotecas da Catalunha.
Em sua participação virtual, Pierre Ruprecht apresentou a estrutura da Biblioteca de São Paulo (BSP) e da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), os serviços oferecidos e os cuidados para transformar os dois espaços em um local de conhecimento, acolhida e entretenimento. Adotando o conceito de Biblioteca Viva, as duas unidades realizam cerca de 900 atividades culturais ao ano e recebem 30 mil visitantes por mês, sendo que grande parte do público na BSP é proveniente dos albergues da região.
Pierre destacou ainda o trabalho de escuta dos atendentes das bibliotecas para receber com dignidade as pessoas em situação de rua. Além de mediar situações de conflito dentro das bibliotecas, a equipe de assistência social visita regularmente os albergues da região, oferecendo os serviços e as atividades culturais das duas unidades. Na época da pandemia, as bibliotecas forneceram computadores e acesso à internet aos moradores dos centros de acolhida para acompanharem as atividades virtuais.
Ezio Neyra Magagna comentou o processo de transformação da Biblioteca Nacional do Peru com o intuito de mudar a lógica da oferta de serviços: em vez de esperar pelos usuários, atualmente a biblioteca vai até eles com a adoção do serviço de entregas de livros por motos e bicicletas. Também passaram a oferecer acesso ao acervo e às atividades de modo remoto, pensando na população sem acesso à internet.
Assumpta Carbonell concentrou sua apresentação nos serviços de acolhida oferecidos pelo sistema de bibliotecas da Catalunha, que engloba 60 municípios da região. Entre os itens destacados estão o fornecimento de publicações acessíveis, comunicação com os usuários via WhatApp e atividades voltadas aos jovens imigrantes, como oficinas de rap que desenvolvem as habilidades artísticas e musicais dos participantes.