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Confira alguns dos melhores momentos do Viagem Literária 2024
'Aline Bei deu a todos naquela noite um motivo pra sorrir e se emocionar, ver alguém de carne, osso e coturno, vivendo e respirando literatura me inspirou' - relato de uma leitora do interior paulista
Por Bárbara Duarte*Descobri o projeto “Viagem Literária” esse ano e já estou ansiosa para 2025! Minha sugestão é que ocorra milhares de vezes ao ano para que nós leitores e escritores não tenhamos que esperar tanto tempo. A maravilhosidade da programação e tudo que cerca as rodas de con...
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Marcela Dantés: “ser finalista de prêmios literários, além de trazer mais leitores, traz oportunidades incríveis, como essa Viagem Literária!”
Marcela Dantés é mineira de Belo Horizonte, onde nasceu em 1986. Graduada em Publicidade e Propaganda, ela foi autora residente do Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal. Sua coletânea de contos “Sobre pessoas normais” (Patuá) foi semifinalista do Prêmio Oceanos. ...
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Davi Boaventura comenta a importância dos prêmios literários e lembra: "é preciso ter cuidado, não dá pra alimentar a vaidade"
Davi Boaventura é um autor com uma trajetória marcada por reflexões sobre a literatura e sua interseção com outras formas de expressão, como a fotografia. Ele publicou livros como "Mônica vai jantar", que foi adaptado para o teatro e concorreu ao Prêmio São Paulo de Literatura, e vê o ...
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“Escrever é aprender até o fim da vida, este é o grande desafio”, diz Ignácio de Loyola Brandão
Presente em várias edições do Viagem Literária, o renomado escritor brasileiro, Ignácio de Loyola Brandão, marca sua presença mais uma vez na jornada de 2024, dando a largada na última etapa do programa – o módulo Encontros com Escritores: Prêmio São Paulo de Literatura -, que ao apr...
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Viagem Literária, um cordel de verdades
VIAGEM LITERÁRIAPor Juvenal Verdades*Já imaginou viajarNo colo da poesia?Ouvir cor de passarinhoQue o poeta ouviu um dia,Revoar fora da asaNa invenção das cantorias?Já imaginou viajarNa cadência do cordel,Na dança leve dos versosQue flutuam no papelCom o colorido das rimasQue cirandam em carr...
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Mari Bigio: a voz feminina do cordel aterrissa em terras paulistas diretamente do Nordeste
A jornada de Mari Bigio no Viagem Literária 2024 foi longa. De 20 a 30 de agosto, a pernambucana de Recife que se tornou escritora, cordelista, contadora de histórias, compositora, cantora e radialista, percorreu nada menos do que oito municípios paulistas – de Pinhalzinho a Itatiba e Caieir...
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Literatura de Cordel atravessa o século XXI
A literatura de Cordel no Brasil, também conhecida como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, no início, estava ligada aos grupos sociais mais pobres do Nordeste – ou “marginalizados. Com suas raízes na oralidade, mais intensamente nas últimas décadas do século X...
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Drika Nunes: aproximando o nordeste e o sudeste brasileiros com brincadeiras, rimas e alegria!
Entre versos, rimas e contações de histórias, Adriana de Fátima Nunes Lima, a Drika Nunes, concluiu sua jornada na 16ª edição Viagem Literária com a sensação de missão cumprida: o de fortalecer os vínculos entre as culturas do nordeste e sudeste do Brasil, trazendo a Literatura de Co...
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Eu escuto a cor dos passarinhos
Por Jaiane Conceição*Manoel de Barros escreveu, poeticamente, que escutava a cor dos passarinhos. Peço licença poética para dizer que eu escuto o encanto dos olhares. Eles gritam alto, saltam em uníssono, dançam juntos, como a chuva formada em meio a calmaria dos sorrisos encantados das crian...
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Cia. Bisclof está com o pé na estrada para levar o cordel ao interior paulista
A Cia. Bisclof está animadíssima para participar da 16ª edição do Programa Viagem Literária! Na próxima semana, entre os dias 27 e 30 de agosto, os municípios de Lourdes, Birigui, Penápolis e Guaiçara, também estão prontos para receber os contadores de histórias, que arrumaram as mal...
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Ih, Contei!: “a cada lugar que chegamos, uma vírgula a mais nas nossas histórias”
"Circular pelas bibliotecas é literalmente uma viagem literária!”. Para Leandro Pedro e Elton Pinheiro, do Ih, Contei!, que percorreu as cidades do interior paulista de Ibaté, Franca, Batatais e Cravinhos durante a 16ª edição do Viagem Literária, entre os dias 12 e 15 de agosto, nosso p...
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Um encontro inesquecível entre Santa Fé do Sul e o sertão cantado em cordel pela Cia. Rabo de Cutia
A Cia. Rabo de Cutia, que nasceu em 2020 com a contadora de histórias e atriz, Sandra Guzmán, e o músico André Gonçalves, é movida pela inquietação da vivência artística por meio do teatro, da narração de histórias e da música, que vestem o colorido da cultura popular. No dia 14 de...
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“Procurando independência como artista me tornei contador de histórias”, revela Carlos Godoy da Cia Mapinguary
Criada em 2000 por Carlos Godoy, a Cia Mapinguary tem como proposta a contação de histórias através da narrativa oral cênica. Inspirado por lendas brasileiras, como a do mítico Mapinguary, e pela vivência com poetas, artesãos e artistas pelo Brasil afora, ele criou um universo único de cont...
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Márcio Maracajá: a arte de contar o cordel para o mundo
O multiartista pernambucano Márcio Maracajá se sente à vontade para compartilhar o universo dos cordéis com o mundo. Não é para menos: o ator, contador de histórias, diretor, cenógrafo, educador e fundador da Cia. de Projetos Cênicos e da Cia. Sá Totonha - personagem de José Lins do Re...
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Camila Genaro: ‘Somos humanos e precisamos das histórias, mesmo em tempos de IA”
Para Camila Genaro, para ser uma boa contadora de histórias é necessário ter ouvidos atentos para o mundo - “só assim conseguiremos dialogar com o público”, diz. Há 27 anos contando e escutando histórias, hoje ela ocupa a cadeira 18 da Academia Brasileira de Contadores de Hist...
