Curso on-line aborda a importância das mídias sociais para bibliotecas
Postado em 29 DE junho DE 2021A bibliotecária, que é especializada em Comunicação e Marketing e mestranda em Ciência da Computação, atua com produção de conteúdo há cinco anos e, em 2019, criou o projeto Biblio Mkt, com a missão de ajudar bibliotecas e profissionais da área a se posicionarem no mundo digital.
Dividido em quatro encontros, o curso ampliou o olhar estratégico em relação às mídias sociais, apresentando referências e práticas para a criação de conteúdos que podem facilitar o processo de aproximação da biblioteca com seus públicos.
Partindo de conceitos fundamentais da área de Marketing contextualizados para o universo das bibliotecas, Mayara uniu teoria e prática de forma dinâmica, demonstrando as diferentes possibilidades de usos para cada plataforma.
Dessa maneira, as aulas reforçaram a importância da produção de conteúdo e como realizá-la de forma estratégica, desenvolvendo uma rede de comunicação eficiente e que auxilie cada biblioteca a alcançar seus objetivos.
Por esse motivo, conhecer os públicos-alvos, planejar cada ação, criar conteúdos relevantes para esses frequentadores e analisar os resultados são etapas importantes a serem seguidas pelos responsáveis pela comunicação de cada espaço.
Além disso, desenvolver uma presença nas mídias sociais auxilia na construção de autoridade; na visibilidade, na valorização e no reconhecimento da biblioteca; no fortalecimento de laços com os usuários; no aumento da interação e do engajamento com os conteúdos desenvolvidos; na difusão de temas relevantes para a comunidade; e na geração de novas oportunidades e parcerias.
Para quem deseja se aprofundar mais no tema e colocar em prática ações para melhorar e ampliar a presença da biblioteca no universo digital, Mayara selecionou conteúdos que podem ser lidos online. Confira:
Marketing da Informação: abordagem inovadora para a gestão de unidades de informação, de Sueli Angélica do Amaral.
Os 4Ps do composto de Marketing na literatura de Ciência da Informação, de Sueli Angélica do Amaral.
Digital 2021 the latest insights into the ‘state of digital’ - We Are Social.
Marketing da informação eletrônica, de Sueli Angélica do Amaral.
Bibliotecas universitárias e presença digital: estabelecimento de diretrizes para o uso de mídias sociais, de Jorge Moisés Kroll do Prado; Elisa Cristina Delfini Correa.