/ governosp

Perguntas Frequentes

O que é o SisEB?
O SisEB é o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo e integra as bibliotecas públicas e comunitárias vinculadas existentes no Estado. Hoje, a rede é composta por mais de 700 unidades, incluindo a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos. O Sistema tem como objetivo estimular e apoiar as bibliotecas de acesso público paulistas na democratização da informação, do livro e da leitura.

O SisEB é coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e tem a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, organização social de cultura, como parceira em sua gestão.

Mais informações disponíveis em http://siseb.sp.gov.br/institucional/.

Quais são as ações do SisEB?
Como ações principais, destacam-se:

  • Promover a plena integração em rede das bibliotecas;
  • Prestar assistência técnica aos municípios para implantação e modernização das bibliotecas;
  • Realizar ações presenciais e a distância de capacitação para e com as equipes das bibliotecas;
  • Sistematizar informações e produzir publicações que estimulem o desenvolvimento das equipes e dos usuários das bibliotecas;
  • Apoiar a atualização e renovação dos acervos;
  • Organizar e promover o Seminário Internacional Biblioteca Viva, a programação cultural do Prêmio São Paulo de Literatura e os programas Viagem Literária e Praler – Prazeres da Leitura;
  • Estimular a criação de projetos de ação cultural e incentivo à leitura nas bibliotecas;
  • Difundir ações de promoção da biblioteca e da leitura para gestores culturais e prefeitos(as) dos municípios paulistas.

Como integrar o SisEB?
Todas as bibliotecas públicas paulistas são integrantes do SisEB. Para sediar e receber as ações promovidas, elas devem manter suas informações atualizadas na plataforma Bibliotecas Paulistas. As informações são enviadas pelas próprias equipes e a atualização é feita anualmente.

Como realizar e/ou atualizar o cadastro da(s) biblioteca(s) onde atuo?
A plataforma Bibliotecas Paulistas (https://bit.ly/35NpS9Y) é a base de dados online para a atualização anual das informações das bibliotecas integrantes do SisEB. O preenchimento e envio completo do questionário é critério de seleção para todas as ações do SisEB.

O objetivo da ferramenta é promover estudos, pesquisas e ações para o contínuo aperfeiçoamento na gestão das bibliotecas, além de estimular o desenvolvimento de programas, projetos e atividades que incentivem e promovam a cultura no território estadual. Os dados coletados são suporte para a criação de políticas públicas, e o banco de dados tem acesso livre e gratuito para toda a comunidade. A modernização facilita a inserção, renovação e recuperação de dados da série histórica. Mais informações disponíveis em http://siseb.sp.gov.br/bibliotecas-paulistas/.

Como entro em contato com o SisEB?
O SisEB realiza atendimentos virtuais, via e-mail, site e redes sociais, e presenciais na SP Leituras e na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Para saber mais, acesse a aba Contato: http://siseb.sp.gov.br/fale-conosco/.
Facebook: https://pt-br.facebook.com/sisebsp/
Instagram: https://www.instagram.com/siseb.sp/
YouTube: https://www.youtube.com/sisebsp

Como participar das ações do SisEB?Todas as ações desenvolvidas e realizadas pelo SisEB são gratuitas e abertas a profissionais de bibliotecas, estudantes da área e interessados. Caso uma ação necessite de inscrição prévia para o preenchimento de vagas limitadas, acesse http://siseb.sp.gov.br/agenda/.

Como solicitar doação de acervo ao SisEB?
O SisEB atua de forma permanente para apoiar a atualização e renovação de acervos das bibliotecas de acesso público paulistas. Para isso, coloca à disposição um kit que contém entre 100 a 200 itens, incluindo livros, CDs, DVDs, revistas e outras publicações. Cada biblioteca poderá solicitar um kit por semestre e deverá estar com o cadastro atualizado na plataforma Bibliotecas Paulistas.

A solicitação deve ser feita por e-mail ou ofício com as seguintes informações: nome do município; nome da(s) biblioteca(s) / sala(s) de leitura; e-mail(s) e telefone(s) para contato; nome, cargo, função e instituição do(a) solicitante. O(A) solicitante deverá aguardar a confirmação da disponibilidade e agendamento antes de retirar o kit.