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'Muita loucura, cantoria e histórias emocionantes' é o que promete Ademir Apparício Júnior na primeira semana do Viagem Literária
Ademir Apparício Júnior é um ator-pesquisador, palhaço, contador de histórias, produtor criativo, arte-educador e mímico que aprendeu a arte de contar histórias com sua avó Dolores. "Quando apresento, é como se ela estivesse comigo em cada sorriso do público, cada olhar, cada canção que ...
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A contação de histórias vai começar!
A partir de hoje (6) até 30 de agosto, o módulo Contação de Histórias da 16ª edição do programa Viagem Literária vai transformar 67 bibliotecas em verdadeiros redutos de encanto e imaginação. São 134 ações culturais, proporcionadas por 16 grupos/contadores de histórias, que irão enca...
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Em agosto começa a jornada de “Contação de Histórias - Literatura em Cordel”
Prepare-se para uma aventura literária incrível! De 6 a 30 de agosto de 2024, o módulo Contação de Histórias - Literatura em Cordel da 16ª edição do programa Viagem Literária vai transformar 67 bibliotecas em verdadeiros redutos de encanto e imaginação. São 134 ações culturais, pr...
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Módulo Inicial do Viagem Literária 2024 reúne representantes de 66 cidades paulistas
Na última terça-feira, 25 de junho, ocorreu o módulo inicial do Viagem Literária 2024. Realizado virtualmente, o encontro reuniu representantes das 67 bibliotecas selecionadas, da SP Leituras e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo para apresentar novi...
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Vem aí mais uma edição do Viagem Literária!
Prepare-se para embarcar na 16ª edição do Viagem Literária! Em 2024, o programa vai levar os participantes a uma jornada encantadora pelo mundo dos livros, onde histórias ganham vida e a imaginação voa sem limites.Em torno de atividades voltadas à poesia do cordel e o Prêmio São Paulo ...
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Até breve!
A edição de 2023 do programa Viagem Literária terminou após quatro meses de intensa programação. A caminhada foi longa: mais de 17 mil quilômetros percorridos, passando por 72 bibliotecas de 71 cidades do Estado de São Paulo. Ao todo, foram realizadas 360 ações presenciais e online para um...
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Memórias em cena
Fugir do lugar-comum e repensar as cenas do cotidiano com um olhar poético. Essa foi a proposta oficina de escrita criativa “Memórias em cena” da escritora, poeta, educadora e gestora cultural Neide Almeida, para a 16ª edição do programa Viagem Literária. Os encontros virtuais foram realiz...
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Vozes da periferia
O escritor Michel Yakini-Iman levou as vozes e a poesia da periferia de São Paulo para passear pelo interior do estado. Entre os dias 7 de 10 de novembro, o também produtor cultural realizou a oficina virtual “Literatura e oralidade nas periferias de São Paulo” para os públicos das bibliotec...
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Dando corda ao cordel
A literatura de cordel tem ganhado maior projeção tanto no Brasil quanto no exterior devido a fatores como a valorização da cultura popular brasileira, o surgimento de novas tecnologias que facilitam a divulgação do gênero e o trabalho de artistas que valorizam essa importante manifestação ...
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Experimentação literária
A oficina do escritor Reginaldo Pujol Filho propôs um passeio por obras criadas a partir da experimentação literária. São textos ricos em criatividade, que instigam o leitor a sair do lugar-comum, com fortes doses de inovação em formatos, linguagens e regras gramaticais. Os encontros virtuais...
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Módulo Oficinas de Escrita Criativa está de volta
O módulo virtual Oficinas de Escrita Criativa inicia a segunda fase da sua jornada por 24 cidades do interior de São Paulo. Os eventos acontecem sempre em parceria entre as bibliotecas públicas e as prefeituras das cidades participantes e a proposta é estimular a formação de novos leitores e f...
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Liberdade para criar
Imaginação e leveza textual não faltam nas obras de Sérgio Rodrigues. Foi exatamente esse olhar, cheio de criatividade, ginga e malícia, que o escritor levou para a oficina “A escrita, o jogo e o tempo”, nas bibliotecas das cidades de Franca, Batatais, Jardinópolis e Sertãozinho, entre 17...
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Tire os monstros para dançar
Monique Malcher não tem medo de cutucar seus monstros e a literatura foi uma forma de colocar todos eles para correr. Agora utiliza as fragilidades da vida pessoal como mote de suas oficinas de escrita criativa, como a “Monstruosidades e fraturas na infância”, ministrada pelo programa Viagem L...
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Entre letras e desenhos
O cartunista, artista plástico e poeta André Dahmer levou sua experiência de vida e olhar sagaz sobre os acontecimentos do cotidiano para as oficinas e bate-papos da 15ª edição do Viagem Literária. Os encontros aconteceram nas bibliotecas das cidades de Itanhaém, Praia Grande, São Bernardo ...
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O poder da origem
Foi com uma fotografia do Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana, que a escritora Truduá Dorrico iniciou sua oficina sobre Literatura Indígena pela 15ª edição do Viagem Literária. De 24 a 30 de outubro, a autora pertencente ao povo Macuxi passou...
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Suspense no ar
Não há leitor que resista a um bom suspense. A oficina da escritora Cláudia Lemes desvendou os mistérios que rondam o thriller nacional contemporâneo, a começar com a explicação sobre o que são thrillers, quem lê e escreve o gênero no Brasil e por que estão tão em alta no momento. Os qu...
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Literatura se faz com humanidade
O escritor Ignácio de Loyola Brandão transformou a sua oficina Escrita Criativa em um grande bate-papo. O autor circulou pelas bibliotecas das cidades de Taubaté, São José dos Campos, Jacareí e Guararema, entre 24 e 27 de outubro. Durante os encontros, Loyola explicou como encontrar um bom tem...
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Poesia faz o impossível acontecer
A escritora Nina Rizzi trouxe seu olhar peculiar sobre a produção literária contemporânea para o módulo Oficinas de Escrita Criativa do Viagem Literária. Entre os dias 17 e 20 de outubro, a também professora, tradutora e pesquisadora compartilhou sua experiência na aula “Do poema à poesia...
