Concurso de ajudas com inscrições abertas
Postado em 13 DE fevereiro DE 2019Com o objetivo de consolidar as bibliotecas públicas como espaços de livre acesso à informação e à leitura, de trabalhar pela inclusão social e de contribuir para a qualificação da educação e do desenvolvimento, o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, realiza anualmente um Concurso de Ajudas, dirigido às bibliotecas públicas dos países e cidades membros.
O Iberbibliotecas é liderado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana, Segib, e conta com a coordenação do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe, Cerlalc, como Unidade Técnica.
O Concurso de Ajudas 2019 receberá a inscrição de projetos nas seguintes categorias:
1. Projetos para fortalecer redes e sistemas de bibliotecas nacionais, regionais ou de cidades. Estes projetos deverão estar orientados a cumprir um ou mais destes objetivos:
a. Desenho de planos estratégicos.
b. Estudos de valor das bibliotecas.
c. Estudos de avaliação de serviços.
d. Desenho de planos de apoio à leitura.
e. Desenvolvimento de estratégias de comunicação digital.
f. Definição de normas de serviço.
g. Plano de gestão de coleções.
2. Projetos de planejamento e desenvolvimento de serviços bibliotecários de extensão. Entende-se como serviços bibliotecários de extensão tanto bibliotecas móveis quanto serviços de biblioteca oferecidos a comunidades sem mobilidade por motivo de encarceramento, exclusão, deficiência ou doença, que as impeçam de ter acesso a uma biblioteca física. Os projetos devem estar associados a uma biblioteca pública ou comunitária.
3. Projetos desenvolvidos em bibliotecas públicas ou comunitárias relacionados diretamente ao cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
- Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
- Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
- Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
- Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
- Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.