Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Curso on-line aborda a importância das mídias sociais para bibliotecas

Postado em 29 DE junho DE 2021
As mídias sociais fazem parte do nosso dia a dia e são ferramentas fundamentais para fortalecer o diálogo entre as pessoas. Foi pensando nesse cenário extremamente atual e na necessidade de ampliar o alcance e a qualidade dos conteúdos produzidos pelas diversas bibliotecas espalhadas pelo país, que o SisEB integrou o curso “Gestão estratégica de mídias sociais para bibliotecas”, ministrado por Mayara Cabral, na programação deste mês de junho.

A bibliotecária, que é especializada em Comunicação e Marketing e mestranda em Ciência da Computação, atua com produção de conteúdo há cinco anos e, em 2019, criou o projeto Biblio Mkt, com a missão de ajudar bibliotecas e profissionais da área a se posicionarem no mundo digital.

Dividido em quatro encontros, o curso ampliou o olhar estratégico em relação às mídias sociais, apresentando referências e práticas para a criação de conteúdos que podem facilitar o processo de aproximação da biblioteca com seus públicos.

Partindo de conceitos fundamentais da área de Marketing contextualizados para o universo das bibliotecas, Mayara uniu teoria e prática de forma dinâmica, demonstrando as diferentes possibilidades de usos para cada plataforma.

Dessa maneira, as aulas reforçaram a importância da produção de conteúdo e como realizá-la de forma estratégica, desenvolvendo uma rede de comunicação eficiente e que auxilie cada biblioteca a alcançar seus objetivos. 

Por esse motivo, conhecer os públicos-alvos, planejar cada ação, criar conteúdos relevantes para esses frequentadores e analisar os resultados são etapas importantes a serem seguidas pelos responsáveis pela comunicação de cada espaço. 

Além disso, desenvolver uma presença nas mídias sociais auxilia na construção de autoridade; na visibilidade, na valorização e no reconhecimento da biblioteca; no fortalecimento de laços com os usuários; no aumento da interação e do engajamento com os conteúdos desenvolvidos; na difusão de temas relevantes para a comunidade; e na geração de novas oportunidades e parcerias.

Para quem deseja se aprofundar mais no tema e colocar em prática ações para melhorar e ampliar a presença da biblioteca no universo digital, Mayara selecionou conteúdos que podem ser lidos online. Confira: 

Marketing da Informação: abordagem inovadora para a gestão de unidades de informação, de Sueli Angélica do Amaral.  

Os 4Ps do composto de Marketing na literatura de Ciência da Informação, de Sueli Angélica do Amaral.

Digital 2021 the latest insights into the ‘state of digital’ - We Are Social.

Marketing da informação eletrônica, de Sueli Angélica do Amaral.

Bibliotecas universitárias e presença digital: estabelecimento de diretrizes para o uso de mídias sociais, de Jorge Moisés Kroll do Prado; Elisa Cristina Delfini Correa.

 

 
Cadastre-se e receba
nossa Newsletter

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.