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O narrador e o tempo
A oficina da escritora Aline Valek no Viagem Literária debateu o tempo a partir do ponto de vista literário. Usando como referência a obra da escritora, tradutora e ilustradora Elvira Vigna, os encontros realizados nas bibliotecas das cidades de Limeira, Piracicaba, Santa Bárbara d'Oeste e Itati...
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Escrever a vida
Livros biográficos sempre atraem a atenção dos leitores por explorar a vida e a experiência de pessoas reais. Geralmente retratam a trajetória de celebridades, políticos, artistas, cientistas, atletas e empresários. A escritora Josélia Aguiar abordou o tema em sua oficina “A escrita de vid...
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Como escrever para crianças?
O que é uma criança? Foi com essa provocação que o escritor Ilan Brenman começou sua oficina “Como escrever para crianças". “Um chef para cozinhar precisa conhecer a história dos ingredientes, de onde vieram e como trabalhar com cada um deles. O método também funciona para quem trabalha...
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A arte dos pincéis
Nem só de letrinhas vive a literatura. A oficina “Livros ilustrados e a arte dos pincéis” transformou poesia em desenhos nas mãos da ilustradora Lúcia Hiratsuka. Entre os dias 3 e 6 de outubro, a premiada artista passou pelas bibliotecas das cidades de Ilhabela, São Sebastião, Biritiba Mir...
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Literatura do absurdo
As conexões entre obras da literatura contemporânea com os clássicos, os mitos e as lendas do Brasil e do mundo serviram de pano de fundo para a oficina “O absurdo e o fantástico entre nós”, realizada pelo escritor Felipe Castilho nas bibliotecas das cidades de Valparaíso, Dracena, Pacaemb...
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Mundos fantásticos
Leitor assíduo de quadrinhos, jogador de videogame e RPG e pesquisador de teorias afrocêntricas, o escritor Fábio Kabral levou o universo fantástico dos seus livros para os encontros e bate-papos realizados nas bibliotecas das cidades de Garça, Bauru, Lençóis Paulista e Botucatu, entre 3 e 6 ...
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Frases engenhosas
Você já foi fisgado por uma frase de livro? Aquela sentença que ganha um grifo especial na página, vai parar nas suas redes sociais ou no caderninho de anotações? A escrita de frases marcantes existe técnica, estilo e aprendizado. É o que mostra o escritor Estevão Azevedo na oficina do Viag...
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Começou! Oficinas e Encontros com escritores
Prepare-se para um mês repleto de inspiração literária! De 3 a 27 de outubro, o módulo Oficinas e Encontros com Escritores, da 15ª edição do programa Viagem Literária, chega com muita inspiração, agitando 72 bibliotecas em 71 cidades espalhadas por todo o Estado de São Paulo. Serão 144 ...
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Criar conexões
Uma boa história é capaz de transportar as pessoas para um mundo fictício e despertar vários sentimentos, ainda mais quando os personagens enfrentam desafios similares aos da vida real. Pensando em aguçar a empatia de crianças e adultos, a dupla de narradoras Jô Jorvino e Gabi Cavalcante esco...
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Imaginação colaborativa
Construir as histórias junto com o público e recheá-las com muita música e brincadeiras. Essa foi a proposta da participação da Cia. Malas Portam no programa Viagem Literária. Entre 15 e 18 de agosto, a trupe encantou o público das bibliotecas das cidades de Tarumã, Santa Cruz do Rio Pardo,...
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Tributo à capoeira
São poucas as pessoas que conseguem transformar a paixão de vida em profissão. Esse é o caso do grupo Mandingueiras da Pracinha formado pelas contadoras de histórias, brincantes e capoeiristas Paula Castro e Camila Signorini. A dupla convidada a participar novamente do Viagem Literária comando...
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Lições do mundo
Que lições as histórias trazem? Para os povos indígenas originários, as lendas, os contos e as tradições orais são uma forma de aprender o mundo. Ao participar do Viagem Literária, o escritor Cristino Wapichana fez questão de levar um pouco desses aprendizados para o público das bibliotec...
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Mitos da criação
Contos que falam sobre a origem do universo e dos seres humanos deram o tom das apresentações da Cia. Koi, que percorreu as bibliotecas das cidades de Taubaté, São José dos Campos, Jacareí e Guararema, de 22 a 25 de agosto. Os espetáculos trouxeram para o Viagem Literária a delicadeza da art...
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Histórias que humanizam
Na estrada há 25 anos, a contadora de histórias Camila Genaro participa novamente da 15ª edição do Viagem Literária. Dessa vez, a artista aumentou a quilometragem com a passagem pelas cidades de Borborema, Bariri, Bocaina e Jaú, entre 22 e 25 de agosto. Além de muita música, diversão e bri...
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Folclore revisitado
O mundo está cada vez mais veloz e em alta velocidade é comum algumas coisas se perderem pelo caminho. Para as histórias da tradição oral não ficarem esquecidas no passado, a companhia Tricotando Palavras trouxe para o Viagem Literária os contos da floresta presentes no folclore brasileiro. ...
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Seres encantados
A natureza é cheia de mistérios. Segundo as lendas, nas profundezas das florestas brasileiras vivem vários seres encantados, com poderes mágicos e capazes de fazer muitas estripulias por aí. Com cheiro de suspense no ar, o grupo Ih, Contei! recebeu os convidados do programa Viagem Literária na...
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Animais das matas brasileiras
O leão, a girafa e o elefante são animais que estão sempre no imaginário das crianças. Mas e os animas das matas brasileiras, será que são também tão lembrados assim? Para mostrar a riqueza da nossa fauna, a Cia. Pé do Ouvido trouxe para o Viagem Literária histórias de jabutis, onças-pi...
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Amigos da onça
Munidos de fábulas e contos brasileiros sobre bichos, a Cia. Bisclof surpreendeu o público das bibliotecas de Pardinho, Itapetininga, Sorocaba e Alumínio com seus personagens peludos, mas com bastante jeitinho de gente como a gente. As apresentações, realizadas de 15 a 18 de agosto, trouxeram h...
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Mistérios no ar
Suspense, mistérios e seres de outro mundo invadiram as bibliotecas das cidades de Pereira Barreto, Ilha Solteira, Santa Fé do Sul e Fernandópolis pelas mãos da escritora e contadora de histórias Mari Bigio. Adultos e crianças viveram experiências de dar arrepios e frio na barriga de 8 a 11 d...
