Evento Online
3º Fórum Rede Clubes de Leitura SisEB | 16º SBV - Biblioteca de São Paulo
25
setembro

com Alexandre Amaro, Ciro Athayde Barros Monteiro, Léia Santos e Silvia Nassif Del Lama
Mediação Janine Durand e Luciana Gerbovic
INSCRIÇÕES A PARTIR DE 18 DE AGOSTO, ÀS 10H.
O 3º Fórum Rede Clubes de Leitura SisEB tem finalidade formativa e é destinado aos profissionais que atuam em clubes de leitura nas bibliotecas e comunidades e pensam sobre a prática de remição de pena pela leitura dentro de instituições penitenciárias. A proposta é discutir as possibilidades de articulação entre políticas públicas, instituições culturais e o sistema judiciário para garantia de direitos. Além disso, o encontro tem o intuito de fortalecer a Rede de Clubes de Leitura SisEB e proporcionar aos mediadores locais e profissionais das bibliotecas uma troca de experiências e perspectivas acerca da importância da leitura como instrumento de ressocialização, desenvolvimento e autoestima para pessoas em privação de liberdade, garantindo o direito humano à literatura, formar leitores e fomentar a cultura.
Alexandre Amaro é mestre em Literatura Brasileira (UFMG) e doutor em Estudos de Linguagens (CEFET-MG), atua como professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Autor de Construir sobre ruínas: leitura e escrita em ambientes de privação de liberdade" (Ed. Autêntica)
Ciro Monteiro é doutor e mestre em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), quando defendeu a primeira tese no Brasil sobre biblioteca e projeto de incentivo à leitura no sistema prisional. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação e da Documentação da Universidade de São Paulo (USP) Campus Ribeirão Preto e graduado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi funcionário da prisão por 10 anos e atuou no setor de educação com gestão e execução de unidade informacional e projetos de incentivo à leitura para pessoas em situação de privação de liberdade, mediador de clubes de leitura, projetos de produção de poesia e arte no interior do cárcere. Há 5 anos é diretor da Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) em Ribeirão Preto.
Léia Santos é bibliotecária, mestra e doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escolada de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora das bibliotecas em presídios desde 2012. Voluntária no movimento social da pauta prisional, com atuação com remição de pena por leitura desde 2019, especificamente na coordenação do projeto Viajar sem sair do lugar no Centro de detenção provisória de Santo André, entre 2022 e 2025.
Silvia Nassif Del Lama é formada na USP Ribeirão Preto, aposentou-se após mais de 40 anos como professora na área biológica da UFSCar. Leitora curiosa, publicou dois livros infanto-juvenis pela EDUFSCar. Em 2019, liderou a criação de um grupo de mulheres na sociedade civil que começou a implantar rodas de leitura nos presídios femininos da região de São Carlos. Hoje, o projeto Repaginando integra a UFSCar e atua em três unidades prisionais
MEDIADORAS
Janine Durand é fundadora da Jnana Consultoria – Educação, Cultura e Redes, pedagoga, com MBA em Economia e especialização em Políticas Públicas. Há 20 anos se dedica às áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos. Implementou 200 clubes de leitura em escolas, penitenciárias, livrarias, bibliotecas e espaços culturais. É idealizadora e articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leitura e pareceristas.
Luciana Gerbovic é graduada em Comunicação Social e mestre em Direito. É mediadora de clubes de leitura de literatura há mais de 10 anos em espaços públicos e privados, e diretora da Escrevedeira Centro Cultural Literário, onde ministra oficinas de escrita e leitura de literatura e cursos de formação de mediadores de leitura. É co-articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leitura e pareceristas.
Públicos: Profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema.
Inscrições gratuitas Vagas limitadas!
Carga horária: 3 horas
Importante: Condições especiais de atendimento, como tradução em Libras, devem ser informadas por e-mail, com até sete dias de antecedência do início da atividade.
Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até um mês após a ação.
Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br
25 de setembro de 2024 | 9h30 às 12h30
SÃO PAULO
Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2630, Parque da Juventude, Santana
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 15º SEMINÁRIO INTERNACIONAL BIBLIOTECA VIVA AQUI.