Conheça a nova edição da publicação Notas de Biblioteca sobre games
Postado em 24 DE fevereiro DE 2021
O objetivo da publicação é inspirar e oferecer subsídios para a criação de atividades interativas, educativas e lúdicas, com potencial para intensificar o papel das bibliotecas como pontos de encontro, de cultura e de lazer. O conteúdo traz reflexões sobre o seminário, reúne informações sobre as narrativas dos jogos e suas interfaces com a literatura, compila dicas para a utilização dos games e razões para usá-los em bibliotecas, entre outros aspectos.
Assim, o caderno vem ao encontro dos gestores que procuram alternativas para atrair novos usuários, principalmente crianças e jovens. O texto também ressalta os jogos eletrônicos como importantes instrumentos na construção da abordagem de questões e de projetos comunitários. Destacado no conteúdo está ainda o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e comportamentais, com a utilização dos games. Trata-se, portanto, de um convite para aqueles que já conhecem o tema e para os que querem aprofundar-se nele.
Notas de Biblioteca é uma publicação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e tem uma abrangência nacional, tratando de assuntos cotidianos da área de Biblioteca, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Entre os vários temas já abordados estão a mediação; a importância da leitura para as crianças; a sustentabilidade no contexto do planejamento estratégico de uma biblioteca viva; a elaboração de projetos culturais e dicas para implementar uma gibiteca. O caderno começou a ser publicado em 2008 e é distribuído para unidades vinculadas ao sistema, universidades e instituições do segmento. Em suporte físico, ele estará disponível na Central de Distribuição do SisEB a partir de abril. Para conferir a versão digital, clique aqui.
Notícias
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026
Visita técnica ao Mundo do Circo reforça integração cultural no Parque da Juventude
Equipes da SP Leituras conheceram equipamento do Governo de São Paulo voltado a tradição circense
Postado em 22 DE abril DE 2026
Dia Nacional da Biblioteca celebra a transformação desses espaços ao longo do tempo
Lugar de convivência, criação, escuta e participação
Postado em 09 DE abril DE 2026
Mais livros, menos telas: o que a ciência diz sobre infância e leitura
No Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, dados mostram como o contato com os livros pode impactar o desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional das crianças
Postado em 03 DE abril DE 2026