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Saberes ancestrais
Histórias antigas com um olhar para a atualidade. Essa foi a proposta da Sandra Guzmán e Cia. Rabo de Cutia para os espetáculos do 15º Viagem Literária. O grupo levou contos, cantigas, poesia, música e brincadeiras para as cidades de Franca, Batatais, Jardinópolis e Sertãozinho, de 8 a 11 de...
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Sinapses com a vida real
O que existe dentro de uma história? Além de um mundo de aventuras, há valiosas lições de vida. Essa é a opinião do ator-pesquisador, palhaço arte-educador e mímico Ademir Apparício, que participou do programa Viagem Literária, de 8 a 11 de agosto, nas cidades de Valparaíso, Dracena, Pac...
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Lendas da floresta amazônica
Com muita música, brincadeiras e bonecos divertidos, a Cia. Mapinguary encantou crianças e adultos em suas apresentações pelo programa Viagem Literária nas cidades de Itu, Itapevi, Cotia e São Paulo, entre os dias 8 e 11 de agosto. As histórias inspiradas nas lendas da floresta amazônica e...
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Fios da memória
Drika Nunes trouxe para o Viagem Literária o carinho das histórias contadas por nossos pais e avós em um belo e divertido passeio pelas raízes, memórias e essência de nossos antepassados. “Minha intenção ao escolher as histórias é fazer com que as pessoas se sintam abraçadas. Os adultos...
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Abram alas! A contação de histórias chegou
O módulo contação de histórias do programa Viagem Literária já pegou a estrada. De 8 a 25 de agosto, 18 grupos/contadores vão transformar as 72 bibliotecas do estado de São Paulo em verdadeiros redutos de encanto e imaginação. Ao longo do mês serão realizadas 144 ações culturais vol...
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A força do diálogo
Um dos elementos cruciais na construção de personagens é a habilidade de criar diálogos autênticos e significativos. Uma simples conversa é capaz de fazer o leitor entrar na alma do protagonista, conhecer sua personalidade, seus conflitos internos, seus saberes e suas vivências. A dica é da ...
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Livre as palavras da poeira do cotidiano
“De todas as artes, a literatura é a mais ingrata.” A princípio, a afirmação do escritor Flavio Cafiero soa um tanto estranha, especialmente quando proferida por quem tira das palavras o próprio sustento. Mas ganha outro sentido quando entendemos o contexto: a matéria-prima dos autores é ...
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Vida social é ingrediente da literatura contemporânea
O que significa contemporâneo? Com essa indagação a escritora e socióloga Wlange Keindé começou a oficina Escrita criativa no Brasil contemporâneo: tempo, voz narrativa e as fronteiras da literatura. As aulas virtuais foram realizadas nas bibliotecas de Guaiçara, Lins, Pompéia e Marília, e...
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Jogo de palavras
O que pode brotar de uma simples palavra? Para a escritora e jornalista Socorro Acioli a composição de letrinhas pode virar uma infinidade de crônicas, contos, romances, livros infantis, ilustrações e tudo o que a imaginação permitir. A brincadeira, porém, requer algumas técnicas explicadas...
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Começar uma história é sempre difícil
Mesmo autores experientes enfrentam o dilema da folha em branco. Começar um novo romance, um conto, uma poesia ou um simples texto é sempre difícil, mas o escritor Bruno Ribeiro tem algumas técnicas para desbloquear a criatividade, apresentadas nas oficinas Escrita Criativa: o processo e o resul...
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A poesia está em todo lugar
Há tempos a poesia têm inspirado e sensibilizado os leitores. Muito além de uma mera combinação de palavras, os poemas são uma forma de celebrar a beleza da linguagem por meio de seus inúmeros significados, proporcionando muitas vezes uma catarse emocional aos apaixonados pelo tema. Na seara ...
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Cozinhe o personagem na pressão
Capitu, Emília, Sherlock Holmes, Gandalf, Capitão Ahab, João Grilo, Baleia, Alice, Macunaíma, Quixote... Sejam protagonistas ou não, uma boa história é sempre marcada por bons e inesquecíveis personagens. Aquela figura que pode ser humana ou não, boa má ou má, alegre ou depressiva, mas qu...
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Escrevo porque reparo
A leveza com que Márcio Vassallo encara as palavras encantou o público presente na oficina Infância, Manoel de Barros e escrita, realizada nas bibliotecas das cidades de Ilhabela, São Sebastião, Biritiba Mirim e Suzano, entre os dias 4 e 7 de julho. Trazendo como pano de fundo a delicadeza dos ...
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Viagem Literária cai na estrada
A 15ª edição do Viagem Literária começa hoje, 4 de julho, sua itinerância pelas 72 bibliotecas, de 71 cidades do Estado de São Paulo. Serão 4 meses de muita contação de histórias, bate-papo com escritores e oficinas de escrita criativa, percorrendo um vasto repertório de livros e gênero...
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O que é importante para escrever bem? Ler!
A dica foi dada pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão na largada da 15ª edição do Viagem Literária. O módulo inicial do Viagem literária, no dia 5 de julho, começou com boas e divertidas histórias contadas pelo jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão. Presente em várias ediç...
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Vamos viajar?
Abrir um livro, escrever, ilustrar e escutar histórias é iniciar uma jornada por um mundo de encontros, descobertas e muita imaginação. Uma experiência que pode ser ainda mais rica e emocionante quando compartilhada com outras pessoas, como acontece na 15ª edição do programa Viagem Literári...
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Fique por dentro de tudo o que acontece nos três módulos do Viagem Literária!
