As bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Postado em 05 DE julho DE 2022
Crédito: Ricardo Matsukawa

O diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, participou no dia 4 de julho da mesa de debates Bibliotecas e ODS: o Clube de Leitura ODS da ONU, ao lado da vice-presidente da FEBAB, Adriana Ferrari, e do subdiretor geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), de Portugal, Bruno Duarte Eiras. O objetivo do encontro foi destacar o papel das bibliotecas não só como agentes ativos na difusão da leitura, mas também sua atuação sistemática no desenvolvimento ambiental, social e econômico da região onde estão instaladas, em especial ao atendimento aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Em sua apresentação, Pierre mostrou como a SP Leituras está trabalhando no alinhamento dos programas das bibliotecas do estado de São Paulo com os 17 ODS.  “A agenda 2030 deve servir de guia para todas as atividades realizadas dentro e fora das bibliotecas. Precisamos apagar a imagem de que as bibliotecas são apenas acervo e espaço leitura, e mostrar que funcionam como plataformas de conhecimento, casa da palavra, local de encontros e eventos gratuitos com forte relação com o desenvolvimento social.”

Para exemplificar, o executivo relacionou algumas atividades realizadas nos equipamentos culturais com os objetivos da ONU, como os programas de empreendedorismo e as oficinas de currículos (erradicação da pobreza); a distribuição de alimentos, itens de higiene e livros durante a pandemia (fome zero); a campanha de vacinação e as aulas de xadrez (saúde e bem-estar); os programas Lê no Ninho, clubes de leituras e oficinas de criação literária e as publicações voltadas para a capacitação dos profissionais da área, como o Notas de Bibliotecas e os Cadernos de Práticas (educação de qualidade); as oficinas educativas sobre gênero (igualdade de gênero); as atividades do serviço social nas comunidades do entorno das bibliotecas (redução das desigualdades), entre outros.

O evento também teve o objetivo de ressaltar o Clube de Leitura ODS das Nações Unidas, lançado em 2019 na Feira do Livro Infantil de Bolonha de 2019, com o intuito de potencializar o livro e a leitura como ferramentas de reflexão e sensibilização das crianças de 6 a 12 anos. Como representação desse trabalho, Pierre exibiu um vídeo sobre um dos 17 encontros do Clube de Leitura, realizado com a escritora e contadora de histórias Kiara Terra. “Na prática, os ODS são grandes desafios para os equipamentos culturais, mas são também uma excelente oportunidade de mostrar aos gestores a potência das bibliotecas e seu papel como casa de ressonância para as atividades voltadas ao desenvolvimento social”, observa.

Parceiras dos ODS

Em sua apresentação Adriana Ferrari destacou a importância das bibliotecas serem parceiras na aplicação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, uma vez que a atuação do Brasil para atingir as 169 metas da agenda 2030 está praticamente estagnada. A comprovação está no Relatório Luz da Sociedade Civil, que colhe dados sobre o avanço do país em cada um dos itens destacados pela ONU, sendo que 92 deles estão em retrocesso, 27 em estagnação, 21 ameaçados, 13 em processo insuficiente e 15 sem informações. “As bibliotecas precisam atuar como porta-vozes desses temas e servir como espaço de participação na sua aplicação”, reforça Adriana. A executiva ainda apresentou o Clube de Leitura do grupo de trabalho Bibliotecas Públicas da FEBAB, que traz todos os meses temas relevantes da área para discussão.

ODS em Portugal

Bruno Duarte Eiras explicou que o trabalho da DGLAB é fazer com que as bibliotecas públicas de Portugal contemplem os ODS em suas atividades. Para isso, desenvolveram a metodologia dos 5Ps (pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias), que busca contemplar na programação realizada pelos equipamentos culturais os seguintes princípios básicos associados à agenda 2030 : juntos somos mais fortes, atos e não palavras, marcar uma posição, sair da biblioteca e mudar opiniões e visões. Como ferramenta para sua implementação, a BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação –, criou um site para apresentar informações e dicas de atuação para as bibliotecas.

Cadastre-se e receba
nossa Newsletter