Diretor executivo da SP Leituras dá palestra na Biblioteca Nacional do Peru
Postado em 17 DE setembro DE 2020Mediada por Delia Cordova, bibliotecária da BNP, a palestra do diretor executivo da SP Leituras mostrou como a organização social idealizou e desenvolveu projetos de incentivo ao direito e à promoção da cultura, leitura e literatura. Ruprecht falou principalmente dos trabalhos realizados ao longo de dez anos administrando a BSP e de cinco anos na gestão da BVL. "Discutimos muito sobre a biblioteca do futuro, mas acho que temos de falar da biblioteca para hoje e para todos", disse ele, em suas considerações iniciais.
Ruprecht falou também sobre o conceito de biblioteca viva e da aplicação dessa ideia na criação da BSP, em 2010. "Queríamos passar de bibliotecas que estavam muito preocupadas com suas coleções e acervos para bibliotecas preocupadas com as pessoas e as comunidades em volta. Era preciso entender a biblioteca como espaço que agrega ferramentas para construção autônoma de conhecimento. E isso vai além dos livros, como se pode ver pelas bibliotecas de sementes ou de ferramentas encontradas em outros países", disse ele.
Após falar sobre BSP, BVL e SisEB, Ruprecht respondeu a perguntas da audiência, um público formado principalmente por bibliotecários e profissionais afins. Entre os questionamentos, houve quem perguntasse como convencer as autoridades da importância de investir nas bibliotecas públicas. "Temos que construir nossa utilidade [da biblioteca pública] com eles [as autoridades]. Temos que mostrar como a biblioteca pública é importante para a comunidade e tudo que pode fazer para as pessoas que habitam em torno dela", completou.
https://youtu.be/nYhu0vV4pqo