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'Aline Bei deu a todos naquela noite um motivo pra sorrir e se emocionar, ver alguém de carne, osso e coturno, vivendo e respirando literatura me inspirou' - relato de uma leitora do interior paulista
Por Bárbara Duarte*Descobri o projeto “Viagem Literária” esse ano e já estou ansiosa para 2025! Minha sugestão é que ocorra milhares de vezes ao ano para que nós leitores e escritores não tenhamos que esperar tanto tempo. A maravilhosidade da programação e tudo que cerca as rodas de conversas, idas nas escolas, a própria presença dos leitores e escritores num mesmo espaço exalando literatura me incentivam nesse humilde pedido. Pode-se dizer que enfrentamos uma escassez daquilo que para mim alimenta a alma, existe em quem é leitor uma fome danada por palavras. Como tudo que é gostoso queremos comer tantas vezes até que possamos nos saciar, não é? Quero bis!Sou Bárbara Duarte, mariliense, leitora e escritora do Interior de São Paulo. Minha cidade tem uma biblioteca ativa que chama a comunidade para o seu espaço, um trabalho em equipe dos administradores e os próprios leitores que se engajam em clubes de leitura e atividades culturais. O que me leva a pensar o quão mágico e importante é esse projeto ao colocar o escritor em contato com o leitor, pois embora hoje eu me afirme como escritora, foi um processo através de um olhar distante, não me lembro de encontrar escritores pelo meu caminho, mas havia livros que os trazia de forma indireta. Percebo o “Viagem literária” como uma forma de incentivar a leitura, um hábito difícil de promover numa sociedade que nos pede tanto e nos deixa tão pouco, ajuda a criar pontes, tornando possível um intercâmbio de afetos e palavras. O movimento que o projeto faz de dar ferramentas para que o escritor veja como ele impacta através das palavras e dá para o leitor acesso ao instrumento que permite que ele possa ver o mundo através de um olhar mais sensível é de um valor imensurável.João Anzanello Carrascoza no módulo Encontros com Escritores, em Marília (Foto: Nanda Muniz)Ao ver que a programação estava cheia de escritores incríveis, meus olhos brilharam. Sou mãe e incentivo minha pequena leitora, ela me acompanhou para a programação de Marília, fomos juntas ver o incrível João Anzanello Carrascoza. Envergonhada, admito que não conhecia sua obra, mas através da divulgação da biblioteca pude ler a tempo do encontro, ou seja, aumentei meu repertório de autores que amo no caminho. A noite foi repleta daquilo que me fascina, literatura. A sala cheia de mãos ansiosas segurando livros, à meia luz, num começo de noite após um dia de muito trabalho para a maioria, mas todos estavam ali, para se nutrir. Foi adorável ouvir Carrascoza, sua infância icônica na pequena cidade do interior regada a muitos causos e nomes de pessoas extraordinárias que passaram por sua vida, me senti menos culpada como escritora por transformar todos aqueles que boto meus olhos em inspiração. Mas foi o momento que peguei a revista do SisEB nas mãos que me obrigou a ir numa sessão de terapia na quinta-feira após sair da programação de Lins.Era Aline Bei! Na foto preto e branco, sorrindo. Eu suspirei “Poxa queria que ela tivesse vindo também”. Do suspiro veio minha alegria quando olhei e vi que no dia seguinte ela estaria a 1 hora de distância da minha cidade! Liguei para casa já avisando que no dia seguinte eu pegaria meu livro para autografar, minha bolsa e estaria na porta da biblioteca de Lins, pronta pra ouvir a escritora que me inspira e acaba comigo… ela faz isso, vocês sabem, vocês já leram ela também que eu sei!O que não imaginava, é que daria tudo certo! Arrumei uma carona e fui. Agora percebo que mesmo perto, não foi fácil como mãe modificar a rotina de trabalho e maternidade para me locomover, mas movi tudo e todos que eu podia para estar lá, a proximidade foi essencial, perdi nos dedos a quantidade de vezes que acabei não conseguindo ir em feiras, bienais e festivais, pela distância e recursos. Mas aquele era o momento. Fiquei sentada esperando a escritora, sem palavras porque quando mais importa elas não saem, aguardei atenta com o livro na mão para ouvi-la. Queria esmiuçar o processo, que ela me contasse os segredos nas entrelinhas do texto, queria explicações, queria olhar nos olhos de quem me perturba com perguntas e devolvê-las como vingança! Mas qual foi meu espanto que ao vê-la eu não consegui elaborar qualquer sentimento! Estava extasiada, emocionada a ponto de correrem lágrimas e mais lágrimas, não havia represa que as segurassem, transbordavam. Minha amiga que me acompanhou ficou surpresa pela reação, eu fiquei também, confesso, queria parecer uma leitora normal, falhei, mas afinal quando nós leitores somos normais? Aline, se ler isso, espero que entenda que sou mais comedida no dia a dia.Aline Bei no salão nobre da prefeitura de LinsEu engoli as palavras da escritora, era tanta fome, que vê-la e ouvir me alimentava e eu encantada vendo as pessoas participarem, perguntas as quais eu amaria fazer, mas amava mais ainda as respostas. Na platéia, vi homens, mulheres, adolescentes… me vi pensando o quão incrível é viver uma oportunidade dessa magnitude como leitora e escritora. Aline Bei deu a todos naquela noite um motivo pra sorrir e se emocionar, ver alguém de carne, osso e coturno, vivendo e respirando literatura me inspirou. Me pego imaginando como seria pra minha criança interior ter vivido um encontro como esse ainda em formação, com certeza meus horizontes seriam expandidos e sonharia mais alto do que jamais pude. O choro virou um abraço carinhoso, uma conversa que aliviou minha alma, uma dedicatória que vou guardar com carinho para sempre, virou força para também fazer minha literatura no interior de São Paulo. Me sinto feliz em dizer que fui solo fértil pra sementinha que o projeto plantou.Enfim, esses são relatos de uma boca de sacola que viveu a programação da Viagem literária à flor da pele, que a celebração da literatura seja contínua, que sempre tenhamos essa mesa farta de palavras para nos alimentar. PRECISAMOS! Cada cantinho desse estado precisa, cada cantinho do nosso país necessita de um projeto assim. Obrigada.*Bárbara Duarte é de Marília, Interior de São Paulo, escritora independente com cinco obras já publicadas sendo elas romances e contos, graduada em Direito e se descobriu na escrita durante a pandemia. Leitora eclética, amante de presentes faça você mesmo, do signo de peixes e emocionada.
Marcela Dantés: “ser finalista de prêmios literários, além de trazer mais leitores, traz oportunidades incríveis, como essa Viagem Literária!”
