Autores premiados falam sobre suas carreiras e papel de concursos e festivais em webinar
Postado em 16 DE outubro DE 2020
Autores premiados em concursos literários recentes, Micheliny, Pereira e Ferro falaram sobre como se tornaram escritores e sobre suas experiências no mundo dos livros. Também deram seus pontos de vista sobre o papel dos concursos literários e festivais de literatura na construção de um país leitor.

Micheliny, que estreou com “Nossa Teresa: Vida e Morte de uma Santa Suicida” (Patuá, 2014), Prêmio São Paulo de Literatura em 2015, disse que sua casa sempre teve estantes de livros e, embora os pais fossem humildes, não passava uma noite sem ler ou ou vir a leitura de um título.
"Acho que me tornei uma escritora sendo primeiramente uma leitora", disse ela. Para quem quer começar a escrever ficção, ela sugere: "Leia muito. Se você é chamado a escrever a história, escreva, escreva, escreva. Principalmente, às mulheres eu digo: escreva. Burilar, aparar as arestas, é um passo posterior."

Pereira tem uma experiência diferente. “Enquanto os dentes”, seu romance de estreia, foi publicado em 2017 pela editora Todavia e foi semifinalista do Prêmio Oceanos e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2018. Oriundo da Zona Norte do Rio, ele diz que se tornou cadeirante há dez anos e, depois de se aposentar como professor de História, pôde se dedicar às letras. " O fator tempo é muito importante", disse ele. "Pude dedicar tempo aos meus escritos."
Tiago Ferro, que é editor, disse que não programou ser escritor. Foi a partir da morte de sua filha Manu, de 8 ano, que ele usou a escrita como parte do processo de luto. “O pai da menina morta”, seu romance de estreia, venceu o Prêmio Jabuti na categoria romance e o Prêmio São Paulo de Literatura 2019 na categoria romance de estreia. "Primeiro, escrevi nas redes sociais, como se fosse uma espécie de crônica. Depois, veio o romance, mas sem nenhum compromisso com os fatos", disse ele.
Uma versão editada do webinar será colocada em breve no nosso canal do YouTube.

Notícias

Vem aí o curso de Construção de Mangás e HQs
Atividade online e gratuita será ministrada por Max Andrade todas às quintas-feiras de agosto.
Postado em 28 DE julho DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossas indicações
Postado em 08 DE abril DE 2025
E o Oscar vai para...
Leia as histórias que chegaram à maior premiação do cinema!
Postado em 05 DE março DE 2025
Exposição Tesouros da Terra - sementes da inovação
Tesouros da Terra, exposição inédita em São Paulo e Brasília, apresenta a inovação, tecnologia e a ciência que estão por trás do desenvolvimento da Agricultura.
Postado em 18 DE fevereiro DE 2025