Qual a função social da sua biblioteca?
Postado em 05 DE dezembro DE 2022
Como garantir acervos amplos e diversos, além de interações dignas e inclusivas entre leitoras, leitores, comunidades, parceiros e profissionais da área? A mesa-redonda on-line “A função social das bibliotecas: diversidade, equidade, inclusão e decolonialidade” trará aos participantes importantes reflexões sobre as inovações práticas e conceituais para criação de estratégias de enfrentamento às desigualdades. O reconhecimento desses temas dialoga com serviços de informação que pautam a identificação histórica, revelando questões que podem não apenas apoiar os diversos usos dos espaços, mas também diferenciar neutralidade de isenção de responsabilidade informacional.
Participarão do debate a professora adjunta da Escola de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Paula Meneses Alves (NERSI-UFMG) e a socióloga Angelita Garcia, do GT RERAD-FEBAB. O encontro será no dia 15 de dezembro, às 15h, e terá mediação da professora de Educação Infantil e mestranda na Universidade Federal do ABC, Camila Ramos. As inscrições são gratuitas. A transmissão será pelo YouTube do SisEB.
Notícias
Dia Nacional da Biblioteca celebra a transformação desses espaços ao longo do tempo
Lugar de convivência, criação, escuta e participação
Postado em 09 DE abril DE 2026
Mais livros, menos telas: o que a ciência diz sobre infância e leitura
No Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, dados mostram como o contato com os livros pode impactar o desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional das crianças
Postado em 03 DE abril DE 2026
De volta à Lua: 9 livros para viajar pelo espaço sem sair da Terra
Com o lançamento da missão Artemis II, da NASA, selecionamos obras que exploram o fascínio humano pelo cosmos, da ficção científica clássica às narrativas contemporâneas
Postado em 31 DE março DE 2026
Mês das mulheres: Bruna Kalil Othero compartilha cinco livros que marcaram sua trajetória
Cecília Meireles, Lygia Fagundes Telles, Carolina Maria de Jesus, Hilda Hilst e Amara Moira
Postado em 19 DE março DE 2026