Marcela Dantés é mineira de Belo Horizonte, onde nasceu em 1986. Graduada em Publicidade e Propaganda, ela foi autora residente do Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal. Sua coletânea de contos “Sobre pessoas normais” (Patuá) foi semifinalista do Prêmio Oceanos. Com os romances “Nem sinal de asas” (Patuá) e “João Maria Matilde” (Autêntica), foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2021 e 2023. Durante a 16ª edição do programa Viagem Literária: módulo Encontros com Escritores - Prêmio São Paulo de Literatura, Marcela cumpriu uma intensa agenda de encontros nas bibliotecas públicas de cidades do interior do estado de São Paulo - Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Porto Ferreira e Cordeirópolis -, entre os dias 1 e 4 de outubro. Nesta entrevista, a autora comenta sobre a importância da participação de autores e autoras nos programas de incentivo à leitura: “Veja a lista de autores desse ano, que coisa linda: múltipla, com escritores e escritoras de diversos cantos do Brasil, de vários estilos, com os mais distintos públicos. É realmente encantador.”, afirmou Marcela. Confira abaixo a entrevista na íntegra! Como você avalia o impacto de programas de incentivo à leitura, como a Viagem Literária, na formação de novos leitores e no fomento à literatura?Marcela: Estes programas são fundamentais. Me lembro da minha experiência pessoal, de ser apresentada a escritores na escola e entender a humanidade do ofício. Eram pessoas, pessoas de verdade, que escreviam livros. Isso dá uma nova dimensão à leitura, à descoberta da literatura, ao interesse pelos livros. Enquanto autora, esta é, sem dúvida, uma das partes que mais gosto do meu ofício: conversar com leitores, com futuros leitores, trabalhar intensamente para que os livros cheguem cada vez mais longe e encantem mais pessoas. Você acredita que esses programas conseguem democratizar o acesso à literatura e promover uma maior diversidade de vozes no cenário literário?Marcela: Sem dúvidas. Em um país como o nosso, em que a cultura quase nunca é uma prioridade e que o acesso aos livros pode ser tão difícil, um programa como o Viagem Literária tem de ser muito exaltado. Ele permite que os leitores conheçam novas vozes, favorece à difusão da literatura e incentiva o hábito de leitura em diversos espaços do país, começando pelas escolas, o que é essencial. Veja a lista de autores desse ano, que coisa linda: múltipla, com escritores e escritoras de diversos cantos do Brasil, de vários estilos, com os mais distintos públicos. É realmente encantador. Na sua opinião, qual é o papel das premiações literárias na carreira de um escritor? Elas são determinantes para a visibilidade e sucesso na indústria editorial?Marcela: Não diria que as premiações são determinantes, já que vários autores conseguem trilhar um caminho sólido e profícuo sem nunca terem sido premiados. Entretanto, não há dúvidas de que figurar nas listas de finalistas ou ser consagrado com um prêmio literário é um momento muito importante na carreira. As listas e prêmios ainda pautam a leitura de uma grande camada da população, abrem portas para maior espaço na imprensa, despertam o interesse de grandes editoras, enfim, permitem, sem dúvida, que um autor tenha mais alcance em um mercado que é extremamente competitivo. As premiações literárias ainda têm um papel relevante em tempos de redes sociais e marketing digital, ou você vê outros caminhos tão importantes quanto? No meu entendimento, mesmo nos tempos atuais, as premiações literárias têm seu espaço e seu papel. Talvez, as redes sociais e marketing digital sejam capazes de potencializar os resultados e o alcance. De toda forma, claro, é possível traçar um caminho sólido e conquistar um público de leitores sem figurar nas listas ou ter uma presença marcante nas redes – são muitos casos e histórias diferentes e fascinantes. Após ganhar prêmios literários, o que mudou em sua vida pessoal e profissional? Houve mais oportunidades de publicação, convites para eventos literários, ou outros tipos de reconhecimento?Marcela: Ser finalista dos prêmios Oceanos, Jabuti e São Paulo sem dúvidas foi fundamental para a minha carreira, me trouxe mais leitores e, claro, oportunidades incríveis, como essa Viagem Literária. Além do reconhecimento profissional, quais foram os desafios ou novas responsabilidades que surgiram com os prêmios? Marcela: Os prêmios são sempre um recorte: muita coisa incrível entra nas listas de finalistas, mas, também, muita coisa igualmente boa fica de fora. Eu acho que o maior desafio de um autor indicado ou premiado é nunca se acomodar, seguir buscando a excelência e continuar trabalhando para ir cada vez mais longe.
