Chegou o novo Notas de Biblioteca
Postado em 12 DE setembro DE 2024.png&largura=1280&altura=720)
Acaba de sair a 17ª edição do caderno Notas de Biblioteca. Com o tema “Inteligência Artificial: caminhos para inovação, colaboração e inclusão”, a publicação traz uma coletânea de artigos que atravessa a temática da inteligência artificial (IA) em seus mais diversos ângulos, que se desdobram em tópicos relevantes a serem usados em ações práticas e concretas pelos profissionais da informação e setor bibliotecário como um todo - tais como as contribuições da IA para o alcance dos direitos à inclusão digital e à aprendizagem, ética, segurança de dados, desenvolvimento e uso de tecnologias informacionais nas bibliotecas, legislação, educação e muito mais!
Com a proposta de fomentar e difundir reflexões sobre o tema, os textos apresentados nesta edição são de autoria de especialistas que participaram da 15ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva, realizado em setembro de 2024, de mesmo nome. Autores e autoras convergem: a IA é ainda um campo de conhecimento aberto, mas conhecer minimamente como ela funciona é um caminho sem volta para quem quer se manter relevante, econômica e socialmente.
O impacto das novas tecnologias no âmbito das bibliotecas é um tema que está em alta nas capacitações oferecidas pelo SisEB, que em 2024 completa 40 anos de atuação para inspirar, fortalecer e transformar as 1448 bibliotecas/salas de leitura de acesso público cadastradas no território paulista.
Nessa perspectiva, espera-se que as reflexões, análises e informações apresentadas neste produto cultural sejam úteis para a vida prática dos profissionais atuantes nos equipamentos culturais. A publicação integra as iniciativas e ações da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.https://siseb.sp.gov.br/publicacoes/notas-de-biblioteca
Acesse o conteúdo.
Notícias

Confira a lista das bibliotecas selecionadas para sediar as capacitações presenciais em 2025
Postado em 11 DE abril DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
Saiu a lista das bibliotecas selecionadas para sediar a 17ª edição do programa Viagem Literária
Confira o resultado
Postado em 01 DE abril DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
Chamada para apoio a bibliotecas interessadas em sediar festivais, feiras e festas literárias
Bibliotecas públicas do Estado de São Paulo devem inscrever seus projetos até o dia 28 de março
Postado em 19 DE março DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025