Cia. Bisclof está com o pé na estrada para levar o cordel ao interior paulista
A Cia. Bisclof está animadíssima para participar da 16ª
edição do Programa Viagem Literária! Na próxima semana, entre os dias 27 e 30
de agosto, os municípios de Lourdes, Birigui, Penápolis e Guaiçara, também estão prontos para receber os contadores de histórias, que arrumaram as
malas e já estão a caminho do interior paulista levando na bagagem muitas
histórias divertidas inspiradas na literatura de cordel.
“O fato do Viagem Literária ter a literatura de cordel como
tema nesta edição é de uma importância imensa, pois vai fomentar a escola e a
comunidade a pesquisar e conhecer um pouco mais da nossa cultura popular tão
rica”, comenta a companhia de teatro, veterana no programa, tendo participado
de 6 edições (2016, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023).
A Cia. lembra com muito carinho de várias memórias: “Sempre fomos muito bem acolhidos(as) nas diversas cidades em que passamos e estar em municípios diferentes é algo incrível, pois cada local tem suas especificidades”, recorda a artista, produtora cultural e educadora, Adreísa Cangussú. “Foram tantos momentos especiais, bons e divertidos, que até é difícil escolher quais são os melhores!”. Por aí vai um monte de memórias incríveis... apresentações para crianças da zona rural de São Bento do Sapucaí, por exemplo, quando ao final de mais de uma hora de história o público pediu bis; ou, em Fernandópolis, quando ao chegar na biblioteca, os contadores depararam-se com um lindo painel feito a mão com diversos elementos que tinham suas histórias. “As crianças estavam tão bem preparadas para as histórias que, praticamente, nos ajudaram a contá-las”, observa Adreísa.
“A literatura de cordel é um patrimônio da cultura brasileira! É um ponto incrível de encontro entre a cultura popular de tradição oral e a cultura escrita. É o "Brasil pendurado num varal"! (Cia. Bisclof)
Levar a literatura de cordel para escolas e bibliotecas é um prazer para o grupo, que enfatiza que a missão e dever do artista de propagar e cuidar da cultura popular. “Sempre temos em mente que a contação de histórias é viva e conversa diretamente com a energia e disponibilidade do público e estamos sempre abertos(as), atentos(as) e dispostos(as) a dialogarmos e nos relacionarmos com cada território por meio da contação de histórias”, destaca Adreísa, enfatizando a importância da interação com o público, quando são lançadas perguntas e brincadeiras, o que faz com que cada contação de histórias seja única. “Nunca vai se repetir! Por mais que seja no mesmo lugar, com as mesmas pessoas, vai ser sempre diferente”, diz a produtora.
As inspirações para as contações vêm de fontes diversas, muitas vezes de leitura de ou histórias orais. Outras vezes, vem a necessidade de abordar certos assuntos, pensando no viés da reflexão, daquilo que precisa ser dito para sonhar uma sociedade mais justa e mais humana. Definido o tema ou a história, acontece um processo artístico de muita pesquisa e experimentações. O processo criativo da Bisclof é muito baseado no diálogo e na troca de histórias. Cada artista lê e aprende a história e conta para o(a) outro(a). Depois disso, costura-se as várias versões que surgem e forma-se uma espécie de "colcha de retalhos".
Fundada em 2015, Cia. Bisclof surgiu do desejo em comum de
dialogar, por meio da arte, com públicos de todas as idades utilizando
linguagem simples, lúdica e divertida, mesclando diferentes linguagens
artísticas. Desde então, realiza intervenções artísticas, contações de
histórias e oficinas artístico-pedagógicas em diversas programações, espaços e
bibliotecas, como unidades do Sesc, BiblioSesc, Sesi, Centro Cultural São
Paulo, Centro Cultural Penha, Galeria Olido, Museu da Imagem e do Som, Viagem
Literária, viradas culturais, Mostra Sesc Cariri de Culturas, Bienal
Internacional do Livro de São Paulo, Fábricas de Cultura, Recreio nas Férias,
entre outras instituições e eventos.
Acompanhe por aqui o roteiro da Bisclof!
27/08 • 09h | 14h • Lourdes
28/08 • 09h | 14h • Birigui
29/08 • 09h | 14h • Penápolis
30/08 • 09h | 14h • Guaiçara
Blog
Fique por dentro de tudo o que acontece nos três módulos do Viagem Literária!