Davi Boaventura comenta a importância dos prêmios literários e lembra: "é preciso ter cuidado, não dá pra alimentar a vaidade"
Davi Boaventura é um autor com uma trajetória marcada por reflexões sobre a literatura e sua interseção com outras formas de expressão, como a fotografia. Ele publicou livros como "Mônica vai jantar", que foi adaptado para o teatro e concorreu ao Prêmio São Paulo de Literatura, e vê o reconhecimento em premiações como como uma importante plataforma para divulgar obras que fogem dos circuitos mais comerciais, permitindo que escritores alcancem públicos mais amplos. “O Prêmio São Paulo trouxe camadas diferentes para a recepção do livro, uma certa atenção aos detalhes do texto e uma quantidade maior de resenhas e retornos, que mexeram bastante com minha própria relação com a literatura.”, disse Boaventura.Nesta entrevista, o escritor, tradutor e fotógrafo, que percorreu entre os dias 1 e 4 de outubro bibliotecas municipais das cidades de Cananéia, Itanhaém, Cubatão e São Bernardo do Campo, durante a 16ª edição do programa Viagem Literária: módulo Encontros com Escritores - Prêmio São Paulo de Literatura – fala também sobre as principais influências em sua formação como escritor e ainda dá dicas aos aspirantes a escritores sobre o hábito da leitura: “Conhecimento acumulado não tem muita serventia se você não sabe ligar os pontos. Prefiro ler alguém que, com dez livros, faz uma pizza maravilhosa do que quem transforma duas bibliotecas em uma gororoba”, destacou.Sobre a relação entre fotografia e escrita criativa, Boaventura explora essa intersecção em sua própria prática. Ele acredita que experiências visuais, incluindo a fotografia, moldam e influenciam a maneira como escritores constroem narrativas. Confira abaixo a entrevista na íntegra! Prêmios literários costumam ser marcos importantes na trajetória de escritores. Em sua opinião, como esses prêmios podem impactar a carreira de um autor, tanto em termos de visibilidade quanto de reconhecimento artístico?Davi: Olha, um dado que sempre me impressiona é saber que, todo ano, a publicação de novos livros no Brasil ultrapassa a casa das dezenas de milhares, isso sem contar muitas das produções artesanais, zines e plaquetes, títulos que muitas vezes sequer têm ISBN ou registro formal. Então, em um mercado tão saturado, às vezes é bem difícil encontrar um público que de fato leia seu livro. A pessoa precisa saber que seu livro existe, precisa escolher comprar seu livro ao invés de comprar o best-seller da semana, precisa querer leu seu livro ao invés de pegar um outro na pilha dos não lidos. Então concordo muito quando dizem que a chancela de um prêmio funciona como um filtro muito poderoso. É verdade, joga um holofote sobre sua literatura, uma luz que, talvez, de outra forma, você não tenha tanto acesso, e isso ajuda muito para que as pessoas conheçam seu trabalho. Aí de repente você descobre que um casal de Belém está lendo seu livro, que uma turma de escritores de Porto Alegre está estudando seu estilo, que uma amiga sua de Maceió adorou determinado trecho e fez uma performance com ele nas redes sociais, que um grupo de mulheres de Jundiaí resolveu adaptar seu livro para o palco, é esse tipo de conexão que faz a literatura valer a pena. Porque, se uma parte do processo é solitário, você com o texto dentro da sua cabeça, não acontece nada sem a outra ponta, sem as pessoas com o livro na mão. Não acho que o texto seja um fim em si mesmo. Acho que o texto é o começo de uma conversa. É uma obra aberta.No cenário literário atual, você acredita que os prêmios ainda são fundamentais para legitimar a qualidade de uma obra ou autor, ou existem outras formas tão importantes de se destacar?Davi: O mundo mudou muito, não tem como negar esse fato. E, com a onipresença da internet e dos algoritmos, os caminhos se diversificaram, estamos vivendo entre várias comunidades esparsas e que nem sempre conversam umas com as outras. Às vezes você escuta o nome de uma pessoa pela primeira vez e, quando vai ver, essa pessoa tem oito milhões de seguidores no Instagram. Como várias outras pessoas já disseram, acredito que a grande questão hoje é descobrir como não se perder no meio da multidão, é entender quais são os pontos de referência confiáveis, quem são os novos “porteiros” ─ os gatekeepers - sobre os quais o jornalismo fala há, sei lá, mais de cem anos ─, separar o que é barulho e o que não é. Por isso acho que, nesse sentido, por mais que os prêmios sejam também reflexos de um grupo de jurados, e sejam influenciados por diversos aspectos culturais, não dá para ignorar que eles ainda têm um peso bem importante no reconhecimento de um livro. A curadoria hoje, do ponto de vista relativo, tem até mais importância do que antes. Quais prêmios ou reconhecimentos literários você considera mais marcantes em sua própria carreira? E como essas conquistas influenciaram sua trajetória como escritor?Davi: A indicação ao Prêmio São Paulo de Literatura, com certeza, foi o mais marcante, pelo tamanho do prêmio, pela importância nacional, por ter levado o livro para alguns lugares que ele não teria como chegar sem esse reconhecimento, mas também pelo momento em que aconteceu, no final de 2020, auge da pandemia, eu e minha ex-companheira trancados em um apartamento em Curitiba, foi uma coisa que mexeu muito com meu emocional. Talvez tenha sido um dos momentos que mais me fez entender o que é ser um escritor, o que é “trabalhar com literatura”, e não ter somente uma aproximação diletante com a escrita. Claro, os prêmios gaúchos para “Mônica vai jantar” também foram bem importantes, pelo peso simbólico de me sentir aceito por aquela comunidade ─ porque, afinal, sou um escritor de Salvador que morou seis anos em Porto Alegre e mais cinco anos em Curitiba - e publico por uma editora gaúcha independente ─, e esse sentimento foi muito forte, mas o São Paulo trouxe camadas diferentes para a recepção do livro (, uma certa atenção aos detalhes do texto e uma quantidade maior de resenhas e retornos, que mexeram bastante com minha própria relação com a literatura. Ao mesmo tempo, esse movimento te mostra também como é preciso ter cuidado, como não dá pra alimentar a vaidade, a vida continua igual. É trabalho. Sentar e tentar escrever o melhor que você pode, dentro das suas condições, fazendo o máximo para não se enganar.Como a leitura de diferentes gêneros e autores influenciou sua prática escrita? Você acredita que a leitura é uma das ferramentas mais poderosas para aperfeiçoar a escrita de um autor?Davi: Bom, eu cresci em uma cidade turística, acostumada a receber gente dos mais diferentes estados e países, e gosto muito da ideia de que você pode encontrar inspirações artísticas até nas fontes mais inesperadas, então, para mim, acho que a mistura é essencial. O resultado pode até ser um texto, mas a origem desse texto parte de um grande caos criativo e entra um pouco de tudo: filme, música, pinturas, outros livros, uma conversa, uma aula de pilates. Um dos exercícios que mais gostei de fazer, por exemplo, e que, se tudo der certo, deve