Biblioteca Parque Villa-Lobos é indicada ao prêmio IFLA Green Library Award 2026
Postado em 16 DE abril DE 2026
Crédito: Divulgação A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela SP Leituras, acaba de dar mais um passo importante no cenário internacional. O projeto "Percurso Mata Atlântica" foi selecionado para a longlist (lista de indicados) da 11ª edição do IFLA Green Library Award 2026, na categoria "Best Green Library Project".
O prêmio é organizado pela Seção de Ambiente, Sustentabilidade e Bibliotecas (ENSULIB) da IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias) e celebra bibliotecas que demonstram compromisso excepcional com a sustentabilidade ambiental e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A indicação posiciona a Biblioteca Parque Villa-Lobos como referência internacional no segmento de bibliotecas sustentáveis.
Sobre o Reconhecimento
Este ano, a ENSULIB recebeu 62 inscrições de 27 países. A BVL brilha entre os 26 projetos selecionados para a lista mundial, ao lado de instituições de países como China, Dinamarca, Itália, França e Cazaquistão.
O projeto indicado, o "Percurso Mata Atlântica", reforça a missão da biblioteca de ser não apenas um centro de leitura, mas um espaço de educação ambiental e integração com o ecossistema local.
Próximas Etapas
O processo de avaliação continua sob o olhar criterioso do Comitê de Revisão da ENSULIB, que analisa critérios como:
- Alinhamento com os objetivos da ENSULIB e ODS da ONU.
- Qualidade da apresentação e visualização pública.
- Impacto na comunidade, mesmo em projetos com orçamentos limitados.
Confira o cronograma da premiação:
Maio de 2026: Divulgação da shortlist (finalistas).
Agosto de 2026: Anúncio dos grandes vencedores durante o congresso da IFLA em Busan, Coreia do Sul.
A indicação da BVL coloca o estado de São Paulo e o Brasil em evidência na rede global de bibliotecas verdes, provando que a cultura e a consciência ambiental caminham juntas para construir um futuro melhor.
Confira a notícia completa no site da instituição.
Notícias
Sarau da Juventude recebe edições especiais com Menino Zumbi e Lucas Afonso na BSP
Programação reúne poesia falada, performance e literatura periférica em dois encontros gratuitos na Biblioteca de São Paulo
Postado em 07 DE maio DE 2026
Novíssimos premiados e imortais estão no catálogo das bibliotecas públicas estaduais
Reconhecimentos institucionais recentes projetam nomes como Ana Paula Maia, Samanta Schweblin e Milton Hatoum no centro do cenário literário, reafirmando a força da produção contemporânea
Postado em 06 DE maio DE 2026
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026
Visita técnica ao Mundo do Circo reforça integração cultural no Parque da Juventude
Equipes da SP Leituras conheceram equipamento do Governo de São Paulo voltado a tradição circense
Postado em 22 DE abril DE 2026