Por e-mail: siseb@spleituras.org

Por ofício: Central de Distribuição do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo – Rua Faustolo, 576, Água Branca, São Paulo, SP, 05041-000.

Mais informações disponíveis em http://siseb.sp.gov.br/doacao-de-acervo/.

Como doar publicações ao SisEB?
O SisEB recebe doações e realiza a distribuição de materiais bibliográficos impressos ou digitais para bibliotecas de acesso público do estado de São Paulo. Esse serviço é viabilizado por doações de editoras, gráficas, livrarias e organizações públicas e privadas que contribuem para a disseminação do conhecimento e da informação nos municípios paulistas.

As restrições, detalhadas no site (acessar critérios para recebimento de doações – http://siseb.sp.gov.br/doacao-de-acervo/) são imprescindíveis para a formação de coleções atualizadas, com materiais bibliográficos em bom estado e temas de interesse dos usuários das bibliotecas vinculadas ao SisEB. Os limites de quantidades doadas são estabelecidos em função da capacidade de armazenagem e distribuição, tendo também o objetivo de promover a rotação do estoque para oferecer publicações periodicamente renovadas.

Como sediar uma ação do SisEB?
Anualmente o SisEB abre editais para bibliotecas públicas paulistas interessadas em sediar as capacitações e o programa Viagem Literária. Para isso, é necessário estar com o cadastro atualizado na plataforma Bibliotecas Paulistas. Acesse http://siseb.sp.gov.br/editais/.

Como acessar as publicações do SisEB?
O SisEB produz publicações com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das equipes e dos usuários das bibliotecas. As versões digitais do caderno Notas de Biblioteca e do jornal Espalhafatos estão disponíveis em http://siseb.sp.gov.br/publicacoes-2-2/.

Como participar das capacitações presenciais e a distância do SisEB?
O SisEB oferece uma agenda permanente de formações com o objetivo de estimular o desenvolvimento pessoal e técnico de bibliotecários e profissionais do setor. As capacitações presenciais acontecem em todo território estadual e as bibliotecas são selecionadas anualmente por meio de edital. Os temas são voltados ao aprimoramento profissional das equipes e abrangem mediação de leitura, serviços especializados, programação cultural, atendimento e técnicas bibliográficas, entre outros.

No site é possível acompanhar a agenda e se inscrever nas atividades que são oferecidas continuamente. Acesse http://siseb.sp.gov.br/agenda/.

Como participar do Viagem Literária?
O Viagem Literária é um programa dedicado ao estímulo à leitura e à valorização das bibliotecas públicas e, a cada temporada, circula por dezenas de cidades da região metropolitana, do interior e do litoral do Estado de São Paulo, levando contadores de histórias e escritores para encontros nas bibliotecas públicas.

Os detalhes do processo de seleção de bibliotecas, escritores e contadores de histórias está disponível em http://siseb.sp.gov.br/programas/#viagem-literaria.

Como participar do Praler?
O Praler – Prazeres da Leitura tem como finalidade promover e desenvolver o gosto pela leitura em populações potentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. As atividades acontecem em parceria com organizações que não sejam especificamente destinadas para tal fim, como hospitais, unidades básicas de saúde, organizações comunitárias, asilos, abrigos, albergues, unidades prisionais, entre outros.

Como contrapartida, as organizações parceiras devem ter equipes interessadas, potencial para manter ações permanentes de leitura, além de área destinada à prática da leitura. Caso sua instituição tem ou pretende implantar um programa de leitura para o público que atende, fale conosco – http://siseb.sp.gov.br/programas/#praler.

Práticas do SisEB e bibliotecas
O SisEB disponibiliza em seu site um conjunto de informações referentes às ações do SisEB e de bibliotecas de acesso público, com materiais sobre Política de Desenvolvimento de Coleções, práticas da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca Parque Villa-Lobos, softwares para catalogação de livros, banco de boas práticas. Acesse http://siseb.sp.gov.br/praticas/.

Como acessar dados relativos aos contratos de gestão da Organização Social que responde pela gestão das bibliotecas estaduais e do SisEB?
O Portal da Transparência da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo dispõe de uma área específica para o acesso e acompanhamento dos contratos de gestão pactuados com as Organizações Sociais de Cultura. Para saber mais, acesse a página Transparência Cultura – http://www.transparenciacultura.sp.gov.br/

 

Ouvidoria Transparência SIC