virar um livro infantil em breve, é tentar traduzir uma cor em palavras. A leitura, com isso, em uma chave mais ampla, precisa operar junto com o pensamento crítico, com o olhar atento, com o cuidado de buscar os estímulos variados e transformar tudo aquilo em algo que faça sentido para você e para seu trabalho. Até porque quem escreve não escreve isolado do resto da sociedade, escrever é sempre um ato ético de se estar no mundo. Quais foram as leituras mais impactantes em sua formação como escritor, e de que maneira elas moldaram seu estilo ou abordagem literária?Davi: Não acho que eu seja um escritor formado, acho que, em cada época, a gente se torna um escritor diferente, com formações diferentes, com perspectivas que podem ser muito distintas das perspectivas que tínhamos alguns anos atrás, principalmente porque um livro não se escreve em um dia, às vezes a gente leva anos com o mesmo texto e vai amadurecendo junto com ele. Quando lancei meu primeiro livro, ainda em 2012, minha principal influência talvez tenha sido “O apanhador no campo de centeio”, de J.D. Salinger. Mas, para o “Mônica vai jantar”, por exemplo, o estilo de Raduan Nassar em “Um copo de cólera” foi importantíssimo para eu descobrir meu próprio estilo de escrita. De uns anos pra cá, a escritora britânica, de origem nigeriana, Bernardine Evaristo, tem sido uma figura que volta e meia me aparece no pensamento. James Baldwin é outro que tem andado bem perto. O último livro de Julia Dantas, por exemplo, me fez pensar sobre a possibilidade de humor mesmo no meio da tragédia. Você pega um pouco de cada pessoa e tenta criar um todo coeso. Para mim, inclusive, a questão sempre parte do seguinte princípio: como escrever algo que é seu, mas, ao mesmo tempo, não é apenas uma mera repetição do que você já fez?Que conselhos você daria para aspirantes a escritores sobre o hábito da leitura? Existem práticas que você considera essenciais para uma leitura que contribua significativamente para o desenvolvimento da escrita?Davi: Um arquiteto e artista plástico mineiro que mora em Curitiba e foi uma das pessoas mais interessantes que conheci nos últimos anos uma vez me disse o seguinte: é só fazer as contas, se você ler três páginas por dia, no final de um ano você já vai ter lido mais de mil páginas. Então acho que uma das primeiras coisas que a gente precisa desmistificar é que, para ler, a pessoa precisa passar horas parada com o livro na mão. Você lê quantas páginas quiser, pelo tempo que quiser ─ assim como também é preciso ter em mente que ninguém é obrigado a ler dois mil livros para começar a escrever, nem ficar na briga entre ter que ler os clássicos ou acompanhar a produção contemporânea, ou só botar no papel depois de estudar profundamente todos os detalhes da história. O importante, na minha opinião, é aprender a construir associações, estabelecer conexões consistentes e interessantes, até imprevisíveis. Conhecimento acumulado não tem muita serventia se você não sabe ligar os pontos. Prefiro ler alguém que, com dez livros, faz uma pizza maravilhosa do que quem transforma duas bibliotecas em uma gororoba. Você pode nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional como escritor? Houve momentos específicos que marcaram uma virada em sua carreira?Davi: Sempre acho meio engraçado pensar em termos de carreira literária porque uma coisa que precisa melhorar muito no mercado literário brasileiro é justamente o profissionalismo. Fora algumas boas exceções, existem ainda muitas empresas amadoras no meio e algumas editoras não podem nem ser chamadas de editoras, são apenas gráficas mesmo. Você, enquanto profissional da área, é obrigado a se virar nos trinta, e às vezes nem sobra tempo ou ânimo para aquilo que é o que você gosta mesmo de fazer, que é escrever. Mas consigo pensar em dois momentos bem significativos na minha trajetória, dois pontos de virada. O primeiro, em 2013, foi quando me mudei para Porto Alegre para fazer o mestrado em Escrita Criativa da PUCRS, porque tive contato na sala de aula com muita gente muito qualificada e isso me trouxe não só outra visão de mundo e da literatura como também um novo padrão de exigência ─ não dava para escrever qualquer coisa e mostrar pra aquelas pessoas, eu precisava me esforçar ─, sem falar no choque cultural que foi sair da Bahia e me abrigar no Rio Grande do Sul. Foram seis anos em Porto Alegre e não tenho dúvidas de que não saí a mesma pessoa de quando cheguei. O segundo momento aconteceu a partir de 2021, quando comecei uma transição para o mundo da tradução e por lá fiquei, trabalhando em mais de duas mil páginas em um período bem curto. Com a tradução, não sei, parece que você acessa outra dimensão da literatura, você conhece as entranhas do texto, aprende como ele funciona e como faz o que ele faz. Não tem como passar ileso por essa experiência.Sabemos que além de escritor, você tem uma relação forte com a fotografia. Em suas experiências com fotografia, há algo que você aprendeu ou desenvolveu que foi fundamental também para a sua prática de escrita?Davi: Fotografia é sem dúvida uma das coisas que mais amo no mundo. Quando era adolescente, minha mãe me deu uma câmera básica, mas, como eu não sabia bem o funcionamento da máquina, acabava cortando várias cabeças nas fotos e meus amigos da época me tripudiavam bastante. Comecei a fotografar mais a sério na faculdade, no laboratório de fotografia da UFBA, e queria me profissionalizar na área. Mas fiquei com medo. Olhava pras fotos de um amigo meu e pensava: “Caramba, nunca vou conseguir fotografar desse jeito”. Mas, depois, me dei conta de que talvez pudesse fazer no texto o que ele fazia na imagem, e aí me voltei pra escrita e comecei a desenvolver meu estilo, mais “agitado”, por assim dizer. Alguns anos mais tarde, a paixão voltou. E tanto o “Mônica” quanto o livro que estou escrevendo agora começaram a surgir a partir de uma fotografia, uma foto que eu olho e penso: “quero traduzir essa imagem em um texto”. É uma tradução bastante livre, claro. Começa em uma coisa e vai terminar em outra. Mas a imagem acaba sendo uma baliza muito forte. Outra coisa que me encanta muito na fotografia é o acaso, o imediatismo do inesperado, a imprevisibilidade. Talvez por isso eu não costume fazer planejamentos e esquemas muito rígidos para um livro. Tenho uma ideia geral, defino alguns pontos importantes e vou escrevendo. Se decidir mudar na hora, se o inconsciente trouxer alguma ideia diferente, tá tudo bem, só vou e lá na frente decido o que fazer com as curvas. Pode ser meio trabalhoso, porque você precisa voltar pro início do texto para ajeitar algumas pontas soltas, mas acho que ter essa liberdade é essencial para não transformar a criação em uma produção mecânica. O pior que pode acontecer hoje, na minha opinião, é entregar para as pessoas uma literatura chat-gpt, sem tempero nenhum.Continue acompanhando a programação completa de Encontros com Escritores - Prêmio São Paulo de Literatura por aqui! Foto: Davi Boaventura (crédito: Flor Reis)
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